Receita de vaca atolada

publicado em

O nome pode parecer estranho, mas o resultado é gostoso e o melhor é que a receita não exige uma lista super extensa de ingredientes. Associado à cozinha mineira e típico da culinária caipira, o prato inclusive já conquistou muita gente pelo Brasil.

Sem mais mistérios, a preparação é feita a partir da saborosa combinação entre a costela bovina e a mandioca (aipim ou macaxeira, como queira chamar).

Entretanto, para ficar ainda melhor, a receita com a presença de duas duplas de temperinhos naturais bem conhecidos do brasileiro: alho e cebola mais salsinha e cebolinha (cheiro-verde).

Com tudo isso, o prato é uma excelente escolha para aquele almoço tradicional de domingo que reúne toda a família ao redor da mesa.

Decidiu que vai testar a vaca atolada? Então, confira o passo a passo que está explicadinho logo abaixo!

  Continua Depois da Publicidade  
Vaca atolada

Vaca atolada

Uma delícia da culinária caipira para a sua mesa. O prato combina a costela bovina com a mandioca.
5 de 1 avaliação
  Continua Depois da Publicidade  
Tempo de Preparo 5 minutes
Tempo de Espera 1 hour 20 minutes
Tempo Total 1 hour 25 minutes
Refeição Almoço, Jantar
Porções 8
Calorias 530 kcal

Equipamento

  • Panela de pressão
  • Panela grande

Ingredientes
  

Instruções
 

  • Coloque o azeite em uma panela de pressão e leve ao fogo. Adicione as costelas e refogue até que elas estejam douradas de todos os lados.
  • Junte o alho e refogue um pouco. Em seguida, acrescente a cebola e também refogue.
  • Ponha bastante água e um pouco de sal. Tampe a panela. Após pegar pressão, deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos ou até os ossos das costelas se soltarem da carne.
  • Enquanto as costelas cozinham, retire todos os fios que ficam no meio dos pedaços de mandioca cozida. Esprema a mandioca. Reserve.
  • Após desligar o fogo, espere toda a pressão da panela sair naturalmente, sem forçar. Só depois disso é que você deve abrir a panela.
  • Retire as costelas da panela de pressão, separe os ossos da carne e descarte-os.
  • Transfira o caldo da panela de pressão para uma panela grande. Coloque a mandioca reservada. Adicione a carne das costelas e cozinhe em fogo baixo por 15 minutos.
  • Se ficar muito grosso, coloque mais água. O caldo não deve ficar muito ralo, mas também não pode ficar grosso demais.
  • Desligue o fogo. Na hora de servir, acrescente a salsinha, a cebolinha e misture.
  Continua Depois da Publicidade  

Notas

  • Se quiser uma receita sem glúten e/ou sem lactose, leia atentamente todas as informações presentes nas embalagens dos ingredientes (inclusive e especialmente as letrinhas pequenas), para ter certeza que eles não contêm nada de glúten e/ou lactose. Mesmo que os produtos sejam originalmente livres de glúten e/ou lactose, uma contaminação pode ocorrer durante a fabricação, manipulação, processamento ou transporte. Quando isso acontece, um aviso é colocado no rótulo.
  • O número de porções que a receita rende e o teor de calorias por porção variam conforme a quantidade de costela que você servir por vez.

Informação Nutricional

Nutrition Facts
Vaca atolada
Amount Per Serving
Calories 530 Calories from Fat 342
% Daily Value*
Gordura Total 38g58%
Gordura Saturada 16g80%
Trans Fat 2g
Gordura Poliinsaturada 2g
Gordura Monoinsaturada 19g
Cholesterol 94mg31%
Sódio 91mg5%
Potássio 506mg11%
Carbohydrates 27g9%
Fibras 2g8%
Açúcar 2g
Proteína 21g42%
* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. ** A porção é calculada baseada no rendimento da receita. Se ela rende 8 partes, a porção é uma delas.
Palavras Chave vaca atolada
Já experimentou essa receita?Comente abaixo o que achou!

Como você avalia essa receita?

5 de 1 avaliação
Sobre Dra. Esther Costa

Esther Costa é nutricionista - CRN-8 13209/P. Graduada em nutrição pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), atua na nutrição clínica com ênfase na nutrição funcional, buscando avaliar o indivíduo em sua totalidade. Está sempre em busca do aperfeiçoamento por meio de cursos e congressos na área. É curiosa, criativa e proativa, e faz parte da equipe de especialistas do MundoBoaForma.

Deixe um comentário