12 benefícios do atum – Para que serve e propriedades

Especialista da área:
atualizado em 17/04/2022

O atum é um alimento que pode trazer diversos benefícios para a saúde e a boa forma, além de ser encontrado em praticamente qualquer mercado.

Assim, ele pode ser uma peça chave para dietas, seja para perder peso ou para ganhar massa muscular. 

  Continua Depois da Publicidade  

Então, a seguir vamos conhecer os benefícios do atum, e entender como ele pode ajudar a manter o organismo funcionando corretamente. 

Veja também: Ômega 3 para hipertrofia muscular – benefícios, estudos e dicas

Tipos de atum

Atum enlatado
O tipo mais consumido de atum no Brasil é o enlatado

Os atuns, que pertencem ao gênero Thunnus, são um dos grupos de espécies de peixes mais importantes para a economia.

Eles são encontrados em regiões tropicais e subtropicais de todos os oceanos, e normalmente nadam em grandes cardumes.

Mas, apesar de ser um peixe encontrado em todo o mundo, normalmente o consumimos na forma enlatada, que é mais fácil de transportar e conservar.

  Continua Depois da Publicidade  

Benefícios do atum

Além de ser um alimento proteico, o atum contém nutrientes que podem beneficiar vários aspectos da saúde, como veremos agora:

1. Saúde do coração

Por ser fonte do ácido graxo ômega 3, um dos benefícios do atum é combater a doença arterial coronariana, ao reduzir o acúmulo de colesterol nas artérias e outros vasos sanguíneos. 

Além disso, esse ácido graxo também pode proteger contra as arritmias, ou o ritmo anormal do coração, um problema que pode até mesmo causar a morte.

2. Anti-inflamatório

O ômega 3 é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, pois ajuda a regular o funcionamento do sistema imunológico.

E, ao reduzir a inflamação no organismo, o atum atua na prevenção de problemas como gota e artrite.

3. Combate a hipertensão

Além de ser fonte de ômega 3, o atum é rico em potássio, um nutriente com função vasodilatadora, ou seja, que relaxa os vasos sanguíneos. 

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, ao unir essa expansão dos vasos sanguíneos com o efeito anti-inflamatório do ômega 3, o resultado é que esse alimento ajuda a reduzir a pressão arterial.

4. É bom para o cérebro

Atum
Cheio de vitaminas, o consumo de atum faz bem para o cérebro

Outro benefício do atum é a alta quantidade de vitaminas do complexo B, como a vitamina B12 , que participam ativamente do funcionamento cerebral e mantêm a saúde dos nervos. 

Assim, consumir o peixe regularmente pode ajudar a proteger contra o declínio cognitivo que atinge muitos idosos.

5. Ajuda a prevenir a anemia

Além de melhorar o funcionamento do coração, o atum também é fonte de ferro, um mineral fundamental para a formação dos glóbulos vermelhos do sangue. 

Por isso, o consumo do atum, assim como o de outros alimentos de origem animal, contribui para a prevenção da anemia

6. É rico em antioxidantes

O atum é um alimento rico em compostos antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres.

  Continua Depois da Publicidade  

Assim, o peixe pode auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce da pele e do estresse oxidativo.

7. Diminui risco de depressão

Uma pesquisa mostrou que o consumo de ômega 3 pode ser vantajoso para a saúde mental, diminuindo os riscos de depressão.

Entretanto, o peixe deve ser usado apenas como um tratamento auxiliar, e não em substituição ao uso de medicamentos prescritos pelo médico.

8. Prevenção ao acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI)

Um estudo divulgado em fevereiro de 2019 concluiu que adultos que consomem peixes regularmente apresentam uma redução do risco de sofrer um AVCI, que é causado pela obstrução de um ou mais vasos sanguíneos no cérebro.

No entanto, esse efeito depende de outros fatores para ser visto, como uma alimentação balanceada e, quando possível, a prática de exercícios físicos.

9. Diminuição dos triglicerídeos

Por ser fonte de proteínas e conter boas quantidades de ômega 3, o atum pode ajudar a reduzir os níveis de triglicerídeos no sangue.

E, quando aliamos esse efeito à redução do colesterol que o peixe também pode causar, podemos dizer que ele reduz o risco de doenças cardiovasculares. 

