Suco de Maxixe Emagrece? Para Que Serve e Receitas

Especialista:
atualizado em 23/12/2019

O maxixe é uma hortaliça que serve como fonte de diversos nutrientes que são importantes para o funcionamento adequado do nosso organismo. A lista inclui: fibras, cálcio, fósforo, manganês, magnésio, ferro, potássio, zinco, vitamina B1 e vitamina C, de acordo com informações da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), replicadas pelo site Tabela Nutricional.

O alimento pode ser utilizado em receitas de saladas, refogados, tortas e picles, por exemplo. Entretanto, vamos falar abaixo a respeito de uma bebida que é preparada com o vegetal – o suco de maxixe.

Será que o suco de maxixe emagrece?

Existem relatos de que o suco de maxixe emagrece, ou melhor, que contribui com o processo de emagrecimento, causando uma maior saciedade ao organismo, algo que colabora com o controle do apetite.

No entanto, não há uma explicação convincente de como o maxixe emagrece e nem dados a respeito de pesquisas que possam basear tal informação.

O que sabemos é que o maxixe é uma hortaliça que apresenta uma quantidade baixa de calorias – uma unidade média do vegetal carrega somente 3,64 calorias. Se levarmos em conta que o suco será preparado com somente com dois maxixes médios e água, sem a adição de açúcar, teremos uma bebida de apenas 7,28 calorias.

Assim, se ela aparecer as refeições no lugar de bebidas de costumam ser ricas em açúcar e calorias, como refrigerantes, sucos artificiais, cafés cremosos, achocolatados e milkshakes, por exemplo, poderemos ter uma diminuição significativa no consumo de calorias, o que é útil para o processo de emagrecimento.

Por outro lado, nos casos em que o suco de maxixe leva outros ingredientes – como 200 ml de suco de laranja natural e uma maçã pequena, além de uma unidade média de maxixe – o teor calórico da bebida fica bem mais alto: é de aproximadamente 152,5 calorias.

No entanto, mesmo essa bebida mostra-se mais vantajosa que as citadas no parágrafo anterior porque, ao contrário delas, traz ingredientes nutritivos.

Mas atenção: os valores calóricos foram estimados, não tendo passado por algum tipo de análise das bebidas para que haja a confirmação. Além disso, o valor pode variar conforme o tipo de produto utilizado nas receitas.

Portanto, ao preparar a sua, cheque a tabela nutricional dos ingredientes para confirmar o seu teor calórico. E se comprar o suco natural já pronto, pergunte ao seu fornecedor quais são os valores nutricionais da bebida.

De qualquer forma, o que podemos afirmar é que não é verdade que o suco de maxixe emagrece magicamente, ainda que possa ser útil neste sentido. E não tem jeito: para quem deseja ou precisa perder peso, é fundamental que toda a dieta seja saudável, nutritiva, equilibrada e controlada.

Até porque não dá para esperar emagrecer tomando suco de maxixe, porém, ao mesmo tempo, comer cinco pedaços de pizza, um pacote de biscoitos de chocolate ou um x-tudo, não é mesmo?

Para que serve o suco de maxixe

Também existem relatos de que o suco de maxixe auxilia a diminuição da glicemia (que é a quantidade de glicose encontrada no sangue), beneficiando o quadro de diabetes.

Entretanto, vale alertar que ainda não existem pesquisas que comprovem a eficácia da bebida neste sentido. Portanto, se você possui a diabetes, converse com o médico responsável pelo seu tratamento antes de usar o suco de maxixe para auxiliar e jamais deixe de seguir o que ele já indicou, substituindo um tratamento completo pela simples ingestão do suco de maxixe.

Outro ponto da bebida que merece destaque é o teor de vitamina C encontrado na hortaliça – segundo a TACO, uma porção de 100 g do alimento apresenta 9,6 mg do nutriente, o que corresponde a 21% do valor diário da vitamina que uma pessoa deve ingerir, com base em uma dieta de 2 mil calorias.

E por que isso é uma boa vantagem? Segundo informações do Centro Médico da Universidade de Maryland, a vitamina C é necessária para o crescimento e a reparação dos tecidos de todas as partes do corpo e ajuda a produzir o colágeno, uma proteína utilizada na formação da pele, da cartilagem, dos tendões, dos ligamentos e dos vasos sanguíneos.

De acordo com a instituição, o nutriente ainda é requerido para o processo de cura de feridas, para a absorção de ferro por parte do organismo e para a reparação e manutenção dos ossos e dentes, completou o Centro Médico da instituição de ensino.

Receitas de suco de maxixe

1. Suco natural de maxixe

Ingredientes: 

  • 2 maxixes médios;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem os maxixes e raspar levemente a sua casca;
  2. Cortar os maxixes em pedaços e colocar no liquidificador juntamente com a água;
  3. Bater e servir imediatamente.

2. Suco de maxixe com maçã e laranja

Ingredientes:

  • 1 maxixe médio sem casca cortado em pedaços;
  • 1 maçã pequena picadinha;
  • 1 copo de 200 ml de suco de laranja natural.

Modo de preparo:

  1. Lavar bem o maxixe e a maçã;
  2. Levá-los ao liquidificador juntamente com o suco de laranja e bater. Servir-se imediatamente.

É importante tomar o suco natural de maxixe imediatamente depois do seu preparo porque a bebida pode perder logo as suas propriedades nutricionais e, portanto, os seus benefícios. O chamado processo de oxidação, que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz, pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo. Para aproveitar o máximo do valor nutricional, o melhor é preparar o suco com alimentos frescos.

Você conhece alguém que tenha esse hábito e afirme que tomar suco de maxixe emagrece? Tem curiosidade de experimentar essa bebida e seus benefícios? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “Suco de Maxixe Emagrece? Para Que Serve e Receitas”

  1. Eu adoro tomar tomar suco de maxixe… sempre que eu consigo colher na minha horta faço suco. amo maxixe.