Suco de Aloe Vera Emagrece?

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Quem não deseja perder aqueles quilinhos a mais que tanto incomodam? Diversas alternativas são oferecidas pela indústria para proporcionar uma perda de peso eficiente, mas os alimentos naturais são muito recomendados para serem utilizados com prioridade sobre esses industrializados. Será mesmo que esses produtos podem ser consumidos sem quaisquer preocupações?

Eles podem posteriormente resultar em impactos extremamente negativos à sua saúde, então é fundamental que todas as possibilidades sejam avaliadas para evitar prejuízos à sua saúde. Quando falamos em emagrecer, devemos testar todas as alternativas, para que assim possam ser reconhecidos os melhores recursos para intensificar a queima de calorias.

Às vezes buscamos opções de difícil acesso e pouco naturais, o que muitas vezes resulta em arrependimentos, pois devemos sempre priorizar as substâncias naturais e benéficas ao nosso organismo. É exatamente por isso que iremos analisar a afirmativa de que o suco de Aloe Vera emagrece. Podemos admitir que é um produto natural e que pode oferecer diversos benefícios, mas será mesmo que podemos nos sentir livres de futuras consequências? Vamos explorar as propriedades dessa planta para buscarmos seus pontos positivos e negativos para reconhecermos se é possível emagrecer de forma saudável tomando-o.

O que é a Aloe Vera?

A planta é de origem africana e também pode ser encontrada pelo nome de babosa. Ela é muito conhecida por seus efeitos positivos quando presente em loções e hidratantes para prevenções contra os efeitos da luz do sol. Ela se assemelha ao cacto e seus benefícios estão concentrados em um gel que pode ser extraído de suas folhas. Há duas partes da Aloe Vera que são utilizados, o gel que pode ser adquirido no centro da planta e o látex que nada mais é que a camada amarelada que fica logo abaixo da pele da folha.

A Aloe Vera é formada 96% de água e 4% de carboidratos, o que justifica seu poderoso efeito de penetração nos tecidos. Essa planta possui princípios ativos e a sua eficiência é comprovada pela vasta quantidade de substâncias funcionais em sua estrutura. A Aloe Vera é fonte de vitamina A, C e vitaminas de complexo B.

Como a Aloe Vera pode ser utilizada?

A Aloe Vera pode ser consumida via oral ou pode ser aplicada diretamente sobre a pele. Normalmente a Aloe Vera em gel é ingerida para auxiliar tratamentos de osteoartrite, doenças intestinais como a colite ulcerativa, febre, alergias e inflamações. Ela pode ser utilizada para auxiliar na redução de impactos de úlceras estomacais, diabetes, asma e ate redução de efeitos colaterais de tratamentos com radiação.

Diz-se que suco de Aloe Vera emagrece, mas seu uso é muito mais comum e recomendado para tratar de queimaduras de diferentes graus, psoríase e até herpes. A ciência aprova esse uso após os resultados de pesquisas provarem que o gel de Aloe Vera pode ser capaz de aumentar a circulação nos vasos sanguíneos na pele, assim combatendo bactérias. Há estudos que afirmam que o gel da planta pode acelerar a cicatrização de feridas, mas em contra partida há outras pesquisas que induzem a reconhecer que o uso do gel pode retardar a cicatrização.

Diversas pessoas utilizam o látex de Aloe Vera por via oral e ingerem grandes doses. Essa forma é consumida para auxiliar no tratamento de problemas de visão, asma, resfriados, atrasos de períodos menstruais, depressão, diabetes, esclerose múltipla, hemorroidas, varizes, bursite, artrose, epilepsia e até glaucoma. Essa eficácia também não é completamente comprovada, muito pelo contrário, seu uso excessivo pode ser preocupante, pois o látex contém substâncias químicas que podem induzir ao câncer, além de prejudicar a saúde de seus rins e muitas vezes levando a casos fatais.

Emagrecimento

A pergunta que não quer calar é se o suco de Aloe Vera emagrece. As respostas são bem contraditórias, então é importante analisar e sempre priorizar o seu bem estar e sua saúde. Podemos encontrar diversos produtos com promessas de perda de peso com vínculos diretos com a planta, mas podemos reconhecer que essa é uma estratégia muito bem administrada para cativar consumidores.

Os reais resultados de pesquisas nos provam o oposto. Os testes feitos referentes à perda de peso utilizaram animais como referência. Entre humanos, já podemos analisar diversos comportamentos diferentes de organismos e principalmente metabolismos, por que utilizar resultados de perda de gordura abdominal em um rato? É exatamente essa a questão, há diversas particularidades que não foram priorizadas, assim, não podemos confirmar a afirmação de que o suco de Aloe Vera emagrece.

A perda de peso com o suco de Aloe Vera não é saudável, pois é consequência dos efeitos colaterais do consumo da planta em excesso. A perda de peso mais comum é devido à fadiga muscular, assim reduzindo a saúde de seus músculos, os quais são fundamentais para um funcionamento adequado de metabolismo basal para emagrecer. É uma ilusão acreditar que o suco de Aloe Vera emagrece, pois você apenas perderá líquidos, reduzirá drasticamente os níveis de açúcar no sangue, se desidratará e comprometerá toda sua saúde atual e posteriormente.

Benefícios

O látex da Aloe Vera possui substâncias particulares que podem contribuir com efeito laxativo, o que auxiliar na eliminação de toxinas desnecessárias ao organismo e reduzir a retenção de líquidos.

Estudos ainda em andamento buscam provar que o gel da Aloe Vera pode auxiliar na cicatrização de feridas a partir da circulação de sangue na região a ser tratada e previne a morte das células próximas à ferida.

O gel da Aloe Vera pode ser aplicado sobre feridas na pele e herpes labiais. Afirma-se que a utilização do gel em tratamentos para herpes pode reduzir os incômodos e as feridas no canto da boca.

O gel também pode ser utilizado como aliado em um tratamento de psoríase, mas sua ação limita-a apenas a reduzir a gravidade e as placas aparentes. Os benefícios para esse tratamento não são muitos, pois ele não contribui para a maioria dos sintomas, inclusive a aparência avermelhada.

Contraindicações

Há relatos de que o consumo de Aloe Vera durante a gestação pode ocasionar abortos, então o suco de Aloe Vera não pode ser consumido por gestantes. Mulheres em fase de amamentação não devem consumir o suco, pois pode comprometer a qualidade do leite materno. O consumo via oral é contra indicado para ambos os casos.

Estudos afirmam que o consumo do suco de Aloe Vera pode reduzir os níveis de açúcar na corrente sanguínea, então se você possui diabetes, é fundamental que controle os índices glicêmicos para que não ocorra hipoglicemia. Atente para o consumo do suco, caso esteja em um tratamento com outros remédios para reduzir o nível de açúcar no sangue.

Crianças com idade inferior a 12 anos não devem ingerir o suco de Aloe Vera, pois podem sentir cólicas, dores abdominais e diarreia.

Pessoas com colite ulcerativa, doenças intestinais como a doença de Crohn não devem consumir o suco de Aloe Vera, pois ela poderá ocasionar irritações intestinais.

Pessoas com hemorroidas não devem consumir o suco, pois as reações e desconfortos podem se intensificar.

Recomenda-se suspender o consumo de Aloe Vera em caso de cirurgias, pois a planta pode contribuir negativamente para coagulação do sangue, o que pode resultar em sangramentos durante o procedimento cirúrgico. Indica-se interromper a ingestão pelo menos 15 dias antes da submissão ao procedimento.

Efeitos colaterais

O consumo do látex de Aloe Vera pode reduzir os efeitos de prisão de ventre, mas pode causar diarreia, principalmente se consumido em excesso, além de ocasionar problemas nos rins, redução de Potássio, fadiga muscular, distúrbios cardíacos e sangramentos na urina.

O consumo incorreto do suco e Aloe Vera pode resultar em dores estomacais e cólicas.

Consumir dosagens como 1 grama por dia de Aloe Vera por um longo período de tempo pode levar a casos fatais.

Beber o suco de Aloe Vera pode ocasionar desidratação e desequilíbrio eletrolítico no organismo.

Modo de preparo

Afirma-se que se o suco for preparado de forma incorreta, seus efeitos poderão estar comprometidos, então busque seguir as instruções e assim preparar o suco de Aloe Vera da forma que melhor influenciará seu organismo.

  • Colha ou compre as folhas de Aloe Vera.
  • Com o auxilio de uma faca lisa, descasque cuidadosamente.
  • Retire a camada de cor amarelada que você encontrará após retirar a casca e elimine juntamente.
  • Avalie se retirou toda a casca e toda camada amarelada, assim armazenando apenas o gel encontrado no interior da planta.
  • Atente para a retirada completa dessa camada de cor amarelada, pois em caso de ingestão do suco de Aloe Vera com essa camada, você poderá sentir alguns desconfortos abdominais.
  • Com o auxilio de uma colher, busque colher em média duas a três colheres de sopa do gel de Aloe Vera.
  • Transfira o gel retirado para o liquidificador.
  • Acrescente um copo médio de suco de alguma fruta cítrica, poderíamos indicar o suco de laranja.
  • Deixe que o liquidificador misture até conquistar uma coloração e consistência homogênea.
  • Transfira a mistura para um copo e sirva em seguida.

Atenção:

Você pode preparar todo o suco consumido durante o dia de uma vez só, mas não é recomendável armazenar o gel separado do suco, pois o armazenamento poderá resultar na oxidação e perda de nutrientes fundamentais da planta. Logo, prepare seu suco diário logo pela manhã, mas jamais deixe o gel exposto de forma isolada e então consuma tardiamente.

Alimentação equilibrada

O suco de Aloe Vera emagrece se você optar por uma dieta equilibrada, mas para que os resultados sejam ainda mais evidentes, é fundamental que você adote uma alimentação regular e equilibrada, já que o efeito emagrecedor não está completamente provado.

Os nutrientes de alimentos das refeições podem proporcionar uma perda de peso mais eficiente e você se manterá alimentado sem maiores sacrifícios durante todo o dia. Lembrando que os alimentos com poder termogênico podem elevar a temperatura de seu corpo e manter seu metabolismo ativo, assim queimando gorduras durante todo o dia.

Exercícios físicos

Você poderá emagrecer com o suco de Aloe Vera, mas reconheça que o consumo não pode ser frequente e a longo prazo. Beba o suco de forma eventual e atente, se você escolher conciliar exercícios físicos com sua dieta, então seus resultados serão conquistados com mais rapidez e qualidade.

Você acha que, para você, o suco de Aloe Vera emagrece? Quais foram os seus resultados? Sentiu algum efeito colateral? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (24 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “Suco de Aloe Vera Emagrece?”