10. Sistema imunológico

O alimento também traz o selênio em sua composição, um mineral com propriedades antioxidantes que melhora o funcionamento do sistema imunológico, que é responsável pela proteção contra doenças e infecções.

11. Perda de peso

Sanduíche de atum
Um sanduíche natural de atum é uma boa opção de refeição para a dieta

A perda de peso também pode ser considerada um dos benefícios do atum, devido à sensação de saciedade causada pelas proteínas presentes no peixe. 

Além disso, o EPA, que é um ácido ômega 3, promove a liberação do hormônio leptina, que possui um efeito de diminuição da fome. 

Por isso, é interessante inserir o atum na dieta para emagrecer, pois quando se segue uma alimentação de baixa calorias, os níveis da leptina costumam cair, o que causa um aumento no apetite e torna a perda de peso mais difícil.

12. Ganho de massa muscular

Por se tratar de uma boa fonte de proteínas, com aproximadamente 23,5 g do nutriente em 100 g do peixe, o atum também pode ajudar no ganho de massa muscular. 

Entretanto, para atingir a hipertrofia, é importante incluir diferentes fontes de proteínas de qualidade na dieta, como carnes, ovos, laticínios e leguminosas.

A questão do mercúrio

Apesar de todos esses benefícios, o consumo de atum deve ser moderado por conta da presença de mercúrio em sua composição, um elemento que traz danos à saúde.

Mas, apesar da presença do metal, a Anvisa afirma que as quantidades encontradas no atum em lata não ultrapassam o limite aceitável.

Assim, o segredo para evitar o risco de contaminação excessiva é evitar os excessos, e não usar o atum como única fonte de proteínas. 

Fontes e referências adicionais

Você já sabia de todos esses benefícios do atum para a saúde e boa forma? Agora que sabe para que serve o atuam pretende aumentar o consumo? Como você prefere comê-lo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (12 votos, média 4,25)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

Deixe um comentário

12 comentários em “12 benefícios do atum – Para que serve e propriedades”

  1. CONSUMO PATE DE ATUM TODO DIA :
    (12 LATAS DE ATUM SÓLIDO AO ÓLEO,500 gr DE MAIONESE LIGTH,5 LIMÕES TAHITY,4 CEBOLAS ROXAS,500 ML DE AZEITE 0,2 DE ACIDEZ….PODEM COPIAR ,BATO TODOS INGREDIENTES NO LIQUIDIFICADOR E MISTURO COM O ATUM (sem o óleo que vem na lata E GUARDO NA GELADEIRA .DURA UMA SEMANA …..SÓ

    Responder
  2. Eu não sabia dos benefícios do atum ,foi muito bom saber pq de agora endiante atum vai fazer parte de minha alimentação. Obrigada pela publicação. .Tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas que precisam saber da grandé importância desse alimento e incluir nos seus cardápios. Obrigada pela informação. ..

    Responder
  3. O Atum é o porco do mar. Tudo se aproveita. Aqui no sul de Portugal há muitas formas de aproveitar as diferentes partes. Do bife à estupeta, da muxama às peles usadas na caldeirada.

    Responder
  4. Como atum assado no forno duas vezes na semana adoro atum excelente peixe para preparar no forno rápido fácil pronto pouco tempo. De forno delicioso acompanha com qualquer salada ? rendimento ótimo ? e alimento que sustenta por varias horas sem fome. ???

    Responder
  5. Olha, Atum em lata não é um bom negócio, tem mais sódio do que peixe nessas porcarias industriais, sugiro que comprem o Atum numa peixaria, fresco, e o façam assado no forno ou na pressão, tendo cuidado com os espinhos…. É um alimento excelente e rico em omega 3, porém segundo Dr.Lair Ribeiro, ainda é importante adquirir omega 3 através de cápsulas, pois existe uma deficiencia muito grande de omega 3 nos peixes de hoje, para os de antes.

    Responder
  6. Sou um consumidor DIÁRIO de uma latinha (150g) de Patê de Atum. Coloco em 5 (cinco) torradas de trigo integral e faço acompanhado de um copo (200ml) de iogurte light. Fico satisfeito e tenho uma excelente disposição para todas as minhas atividades. Explico: Esse é o meu café da manhã (as 7:00hs) e fico sem fome até as 13:00 hs. Considero um excelente alimento e pretendo continuar. Nem penso em subistituir por nada. Obrigado e aconselho que experimentem, porque não engorda e é muito nutritivo.

    Responder