Receita de molho branco vegano

Especialista da área:
atualizado em 01/07/2022

Enquanto alguns são fãs do tradicional molho de tomate, outros preferem o molho branco. Saboroso, ele combina perfeitamente com macarrão, lasanha, canelone e diversos outros tipos de massa.

Existem diferentes versões do molho branco e a boa notícia para quem excluiu os produtos de origem animal do seu dia a dia é que também é possível encontrar opções veganas do acompanhamento.

  Continua Depois da Publicidade  

O que acha de aprender como preparar o seu próprio molho branco vegano? Sem leite de vaca por motivos óbvios, a receita é feita à base de ingredientes como leite de soja, farinha de trigo e azeite de oliva. 

Para ganhar um gostinho a mais, a preparação ainda pede temperos como noz-moscada e pimenta-do-reino. Mas, se quiser soltar a criatividade, fique à vontade para usar outros temperos naturais da sua preferência. 

Aprenda como fazer o molho branco vegano com as instruções a seguir e aproveite-o como acompanhamento dos seus pratos favoritos!

Molho branco vegano

Molho branco vegano

Uma versão vegana do delicioso molho branco. Um acompanhamento incrível para as suas massas!
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 5 mins
Tempo de Espera 15 mins
Tempo Total 20 mins
Refeição Acompanhamento
Porções 4
Calorias 175 kcal

Equipamento

  • Peneira
  • Panela
  • Fuê (batedor de claras)

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Peneire a farinha de trigo.
  • Coloque o azeite em uma panela e leve ao fogo para aquecer. Acrescente a farinha de trigo. Mexa vigorosamente com o auxílio de um fuê até que os dois ingredientes estejam incorporados, começando a formar gruminhos.
  • Então, adicione o leite de soja e misture bem até dissolver os gruminhos. Complete com a noz-moscada, a pimenta-do-reino e o sal. Continue mexendo e cozinhando por alguns minutos até o molho ficar espesso e homogêneo.
  • Desligue o fogo e sirva o molho como preferir.

Notas

  • O fuê é o utensílio ideal para fazer o molho, pois ajuda a dar uma consistência mais cremosa. Entretanto, caso não tenha o acessório, você pode usar uma colher no lugar.
  • É importante mexer o molho constantemente para que ele engrosse como deve.
  • O leite de soja pode ser substituído por leite de aveia, leite de arroz, leite de amêndoas ou leite de castanha-do-pará, entre outros leites vegetais.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de molho que você servir por vez.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Molho branco vegano
Quantidade por Porção
Calorias 175 Calorias da Gordura 117
% Valores Diários*
Gordura Total 13g20%
Gordura Saturada 2g10%
Gordura Poliinsaturada 3g
Gordura Monoinsaturada 8g
Sódio 69mg3%
Potássio 176mg4%
Carboidratos 10g3%
Fibras 1g4%
Açúcar 3g
Proteína 4g8%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave molho branco, molho branco vegano, molho vegano
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário