Você provavelmente já ouviu alguém dizer que “sopa não é janta”. Mas é bem verdade que uma sopinha bem quentinha é o prato mais que perfeito para aqueles dias e noites em que batemos as canelas de tanto frio.
E sabe o que é melhor? Existem receitas de sopa bem simples, que podemos fazer com ingredientes fáceis de achar. Como se não bastasse, o prato permite aproveitar vários vegetais saudáveis de uma única vez.
Por exemplo, uma versão bem prática da preparação é a sopa de aipim light, que dependendo do lugar do Brasil em que você se encontrar, também pode ser chamado pelos nomes de macaxeira ou mandioca.
Além do aipim (ou macaxeira ou mandioca), o prato é feito com couve. Ele também leva cebola e cebolinha, que aparecem na receita para dar um tempero a mais. No mais, você só vai precisar de água, azeite de oliva e caldo de legumes para fazer a receita.
Já tem tudo isso aí por perto? Então, não espere mais! Aprenda como preparar a sopa de aipim light e experimente essa delícia agora mesmo! O passo a passo está logo a seguir:
Sopa de aipim light
Equipamento
- Panela de pressão
Ingredientes
- 500 gramas mandioca sem casca e cortada em pedaços
- 3 folhas couve bem picadas
- 2 colheres de sopa cebolinha picada
- 1 cebola picada
- 2 colheres de sopa azeite de oliva
- 1 cubo caldo de legumes com baixo teor de sódio
- 1½ litro água quente
Instruções
- Colocar uma colher de sopa de azeite na panela de pressão e levar ao fogo para aquecer. Adicionar a cebola picada e refogar.
- Acrescentar a mandioca, a água quente e o caldo de legumes. Misturar bem e tampar a panela.
- Após a panela pegar pressão, deixar cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que a mandioca se desfaça.
- Desligar o fogo, esperar toda a pressão sair naturalmente da panela e só depois abrir a tampa, cuidadosamente. Juntar a couve e cozinhar por 10 minutos até a hortaliça amolecer.
- Na hora de servir, regar o restante do azeite e polvilhar a cebolinha por cima.
Notas
- Leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes usados na receita (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para garantir que eles realmente não têm glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?