Selagem capilar – Para que serve e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 05/10/2021

A selagem capilar é um tratamento à base de queratina que forma uma barreira que protege os fios contra danos, deixando eles mais lisos, fortes e brilhantes.

  Continua Depois da Publicidade  

A queratina é uma proteína fibrosa produzida naturalmente pelo corpo que é parte essencial da estrutura dos cabelos, unhas e pele. Por isso, aplicar queratina nos fios pode deixá-los ainda mais saudáveis e bonitos.

Para que serve a selagem capilar

cuidados com os cabelos tratamento queratina fechar cutícula

Os resultados da selagem capilar podem variar de acordo com a saúde, textura, espessura e tipo de cabelo tratado. Mas em geral, os tratamento capilares com queratina servem para deixar o cabelo:

  • Mais liso;
  • Brilhante;
  • Forte e saudável;
  • Mais fácil de desembaraçar.

De fato, a selagem capilar ajuda a reestruturar os fios danificados, o que é ótimo para cabelos expostos frequentemente ao calor ou a produtos químicos como os alisantes e as tinturas de cabelo.

Além disso, o cabelo fica mais hidratado, com menos frizz. O objetivo do tratamento não é alisar nem reduzir volume. Quando isso ocorre, existe uma grande chance de ter outros componentes na fórmula a base de formol ou derivados, que além de danificarem os fios, fazem mal à saúde. O efeito de “liso” que ocorre é pela redução do frizz.

Como fazer

A selagem pode ser feita em casa ou em um salão de beleza. Mas de qualquer forma, é importante seguir todos os cuidados indicados no rótulo do produto utilizado.

Basicamente, selar o cabelo significa aplicar um produto contendo queratina e, em seguida, aplicar calor nos fios para fechar as cutículas. O passo a passo é o seguinte:

  Continua Depois da Publicidade  

1. Lave o cabelo

lavando o cabelo

A primeira etapa consiste em lavar o cabelo com um shampoo anti-resíduo. Isso serve para remover toda a sujeira e abrir as cutículas dos fios, para que o produto aplicado posteriormente seja mais eficaz. 

Depois de esfregar bem o shampoo, enxague o cabelo normalmente e seque superficialmente com uma toalha, apenas para retirar o excesso de água.

2. Aplique o produto

Existem vários produtos disponíveis para fazer a selagem capilar que já contém a proporção correta de componentes. Em geral, um bom selante capilar deve conter compostos como hidratantes, vitaminas, protetor térmico e, é claro, a queratina.

Para preparar sua própria mistura para selar o cabelo, é possível misturar 3 colheres de sopa de máscara de reconstrução capilar, 1 colher de sopa de queratina líquida e 1 ampola de sérum capilar de sua preferência. Mas geralmente, é mais seguro fazer a selagem capilar com um produto pronto do que se arriscar com a mistura própria. Isso porque colocar muita queratina no cabelo pode endurecer o fio, aumentando o risco de quebra e queda de cabelo.

Depois de fazer sua escolha, é importante aplicar o produto escolhido mecha por mecha nos cabelos ainda úmidos. 

3. Seque, escove e faça uma chapinha

secar o cabelo

O calor emitido pelo secador e pela chapinha é essencial para selar as cutículas e potencializar a ação da queratina.

  Continua Depois da Publicidade  

Primeiramente, confira se o produto que você usou já oferece proteção térmica. Se não for o caso, é preciso aplicar um protetor térmico antes da secagem. 

Em seguida, seque bem os fios e aproveite para escovar os cabelos. Depois disso, comece a passar a prancha no cabelo, mecha por mecha.

Assim que terminar essas etapas, você deve deixar o produto agir por 30 minutos. Vale lembrar que cada produto pode ter um tempo de ação diferente. Por isso, veja as instruções no rótulo para evitar danos aos cabelos.

4. Lave e seque o cabelo novamente

Depois de deixar o produto agir e o cabelo esfriar, é hora de lavar o cabelo mais uma vez. Dessa vez, você pode deixar o cabelo secar naturalmente ou usar um secador, mas não esqueça de aplicar um protetor térmico antes. 

Cuidados

Embora seja uma proteína natural, existem produtos à base de queratina que apresentam outros ingredientes em sua composição. 

  Continua Depois da Publicidade  

Alguns produtos usados no tratamento com queratina contém formaldeído ou formol, que é uma substância muito nociva à saúde. Apesar de ter um poder de alisamento excepcional, o formaldeído aumenta o risco de desenvolver câncer e pode causar efeitos colaterais como sintomas de reações alérgicas, irritação ou queimaduras no couro cabeludo, dor de cabeça, náusea e dificuldade para respirar.

Assim, é importante ler o rótulo ou perguntar ao seu cabeleireiro se o produto aplicado nos fios é livre de formol. Além disso, mulheres grávidas e pessoas com alergias respiratórias devem sempre se certificar com um médico sobre os tratamentos capilares considerados seguros.

O excesso de queratina também pode provocar um efeito oposto e danificar os fios. Na suspeita que isso possa estar ocorrendo, o indicado é fazer algumas lavagens com xampus antirresíduos e aplicar óleos vegetais em todo o comprimento dos fios.

Dicas para a selagem durar mais tempo

mulher com cabelo brilhante

A selagem capilar pode durar até 3 meses, desde que você tome as seguintes precauções:

  • Espere 3 ou 4 dias antes de lavar o cabelo pela primeira vez após a selagem;
  • Evite usar shampoo de limpeza profunda após o tratamento;
  • Lave o cabelo apenas 3 ou 4 vezes por semana;
  • Evite nadar no mar ou na piscina, pois a água salgada ou clorada pode reduzir a vida útil da selagem.

Nada impede que você lave o cabelo quando bem entender, mas isso vai fazer com que os efeitos da selagem capilar durem menos tempo.

  Continua Depois da Publicidade  

Fontes e referências adicionais

Você já fez selagem capilar? O procedimento foi feito no salão de beleza ou em casa? Gostou dos resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Dra. Alessandra Drummond

Dra. Alessandra Drummond é médica dermatologista, graduada em medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós graduada em dermatologia no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay. Felowship no Hospital Arcispedale Santa Maria Nueva, Reggio Emília, Itália. Tem diversas publicações em revistas científicas indexadas, participa constantemente de congressos e conferências nacionais e internacionais, na área da dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiatria. Para mais informações, entre em contato com ela no seu site.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário