Alho e Cebola para a Saúde – Benefícios e Dicas

Especialista:
atualizado em 24/12/2019

Quem nunca usou, nunca viu alguém usar ou nunca comeu algum prato com alho e cebola na vida? Afinal, não são poucas as receitas que começam com “refogar o alho e a cebola com um pouco de óleo ou azeite na panela”, não é mesmo?

Mas será que é simplesmente para dar mais tempero ou sabor aos alimentos que a dupla serve ou o alho e cebola também podem trazer benefícios para a nossa saúde?

Benefícios do alho e cebola para a saúde 

– Combinação nutritiva

Alho e cebola são ótimas fontes de selênio, que é um poderoso antioxidante e fortalece o sistema imunológico, e de vitaminas do complexo B, que ajudam a combater o estresse e o desânimo.

Os antioxidantes são compostos que bloqueiam parte dos danos provocados pelos chamados radicais livres, substâncias que danificam o DNA e que ao serem acumuladas ao longo do tempo podem contribuir com o processo de envelhecimento e com o aparecimento de problemas de saúde como doença no coração, câncer e artrite, esclareceu o Centro Médico da Universidade de Maryland nos Estados Unidos.

Ambos também são compostos por vitamina C, outro antioxidante, que é conhecido por combater infecções e aumentar as defesas do organismo.

O Centro Médico da Universidade de Maryland também explicou que a vitamina C também é necessária para o crescimento e reparação de tecidos em todo o corpo, além de ajudar na produção do colágeno, uma proteína usada na formação da pele, de tendões, da cartilagem, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

– Combate a infecções 

A revista acadêmica Phytotherapy Research (Pesquisa em Fitoterapia, tradução livre) indicou que as cebolas podem ser úteis na diminuição dos sintomas da bronquite e do resfriado.

Por sua vez, o alho foi apontado pelo Instituto Linus Pauling da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, como possuidor de propriedades antibacterianas e antifúngicas. O alimento ainda pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico.

– Saúde do coração

As cebolas são ricas em substâncias químicas naturais chamadas flavonoides, que podem proteger contra doenças no coração. Além disso, o alimento está associado ao efeito de diminuição dos riscos de formação de coágulos de sangue, o que pode resultar em ataque no coração ou outras formas de doença cardíaca.

O Instituto Linus Pauling informou que o alho também pode reduzir os riscos de formação de coágulos sanguíneos, além de auxiliar a manter as artérias flexíveis e ajudar a diminuir a pressão arterial.

Além disso, o médico e membro American College of Physicians (Colegiado Americano dos Médicos, tradução livre), Leo Galland, disse que experimentos clínicos mostraram que a ingestão regular de alho diminuiu o tamanho da placa arterial em artérias coronárias (artérias que irrigam o coração), preveniu a coagulação sanguínea prejudicial e melhorou a circulação dos casos estudados no experimento.

– Contribuição com a prevenção de alguns tipos de câncer

O médico Leo Galland também falou a respeito dos benefícios do alho e cebola.

Galland mencionou uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados em Unidos, que o consumo de 10 g a mais (que correspondem a aproximadamente duas colheres de chá) de alho e cebola ou cebolinhas estava associado com um risco significativamente mais baixo de desenvolvimento de câncer de próstata entre os participantes do estudo.

De acordo com o médico, outro estudo – dessa vez conduzido na Universidade Case Western Reverse, nos Estados Unidos – indicou que o alho pode auxiliar a taxa de ocorrência de tumores pré-cancerígenos, também conhecidos pelo nome de pólipos, no intestino grosso.

– Remoção de toxinas 

O médico Leo Galland também falou a respeito de uma pesquisa realizada no Fred Hutchinson Cancer Research Center (Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson, tradução livre), nos Estados Unidos, que indicou que a ingestão de uma colher de sopa de alho fresco e de ½ xícara de cebola diariamente aumentou os níveis de uma enzima chave para a remoção de toxinas das células sanguíneas de mulheres saudáveis.

Os autores do estudo acreditam que, em média, os homens necessitariam de uma dose maior de alho e cebola para terem o mesmo efeito, graças ao fato do corpo deles ser maior do que o das mulheres.

Galland disse ainda que outra pesquisa, conduzida na Escócia, concluiu que o consumo de cebola refogada aumenta a resistência das células sanguíneas contra a danificação do DNA.

O médico explicou que acredita-se que muitos cânceres sejam provocados justamente por danos ao DNA, algo que é induzido frequentemente por toxinas do ambiente.

– Alternativa ao consumo de sal e de temperos ricos em sódio 

Outra vantagem do alho e cebola é que eles podem servir como substitutos do sal e temperos ricos em sódio nas refeições.

Segundo o Centro Médico da Universidade de Maryland, adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, indivíduos com pressão arterial alta não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal pode precisar consumir quantias muito menores do que essas.

Já a Associação Americana do Coração recomenda que os adultos limitem a sua ingestão de sódio para 1,5 mil mg do nutriente por dia.

De acordo com a Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, o excesso de sódio na alimentação pode causar problemas como retenção de líquidos, pressão e endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Vídeos:

Gostou das dicas?

Você utiliza bastante alho e cebola em suas receitas na cozinha? Conhecia todos os benefícios destes alimentos para a saúde? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 3,80 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Alho e Cebola para a Saúde – Benefícios e Dicas”