Como Plantar Cheiro Verde em Casa – Passo a Passo e Cuidados

Especialista:
atualizado em 27/04/2020

Aprenda como plantar cheiro verde em casa com o passo a passo desde o plantio e cultivo à colheita, além de dicas e cuidados para os melhores resultados.

O cheiro verde é um daqueles ingredientes que embora não sejam os principais e costumem ser adicionados em pequenas quantidades em uma receita, fazem bastante diferença.

Tudo porque a erva, que geralmente consiste na união entre a salsinha e a cebolinha, é bastante utilizada para temperar as mais diversas receitas. Inclusive, aproveite para conhecer os benefícios da salsa e os benefícios da cebolinha para a saúde e boa forma.

Que tal aprender como plantar cheiro verde em casa?

Essa pode ser uma excelente alternativa para quem utiliza muito o ingrediente em suas receitas.

Além disso, ao ter o cheiro verde na horta da própria residência, a pessoa certamente não se esquecerá de usar a erva nas preparações e sempre terá o tempero à sua disposição para utilizar em alguma massa, carne ou salada, por exemplo.

Pensando nisso, veja o passo a passo de como plantar cheiro verde em casa abaixo:

Como plantar cheiro verde em vaso

  1. Antes de tudo, é importante saber que o cheiro verde deve ser plantado em um solo que contenha um teor elevado de matéria orgânica. Recomenda-se preparar a terra revolvendo-a e misturando-a com esterco bem curtido ou húmus. Isso deve ser executado uma semana antes da semeadura ou transplante de mudar;
  2. O vaso empregado no cultivo do cheiro verde deve conter uma drenagem apropriada. Portanto, além de providenciar um vaso com furos é necessário adicionar elementos como seixos, argila expandida, brita e/ou cacos de telha;
  3. Então, depois que o solo estiver pronto e devidamente afofado e adubado, acrescentá-lo dentro do vaso em cima dos elementos de drenagem (seixos, argila expandida, brita e/ou cacos de telha). Na sequência, plantar a semente de cheiro verde e cobrir com um pouco mais da terra preparada;
  4. Sobre a irrigação: o vaso com o cheiro verde pode ser regado uma vez a cada dia, preferencialmente no início da manhã ou no final da tarde.

Como plantar cheiro verde em garrafa pet

  1. Cortar uma garrafa pet pela metade – é a parte de baixo do recipiente que será utilizada;
  2. Fazer pequenos furinhos na base da metade inferior da garrafa pet, acrescentar elementos para auxiliar a drenagem (seixos, argila expandida, brita e/ou cacos de telha) e adicionar a terra preparada e adubada para o cultivo do cheiro verde;
  3. Em seguida, fazer três espécies de pequenas valas simples na terra da garrafa pet, com pouco menos de 2 cm de profundidade. Na sequência adicionar uma porção de sementes em cada uma delas – conforme explicado no vídeo lá de baixo;
  4. Cobrir com mais um pouco da terra preparada e adubada para o cultivo do cheiro verde;
  5. Não esquecer-se de regar diariamente – uma vez a cada dia, de preferência no começo da manhã ou no final da tarde.

Outras dicas de como plantar cheiro verde em casa

  • Sobre a adubação: a orientação consiste em adubar o cheiro verde com composto orgânico, húmus de minhoca e esterco de curral bem curtido;
  • Embora o aconselhamento seja irrigar o cheiro verde diariamente, a planta não pode ficar encharcada;
  • A drenagem do vaso, garrafa pet ou outro recipiente que for destinado a receber o cultivo do cheiro verde merece uma atenção especial porque um recipiente sem drenagem ou com uma drenagem ineficiente provocam o apodrecimento radicular (das raízes) e a proliferação de minhocas, em decorrência do acúmulo de água. Isso sem contar que a água acaba formando torrões que se compactam e atrapalham o crescimento da planta.

Receitas com cheiro verde

Agora que já aprendemos como plantar cheiro verde, que tal conhecermos algumas receitas que podem ser preparadas com o ingrediente?

1. Receita de molho de alho com cheiro verde:

  • 8 dentes de alho amassados;
  • 2 copos americanos de leite;
  • Sal a gosto – sem exagerar, obviamente;
  • 1 maço de cheiro verde;
  • 1 litro de óleo.

Modo de preparo:

Picar o maço de cheiro verde; Adicionar o alho, o leite, o sal e o cheiro verde no liquidificador; Bater até misturar tudo e ir acrescentando o óleo até atingir o ponto desejado (você não precisa utilizar necessariamente todo o litro de óleo).

Este molho de cheiro verde rende 20 porções e leva aproximadamente 10 minutos para ser preparado.

2. Receita de patê verde (com cheiro verde)

Ingredientes:

  • 1 maço de cheiro verde;
  • 1 xícara de chá de azeite;
  • ½ xícara de chá de vinagre;
  • ½ cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 pacote de sopa de cebola;
  • 1 lata de creme de leite;
  • Torradas para acompanhar (opcional)
  • Tirinhas coloridas de pimentão para decorar (opcional)
  • Sal a gosto – novamente, não exagera;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • Mostarda a gosto.

Modo de preparo:

Picar o cheiro verde, picar a cebola e amassar o dente de alho; Na sequência, acrescentar todos os ingredientes – com exceção das torradas e das tirinhas de pimentão – no liquidificador; Bater e transferir o patê verde adquirido para um recipiente apropriado ao seu armazenamento.

Decorar com as tirinhas coloridas de pimentão, se assim desejar. Servir com as torradinhas ou outro produto que desejar como pães, bolachinhas de sal, palitinhos, bolinhos salgados, rodelas de pepino ou tirinhas de cenoura, por exemplo.

Este patê verde com cheiro verde rende cinco porções e demora aproximadamente 15 minutos para ficar pronto.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Você já sabia como plantar cheiro verde em casa? Pretende começar e ter o seu próprio tempero em casa? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário