Receita de macarrão de batata doce fit mais saudável

Especialista:
atualizado em 16/11/2020

Embora muitos considerem os carboidratos os vilões da boa forma, nem todo carboidrato é do mal. Existe um grupo de carboidratos saudáveis, os chamados carboidratos complexos. E sabe qual alimento faz parte desse grupo? A nossa querida batata doce!

Ao contrário dos carboidratos simples que o corpo digere bem rapidinho, o organismo demora mais tempo para digerir os os carboidratos complexos. Assim, eles geram menos flutuações nos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, saciam mais.

Ou seja, você demora mais para sentir fome quando consome um carboidrato complexo. Além disso, os carboidratos complexos possuem mais nutrientes que os carboidratos simples. Entenda melhor a diferença entre os carboidratos simples e os carboidratos complexos.

Assim, vale a pena trocar os carboidratos simples pelos carboidratos complexos. Falando nisso, sabe aquele macarrão branco? Ele é um carboidrato simples! E sabe quem pode aparecer no lugar dele? A batata doce!

No entanto, não precisar ser apenas a batata doce cozida ou no forno. Sabia que dá para fazer um macarrão de batata doce fit? Mais nutritivo que a macarrão tradicional, ele é feito no forno e tem um preparo rápido e fácil.

O segredo? É modelar a batata doce na forma de macarrão espaguete. Quer descobrir como fazer isso? Então, não deixe passar as instruções da receita de macarrão de batata doce fit que trazemos logo abaixo:

Macarrão de batata doce

Macarrão de batata doce fit

Uma versão fit e mais saudável do macarrão. Uma delícia para seu almoço ou jantar.
5 de 2 votos
Tempo de Preparo 10 mins
Tempo de Espera 14 mins
Refeição Almoço, Jantar
Culinária Brasileira
Rendimento 2
Calorias 210 kcal

Equipamento

  • Cortador de legumes em espiral
  • Papel alumínio

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Espiralizar a batata doce: para isso, passe-a no cortador de legumes em espiral ou espirilizador.
  • Preaquecer o forno em 230º C. Forrar a forma com papel alumínio e distribuir as tiras de batata doce por cima.
  • Despejar o óleo de semente de uva e espalhar por todas as tiras de batata doce. Temperar com sal e pimenta do reino.
  • Levar para assar durante cerca de 12 a 14 minutos. Na metade do tempo, balançar a forma, para garantir que todas as tirinhas assem igualmente.
  • Passado esse tempo, retirar do forno e colocar o macarrão de batata doce em uma travessa. Temperar com um pouquinho de azeite de oliva e salpicar o tomilho, as nozes e o queijo por cima.

Notas

  • Se não tiver o queijo de cabra, use outro queijo da sua preferência.
  • Se não tiver o cortador de legumes em espiral ou espirilizador, corte a batata doce em tirar no descascador ou mandolin.
  • Você pode usar o papel pergaminho no lugar do papel alumínio.
  • Dá para distribuir o óleo de semente de uva por outro óleo com temperatura de queima alta, como óleo de amendoim ou óleo de abacate. No entanto, o azeite de oliva não deve ir ao forno.
  • Você pode trocar o tomilho pela salsinha ou outra erva da sua preferência.
  • Dá para trocar as nozes pelas castanhas ou sementes da sua preferência.

Informação Nutricional

Porção: 1Calorias: 210kcalCarboidratos: 36gProteína: 5gGordura: 6gGordura Saturada: 1gColesterol: 2mgSódio: 152mgPotássio: 603mgFibras: 6gAçúcar: 7gVitamina A: 24165IUVitamina C: 6mgCálcio: 79mgFerro: 1mg
Palavras Chave macarrão de batata doce, macarrão fit
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 votos
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário