Pode ser que você não use tanto o atum no seu dia a dia. No entanto, o alimento é uma das fontes de proteínas que podemos incluir nas refeições para diversificar a dieta! Aliás, saiba mais sobre esse e outros benefícios do atum.
Por exemplo, uma das formas que podemos usar o peixe é através da quiche de atum light. Aliás, a receita é uma ótima opção para quem está evitando a farinha branca devido ao seu alto teor de carboidratos, por conta de problemas de saúde ou por entender que a farinha de trigo faz mal.
Isso porque a sua massa não leva nenhum tipo de farinha. Ela é feita apenas com ovos, creme de leite, mussarela e fermento. Já no recheio, o atum é o grande protagonista, que recebe a companhia do tomate, da cebola e do orégano.
A preparação é bem fácil de fazer e pode ser uma excelente opção para uma refeição com toda a família reunida no final de semana, por exemplo.
Que tal experimentar agora mesmo a quiche de atum light? Então, confira tudo o que você vai precisar e aprenda o passo a passo da receita que está logo a seguir:
Quiche de atum light
Equipamento
- Liquidificador
- Tigela
- Refratário
Ingredientes
- 2 latas atum em água
- 3 ovos
- 1 caixinha creme de leite (200 gramas)
- 150 gramas queijo muçarela ralado
- 1 colher de sopa fermento em pó sem glúten
- 1 tomate pequeno e picadinho
- 1 cebola pequena e picadinha
- orégano a gosto
- ½ colher de sopa óleo de coco
Instruções
- Preaquecer o forno em 200º C. Juntar os ovos, o creme de leite e a mussarela no liquidificador. Bater por um minuto.
- Adicionar o fermento e misturar com uma colher (você não deve bater o fermento no liquidificador). Reservar.
- Misturar bem o atum com a cebola, o tomate e o orégano em uma tigela. Reservar.
- Untar um refratário com óleo de coco e despejar metade da massa do liquidificador. Completar com o recheio da tigela e cobrir com o restante da massa.
- Levar ao forno para assar por cerca de 30 minutos.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos originalmente não tenham glúten, eles podem ser contaminados pela substância quando são processados ou manipulados no mesmo ambiente em que alimentos que possuem glúten. Quando isso ocorre, um aviso é colocado no rótulo.
- O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção vão depender o tamanho em que você cortar cada pedaço da quiche.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?