Receita de suflê de berinjela light vegetariano

Especialista da área:
atualizado em 12/03/2021

É difícil encontrar alguém que não tenha ao menos ouvido falar sobre os benefícios da berinjela. Entretanto, não é tão difícil achar uma pessoa que não goste do vegetal. Sabe o que ajuda nesses casos? Usar a berinjela em receitas gostosas, mas saudáveis.

Podemos te dar uma sugestão? O suflê de berinjela light é uma excelente opção! Especialmente naqueles dias em que bate a vontade de comer algo diferente.

  Continua Depois da Publicidade  

A receita é à base de ovos e traz a berinjela ao lado do queijo mussarela light e do tomate. Além disso, o seu sabor é complementado com temperos saudáveis e bem gostosos como salsinha, cebolinha, noz-moscada, orégano, páprica e pimenta-do-reino.

Por não conter carne e ser vegetariana, a preparação também pode ser uma alternativa de prato para servir quando você receber algum convidado adepto ao vegetarianismo na sua casa.

Que tal testar como o suflê de berinjela fica? Então, confira a lista de ingredientes em detalhes, aprenda o passo a passo da receita e corra até a cozinha para colocar a mão na massa!

Suflê de berinjela

Suflê de berinjela light

Use as suas berinjelas para fazer um delicioso suflê. A receita é vegetariana!
5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 1 hr
Tempo Total 1 hr 30 mins
Refeição Café da manhã, Lanche
Porções 4
Calorias 430 kcal

Equipamento

  • Tigelas
  • Panelas
  • Peneira
  • Fuê (batedor de claras)
  • Refratário

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Preaquecer o forno em 220º C. Deixar a berinjela de molho por 20 minutos em uma tigela com água e sal.
  • Colocar 1 colher de sopa de azeite em uma panela e levar ao fogo para aquecer. Juntar o alho e a cebola. Refogar até a cebola ficar transparente. Adicionar a berinjela com um pouco de sal. Mexer até a berinjela murchar um pouco.
  • Acrescentar o tomate, o orégano, a noz-moscada, a páprica e a pimenta-do-reino. Misturar e refogar por cerca de 10 minutos ou até a berinjela cozinhar. Então, adicionar a salsinha e a cebolinha, mexer bem, desligar o fogo e reservar.
  • Peneirar as gemas e misturá-las com o leite em uma tigela. Reservar.
  • Levar 1½ colheres de sopa de azeite em uma panela ao fogo. Adicionar 1½ colheres de sopa de farinha de trigo e refogar um pouco, mexendo com o fuê (batedor de claras) para não empelotar.
  • Acrescentar a mistura de leite com as gemas aos poucos, mexendo sempre com o fuê. Após ferver, cozinhar em fogo baixo por mais alguns minutos, mexendo sempre. Desligar o fogo e reservar.
  • Bater as claras em neve e reservar.
  • Untar um refratário com uma colher de sopa de azeite e enfarinhar com uma colher de sopa de farinha de trigo. Reservar.
  • Em uma tigela, misturar o refogado de berinjela com o creme branco. Acrescentar 1½ xícaras de queijo ralado e misturar outra vez. Misturar também as claras em neve, mas com muita delicadeza para não desmanchá-las.
  • Distribuir a massa no refratário e polvilhar com o queijo ralado por cima. Levar ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até dourar.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Suflê de berinjela light
Quantidade por Porção
Calorias 430 Calorias da Gordura 234
% Valores Diários*
Gordura Total 26g40%
Gordura Saturada 10g50%
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 13g
Colesterol 133mg44%
Sódio 383mg19%
Potássio 913mg19%
Carboidratos 30g10%
Fibras 8g32%
Açúcar 17g
Proteína 21g42%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave suflê de berinjela, suflê de berinjela light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 2 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário