Embora muitos considerem os carboidratos os vilões da boa forma, nem todo carboidrato é do mal. Existe um grupo de carboidratos saudáveis, os chamados carboidratos complexos. E sabe qual alimento faz parte desse grupo? A nossa querida batata doce!
Ao contrário dos carboidratos simples que o corpo digere bem rapidinho, o organismo demora mais tempo para digerir os os carboidratos complexos. Assim, eles geram menos flutuações nos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, saciam mais.
Ou seja, você demora mais para sentir fome quando consome um carboidrato complexo. Além disso, os carboidratos complexos possuem mais nutrientes que os carboidratos simples. Entenda melhor a diferença entre os carboidratos simples e os carboidratos complexos.
Assim, vale a pena trocar os carboidratos simples pelos carboidratos complexos. Falando nisso, sabe aquele macarrão branco? Ele é um carboidrato simples! E sabe quem pode aparecer no lugar dele? A batata doce!
No entanto, não precisar ser apenas a batata doce cozida ou no forno. Sabia que dá para fazer um macarrão de batata doce fit? Mais nutritivo que a macarrão tradicional, ele é feito no forno e tem um preparo rápido e fácil.
O segredo? É modelar a batata doce na forma de macarrão espaguete. Quer descobrir como fazer isso? Então, não deixe passar as instruções da receita de macarrão de batata doce fit que trazemos logo abaixo:
Macarrão de batata-doce fit
Equipamento
- Cortador de legumes em espiral
- Papel alumínio
Ingredientes
- 1 batata-doce grande, descascada
- 1 colher de sopa óleo de semente de uva
- 1 colher de chá azeite de oliva
- 1 colher de sopa queijo parmesão light ralado
- pimenta-do-reino a gosto
- sal a gosto
- 1 colher de sopa nozes picadas
- 1 colher de chá tomilho picado
Instruções
- Espiralizar a batata-doce: para isso, passe-a no cortador de legumes em espiral ou espirilizador.
- Preaquecer o forno em 230º C. Forrar a forma com papel alumínio e distribuir as tiras de batata-doce por cima.
- Despejar o óleo de semente de uva e espalhar por todas as tiras de batata-doce. Temperar com sal e pimenta do reino.
- Levar para assar durante cerca de 12 a 14 minutos. Na metade do tempo, balançar a forma, para garantir que todas as tirinhas assem igualmente.
- Passado esse tempo, retirar do forno e colocar o macarrão de batata-doce em uma travessa. Temperar com um pouquinho de azeite de oliva e salpicar o tomilho, as nozes e o queijo por cima.
Notas
- Para garantir uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten.
- Se não tiver o cortador de legumes em espiral ou espirilizador, corte a batata-doce em tirar no descascador ou mandolin.
- Você pode usar o papel pergaminho no lugar do papel alumínio.
- Dá para distribuir o óleo de semente de uva por outro óleo com temperatura de queima alta, como óleo de amendoim ou óleo de abacate. No entanto, o azeite de oliva não deve ir ao forno.
- Você pode trocar o tomilho pela salsinha ou outra erva da sua preferência.
- Dá para trocar as nozes pelas castanhas ou sementes da sua preferência.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?