Receita de torta de berinjela light sem farinha deliciosa

Especialista da área:
atualizado em 18/12/2020

Quando alguém pensa em receitas com legumes e verduras é normal que logo venha à mente as receitas de saladas, não é mesmo? E é bem por isso que muitos fogem desses alimentos, já que não são poucas as pessoas que viram a cara para saladas, pois acham o prato sem graça.

Mas você sabia que nem só de salada vivem os legumes e verduras? É possível preparar pratos diferentes e muitos saborosos com esses alimentos saudáveis, como uma deliciosa torta. Por exemplo, essa torta de berinjela light.

  Continua Depois da Publicidade  

Trata-se de uma receita de torta que não leva nenhum tipo de farinha em sua lista de ingredientes. É a própria berinjela que faz o papel de massa no prato. O alimento recebe a companhia tomate e o queijo minas, além de temperos na receita.

Ou seja, a preparação cabe na dieta de quem não consome farinha de trigo devido a algum problema de saúde. Assim como se encaixa na alimentação daqueles que receiam que esse tipo de farinha engorda e que a farinha de trigo faz mal.

E aí, se convenceu em dar uma chance à berinjela na forma de torta? Então, aproveite que o passo a passo de como fazer a torta de berinjela light estão logo abaixo e coloque agora mesmo a mão na massa:

Torta de berinjela

Torta de berinjela light

Aproveite a berinjela em uma deliciosa torta light sem farinha. Cabe bem na dieta!
5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Tempo de Preparo 30 mins
Tempo de Espera 1 hr 30 mins
Tempo Total 2 hrs
Refeição Café da manhã, Lanche
Porções 9
Calorias 191 kcal

Equipamento

  • Frigideira
  • Assadeira

Ingredientes
  

  • 2 berinjelas médias e cortadas no sentido do comprimento
  • 1 unidade queijo minas frescal (500 gramas)
  • 1,5 quilos tomate cortados em rodelas finas
  • 1 colher de sobremesa orégano seco
  • azeite de oliva a gosto
  • sal a gosto

Instruções
 

  • Colocar um pouco de azeite na frigideira e levar ao fogo. Juntar as fatias de berinjela e murchar cada uma delas. Reservar.
  • Temperar as rodelas de tomate com sal, azeite e orégano. Reservar.
  • Cortar o queijo em fatias bem finas. Reservar.
  • Montar a torta na assadeira: intercalar uma camada de fatia de berinjela com uma camada de tomate e uma camada de queijo até acabar os ingredientes. A última camada deverá ser de queijo.
  • Levar ao forno para assar por no mínimo uma hora e meia ou até secar todo o líquido que a berinjela e o tomate vão soltar.

Notas

  • Se quiser uma torta sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Isso é necessário porque mesmo que os produtos naturalmente não tenham glúten, eles podem ser contaminados pela substância ao serem processados ou manipulados no mesmo ambiente em que alimentos com glúten. Quando isso ocorre, um aviso é colocado no rótulo dos produtos.

Informação Nutricional

Informação Nutricional
Torta de berinjela light
Quantidade por Porção
Calorias 191 Calorias da Gordura 99
% Valores Diários*
Gordura Total 11g17%
Gordura Saturada 6g30%
Gordura Poliinsaturada 1g
Gordura Monoinsaturada 1g
Colesterol 26mg9%
Sódio 246mg12%
Potássio 634mg13%
Carboidratos 14g5%
Fibras 5g20%
Açúcar 8g
Proteína 11g22%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave torta de berinjela, torta de berinjela light
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 3 avaliações
  Continua Depois da Publicidade  

Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário