Receita de moussaka light: diferente e deliciosa

Especialista da área:
atualizado em 06/04/2022

Está precisando de um prato diferente para servir em um almoço ou jantar especial? Então, que tal surpreender e testar uma comida típica de outro país, como a lasanha grega moussaka?

Vamos te apresentar uma versão mais light da receita, que traz a berinjela ao lado de ingredientes como carne moída magra e molho de tomate. Como a ideia é ter uma moussaka mais saudável, nada melhor que usar um molho de tomate natural, caseiro e light

  Continua Depois da Publicidade  

Além disso, a preparação também conta com uma série de temperos naturais cheios de sabor como pimenta síria, alho, orégano, canela, louro, pimenta-do-reino e noz-moscada.

Não tem como o prato não ficar uma delícia, não é mesmo? Mas, para deixar a refeição ainda mais agradável e elaborada, você também pode servir uma boa entrada light para almoço ou jantar

Mas, antes de pensar nisso, é preciso aprender como fazer a moussaka light. Portanto, não deixe de conferir o passo a passo da receita logo abaixo:

Moussaka

Moussaka light

Tire seu almoço ou jantar da rotina com um prato grego! Uma forma deliciosa de aproveitar a berinjela.
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 20 mins
Tempo de Espera 1 hr 30 mins
Tempo Total 1 hr 50 mins
Refeição Almoço, Jantar
Rendimento 8
Calorias 266 kcal

Equipamento

  • Assadeiras
  • Tapete de silicone
  • Processador
  • Panelas

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaqueça o forno em 180º C. Corte a berinjela em fatias finas no sentido do comprimento (longitudinal).
  • Forre uma assadeira com um tapete de silicone (se não tiver o tapete de silicone, unte a assadeira). Distribua as fatias de berinjela por cima e leve ao forno para assar por 25 minutos ou até que fiquem macias e flexíveis.
  • Enquanto a berinjela assa, refogue 1 cebola grande picada, 4 dentes de alho picados, a canela e o orégano com um fio de azeite. Deixe dourar, adicione a carne e cozinhe até que ela fique macia e úmida.
  • Acrescente o molho de tomate, abaixe o fogo e cozinhe por 20 a 25 minutos ou até reduzir pela metade. Desligue o fogo e tempere com a pimenta síria. Nesse meio tempo, não se esqueça de checar a berinjela no forno. Reserve a berinjela e a carne.
  • Cozinhe e amasse a couve-flor. Uma opção é processar a couve-flor depois de cozida, adicionando água para deixar mais líquida.
  • Em uma panela com um fio de azeite, refogue ½ cebola picada e 1 dente de alho picado. Adicione a couve-flor amassada e o louro. Deixe ferver e reduzir (não muito).
  • Adicione sal marinho e pimenta-do-reino. Quando estiver obtendo um molho espesso (grosso), acrescente duas colheres de sopa de muçarela para derreter e tempere com noz-moscada. Desligue o fogo, retire o louro e deixe esfriar.
  • Quando a mistura estiver mais fria, junte os ovos batidos e misture bem.
  • Hora de montar a moussaka: intercale camadas de berinjela, carne e do molho de couve-flor. Finalize com fatias de berinjela e o restante da muçarela por cima.
  • Leve para assar no forno em 180º C por 40 a 45 minutos ou até dourar. Desligue o fogo, deixar dar uma esfriadinha e sirva,

Notas

  • Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
  • O queijo muçarela pode ser substituído por castanhas.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você cortar as fatias de moussaka.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Moussaka light
Quantidade por Porção
Calorias 266 Calorias da Gordura 108
% Valores Diários*
Gordura Total 12g18%
Gordura Saturada 5g25%
Gordura Trans 1g
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 5g
Colesterol 96mg32%
Sódio 388mg19%
Potássio 874mg19%
Carboidratos 16g5%
Fibras 6g24%
Açúcar 8g
Proteína 24g48%
Vitamina A 349IU12%
Tiamina (B1) 1mg83%
Riboflavina (B2) 1mg77%
Niacina (B3) 5mg31%
Ácido Pantotênico (B5) 2mg40%
Piridoxina (B6) 1mg59%
Cobalamina (B12) 2mcg83%
Vitamina C 42mg47%
Vitamina D 1mcg7%
Vitamina E 2mg13%
Vitamina K 19mcg16%
Cálcio 251mg19%
Cobre 1mg
Folato 85mcg21%
Ferro 3mg17%
Manganês 1mg43%
Magnésio 57mg14%
Fósforo 341mg27%
Selênio 19mcg35%
Zinco 5mg45%
Colina 125mg23%
* * % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
Palavras Chave moussaka, moussaka light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário