Laxante emagrece? Ajuda a emagrecer de alguma forma?

Especialista da área:
atualizado em 08/03/2021

Laxante é um medicamento que pode rapidamente limpar o intestino e aliviar a prisão de ventre, fazendo a barriga parecer menos inchada. Assim, algumas pessoas acreditam que laxante emagrece e os utilizam como forma de perder peso.

  Continua Depois da Publicidade  

No entanto, o uso abusivo de laxantes para perda de peso pode danificar severamente seu trato gastrointestinal e causar efeitos colaterais a longo prazo, podendo até mesmo levar ao vício.

Laxantes

homem com laxante

Existem muitos tipos de laxantes, sendo os “formadores de volume” e “laxantes estimulantes” os mais utilizados.

Os laxantes formadores de volume levam água até as fezes para criar fezes maiores e macias, as quais causam a sensação de precisar ir ao banheiro.

Já os laxantes estimulantes são mais severos, uma vez que causam maiores danos por causa do modo que fazem os intestinos contraírem.

Laxantes não eliminam calorias

Embora, em um primeiro momento, o laxante possa auxiliar na perda de peso a partir da eliminação do alimento, é importante saber que o organismo ainda irá absorver a maior parte das calorias

Portanto, isso não significa que o laxante emagrece e é um passe livre para comer o que quiser. O que ocorre é a falsa impressão de emagrecimento, por isso não se deixe enganar pelo efeito ilusório, o qual pode resultar em uma série de danos para a saúde.

Como o uso de laxante emagrece?

A sensação de bem estar após o uso de laxantes normalmente está associado a perda de água e líquidos. Desse modo, após ingerir a quantidade de líquido eliminada pelo uso do laxante o peso irá retornar.

Portanto, os laxantes têm pouco efeito na eliminação de calorias e, consequentemente, efeito nenhum em perdas reais de peso. Isso ocorre porque o alvo dos laxantes é o intestino, enquanto a absorção de calorias acontece em partes anteriores do sistema digestivo.

Efeitos colaterais causados por laxantes para emagrecer

mulher com cólica

Pode ocasionar cólicas e diarreia

Laxantes podem causar dores abdominais, e mesmo após a ingestão do medicamento a sensação de mal-estar pode permanecer.

  Continua Depois da Publicidade  

É importante lembrar que laxantes são remédios para quem está com o intestino preso e, portanto, sua utilização somente é recomendada para essa situação.

Causa desidratação

O uso abusivo de laxantes causa grande perda de água através da diarreia e, portanto, o funcionamento do organismo é afetado.

Dessa forma, o organismo desidratado pode levar a dores de cabeça, cãibras, desequilíbrio eletrolítico, dentre outras desordens.

Prejudica a absorção de nutrientes e medicamentos

Outro fator preocupante atribuído ao uso de laxantes é a perda de vitaminas dos alimentos, que são eliminadas de forma não natural pelo organismo. Portanto, o uso de laxante pode reduzir a capacidade do corpo de absorver nutrientes necessários à saúde.

Além disso, usar laxantes para emagrecer pode levar à uma gravidez indesejada, uma vez que pode prejudicar a absorção de hormônios da pílula.

Leva à perda de potássio

O príncipio ativo utilizado na maioria dos laxantes é o fosfato de sódio, que faz com que o organismo perca potássio. Dessa forma, esse fato pode acarretar problemas para os rins e também para o coração.

Fatos importantes em relação ao uso de laxantes para emagrecer

mulher com diarreia

É purgante

Não se engane achando que usar laxantes é uma forma “natural” para emagrecer. Expulsar a comida do seu corpo dessa forma pode ser considerado uma forma de bulimia.

Portanto, é importante que você saiba um pouco sobre a bulimia e seus perigos, e pense duas vezes antes de optar por usar laxantes para emagrecer.

  Continua Depois da Publicidade  

Você pode ficar viciado

Tomar laxante demasiadamente pode viciar o intestino. Isso ocorre a medida que quantidades maiores acabam sendo necessárias para ter efeito, uma vez que o organismo adquire tolerância.

Nesse sentido, a primeira coisa que acontece é a perda de líquidos, que pode ser seguido por períodos de retenção de líquidos e inchaço. Isso leva o usuário a querer perder mais peso, e então a tomar cada vez mais laxante.

Em casos extremos você poderá ter seu cólon removido

Em casos extremos de uso abusivo de laxante é possível que o indivíduo precise passar por cirurgia de remoção de cólon.

Isso ocorre porque a utilização de laxante em excesso pode ocasionar uma constipação problemática, que pode resultar na “inércia do cólon”. Dessa forma, a cirurgia acaba sendo necessária para reduzir o comprimento do intestino.

Laxantes naturais para emagrecer

chá de ervas para emagrecer

O uso de laxante natural para emagrecer, como chá de ervas, ou ingerir alimentos ricos em fibras, pode no mínimo causar desconforto e não causará perda significativa de peso.

Nesse sentido, é importante lembrar que o uso excessivo de qualquer alimento ou medicamento pode ser prejudicial ao organismo. Optar por laxantes naturais em situações necessárias é uma boa alternativa, no entanto é sempre aconselhável buscar orientação médica.

Considerações finais

Praticar exercícios e ingerir alimentos saudáveis são as melhores e mais eficientes formas para perder peso. No entanto muitas pessoas buscam resultados imediatos e optam por tomar medicamentos, como por exemplo laxantes.

No entanto, tentar emagrecer com laxante acarreta várias consequências desagradáveis ao organismo, podendo até resultar em morte em casos extremos.

Assista ao vídeo abaixo da nossa nutricionista ensinando a fazer um suco laxante natural.

Fontes e referências adicionais

Já passou pela sua cabeça tomar laxante para emagrecer? Conhece alguém que tenha o utilizado com esse propósito? Quais foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (56 votos, média 4,05)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

2 comentários em “Laxante emagrece? Ajuda a emagrecer de alguma forma?”

  1. Mesmo sendo claro que o laxante não vai fazer noinguém emagrecer e sim apenas esvaziar o estômago, em dieta e regime eu notei que mesmo comendo a mesma quantidade todos os dias eu comecei a ir menos no banheiro, imagino que de certa forma meu organismo diminuiu a quantidade de fezes evacuadas para aproveitar mais as calorias que podiam está sendo desperdiçadas na mesma, imagino que o laxante faça com que o organismo não tenha mais essa solução e ajude perder peso com mais velocidade no caso de quem faz regime.

    Responder