Está precisando de um prato diferente para servir em um almoço ou jantar especial? Então, que tal surpreender e testar uma comida típica de outro país, como a lasanha grega moussaka?
Vamos te apresentar uma versão mais light da receita, que traz a berinjela ao lado de ingredientes como carne moída magra e molho de tomate. Como a ideia é ter uma moussaka mais saudável, nada melhor que usar um molho de tomate natural, caseiro e light.
Além disso, a preparação também conta com uma série de temperos naturais cheios de sabor como pimenta síria, alho, orégano, canela, louro, pimenta-do-reino e noz-moscada.
Não tem como o prato não ficar uma delícia, não é mesmo? Mas, para deixar a refeição ainda mais agradável e elaborada, você também pode servir uma boa entrada light para almoço ou jantar.
Mas, antes de pensar nisso, é preciso aprender como fazer a moussaka light. Portanto, não deixe de conferir o passo a passo da receita logo abaixo:
Moussaka light
Equipamento
- Assadeiras
- Tapete de silicone
- Processador
- Panelas
Ingredientes
- 2 berinjelas
- 500 gramas carne moída magra
- 1 xícara molho de tomate sem glúten (ou tomate pelado)
- 1 couve-flor
- 1½ cebola grande picada
- 2 ovos batidos
- 200 gramas queijo muçarela light picado
- 5 dentes alho picados
- 1 colher de chá pimenta síria
- 1 folha louro
- azeite de oliva a gosto
- orégano a gosto
- canela em pó a gosto
- noz-moscada a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- sal marinho a gosto
- ½ xícara água (ou mais, se precisar)
Instruções
- Preaqueça o forno em 180º C. Corte a berinjela em fatias finas no sentido do comprimento (longitudinal).
- Forre uma assadeira com um tapete de silicone (se não tiver o tapete de silicone, unte a assadeira). Distribua as fatias de berinjela por cima e leve ao forno para assar por 25 minutos ou até que fiquem macias e flexíveis.
- Enquanto a berinjela assa, refogue 1 cebola grande picada, 4 dentes de alho picados, a canela e o orégano com um fio de azeite. Deixe dourar, adicione a carne e cozinhe até que ela fique macia e úmida.
- Acrescente o molho de tomate, abaixe o fogo e cozinhe por 20 a 25 minutos ou até reduzir pela metade. Desligue o fogo e tempere com a pimenta síria. Nesse meio tempo, não se esqueça de checar a berinjela no forno. Reserve a berinjela e a carne.
- Cozinhe e amasse a couve-flor. Uma opção é processar a couve-flor depois de cozida, adicionando água para deixar mais líquida.
- Em uma panela com um fio de azeite, refogue ½ cebola picada e 1 dente de alho picado. Adicione a couve-flor amassada e o louro. Deixe ferver e reduzir (não muito).
- Adicione sal marinho e pimenta-do-reino. Quando estiver obtendo um molho espesso (grosso), acrescente duas colheres de sopa de muçarela para derreter e tempere com noz-moscada. Desligue o fogo, retire o louro e deixe esfriar.
- Quando a mistura estiver mais fria, junte os ovos batidos e misture bem.
- Hora de montar a moussaka: intercale camadas de berinjela, carne e do molho de couve-flor. Finalize com fatias de berinjela e o restante da muçarela por cima.
- Leve para assar no forno em 180º C por 40 a 45 minutos ou até dourar. Desligue o fogo, deixar dar uma esfriadinha e sirva,
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
- O queijo muçarela pode ser substituído por castanhas.
- O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme o tamanho em que você cortar as fatias de moussaka.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?