Supino reto com halteres – Como fazer e erros comuns

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O supino reto com halteres é um exercício bastante eficaz para desenvolver o peitoral.

Ele permite mais amplitude de movimento do que o supino reto com barra. Assim, mesmo usando menos carga do que com a barra, os halteres garantem uma boa ativação muscular.

Justamente por ter um peso em cada mão, os músculos de cada lado do corpo devem trabalhar igualmente mas de forma isolada, o que faz do supino com halteres um exercício unilateral. Já na barra, pode ser que um lado trabalhe mais que o outro, sem que você perceba. É por isso que a versão do exercício com halteres pode ajudar a evitar assimetrias musculares. Nesse sentido, se você tem um lado com músculos mais fortes do que o outro, veja como corrigir a assimetria muscular.

Aliás, o supino com halteres é uma boa opção para quem não pode treinar com carga maior devido a dores ou lesões nas articulações, por exemplo.

Além do peitoral, o exercício também trabalha músculos como o deltóide anterior e o tríceps braquial. Além disso, o uso de halteres faz você melhorar o equilíbrio e trabalhar músculos estabilizadores da coluna e dos ombros. 

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Certamente, incluir o supino reto com halteres na sua rotina de treinos pode aumentar a sua força e melhorar seu desempenho em atividades como natação e levantamento de peso. 

Como fazer supino reto com halteres

Supino reto com halteres

Antes de mais nada, pegue os halteres que você vai usar e deixe-os próximos ao banco reto. Então, sente-se no banco, pegue os halteres e posicione-os sobre suas coxas. 

Agora, deite-se de barriga para cima e levante os braços segurando os halteres, que devem ficar alinhados com o seu peitoral. Deixe os pés apoiados no chão e mantenha cabeça, tronco e quadris sobre o banco. Considere esta a posição inicial.

Em seguida, desça os pesos enquanto dobra os braços em um ângulo de aproximadamente 90 graus. Se conseguir, você pode flexionar um pouco mais os braços para aumentar a amplitude de movimento. Mas só faça isso se não sentir dor.

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Por fim, volte à posição inicial e repita até finalizar a sua série. 

Erros comuns

Supino reto com halteres
É importante realizar o exercício e todos os seus movimentos da maneira mais correta

É preciso ter uma boa coordenação para realizar exercícios com halteres corretamente. Pensando nisso, veja os erros mais comuns que você vai querer evitar no seu supino. 

Elevar os ombros 

Você não deve retirar os ombros do banco em nenhum momento. Fazer isso pode te dar um impulso para levantar os halteres, mas também pode te causar uma lesão. Além disso, elevar os ombros diminui a eficácia do exercício. 

Sendo assim, mantenha as escápulas para trás durante todo o supino com halteres. Aliás, seu pescoço e seus glúteos também devem ficar encostados no banco reto o tempo todo.

Encostar os halteres no peito

Mesmo que seja breve, ao encostar os halteres no seu corpo durante as repetições, você acaba descansando os músculos. E isso pode prejudicar o seu ganho de massa muscular.

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Evite também apoiar os halteres sobre o peito enquanto descansa entre uma série e outra, já que esse hábito pode causar lesões, dependendo do peso utilizado. 

Usar halteres muito pesados

O uso de halteres muito pesados pode fazer com que você execute os movimentos incorretamente ou não atinja o seu potencial máximo.

Além de interferir na qualidade do exercício, exagerar na carga pode fazer você se desequilibrar ou se machucar.

Fazer o exercício muito rápido

Não faça o supino reto com halteres com pressa para terminar a série. Além de aumentar as chances de sofrer uma lesão, essa prática não gera tensão suficiente nos músculos para construir massa muscular.

Ou seja, se você fizer os movimentos muito rapidamente, seus esforços serão em vão. 

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Vale lembrar que qualquer dúvida sobre a execução do supino reto com halteres deve ser sanada com um professor de educação física. Esse cuidado com a execução correta é fundamental para ter músculos definidos sem comprometer a sua saúde com uma lesão.

Fontes e referências adicionais

Você costuma fazer o supino reto com barra ou com halteres? Já conhecia os benefícios de usar halteres? Comente abaixo!

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Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é Personal Trainer - CREF 1859 G/SE. Formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

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