Só chama a couve-flor de sem graça quem não sabe a infinidade de receitas saudáveis e saborosas que é possível preparar com o alimento. Então, que tal conhecer uma que fica ótima para o café da manhã ou da tarde?
Low carb, o prato não leva nada de farinha de trigo branca em sua lista de ingredientes. É a própria couve-flor triturada que dá a base à massa, ao lado de ovos, creme de leite, fermento e temperos.
Por sua vez, o recheio da preparação é de carne moída refogada e temperada. Aliás, a receita é uma ótima oportunidade de aproveitar aquela carne moída que sobrou do última almoço ou jantar.
Entretanto, calma que ainda não acabou: para fechar com chave de ouro, ela recebe pitadas de queijo parmesão ralado na cobertura. Até quem costuma virar a cara para a couve-flor não vai conseguir dizer não!
Quer tirar a prova? Então, prepare e experimente a torta de couve-flor light agora mesmo! Você encontra o passo a passo da receita logo abaixo:
Torta de couve-flor light
Equipamento
- Liquidificador
- Tigela
- Forma
Ingredientes
- ½ cabeça grande couve-flor cozida
- 3 ovos
- 6 colheres de sopa creme de leite light
- 150 gramas carne moída magra refogada e temperada
- 3 colheres de sopa queijo parmesão light ralado
- 1 colher de sopa fermento em pó químico sem glúten
- sal a gosto
- pimenta-do-reino a gosto
- manteiga para untar a forma
- farinha de linhaça para enfarinhar a forma
Instruções
- Preaqueça o forno em 220º C. Triture a couve-flor no liquidificador até que ela fique bem fininha, similar a uma farofa.
- Bata os ovos com o creme de leite em uma tigela. Adicione o fermento, a pimenta-do-reino e o sal. Junte também a couve-flor triturada e misture bem.
- Acrescente a carne moída (já refogada e temperada) e misture outra vez.
- Unte uma forma com manteiga e enfarinhe com farinha de linhaça. Despeje a massa e polvilhe o queijo ralado por cima.
- Leve ao forno para assar por aproximadamente 30 minutos.
Notas
- Se quiser uma receita sem glúten, leia detalhadamente a embalagem de todos os ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas) para ter certeza que eles não contêm nada de glúten. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação ou processamento. Quando isso acontece um aviso é colocado no rótulo.
Informação Nutricional
Como você avalia essa receita?