Suplemento de ômega-3 pode atrasar o envelhecimento, segundo estudo

publicado em

De acordo com um estudo publicado na revista Nature Aging, consumir suplementos de ômega-3 de maneira regular pode retardar o envelhecimento em alguns meses.

Na pesquisa, pessoas idosas saudáveis tomaram um grama do ácido graxo diariamente, durante três anos. Os voluntários envelheceram dois ou três meses a menos do que as que tomaram placebo, conforme o comparativo de seus marcadores biológicos.

Ademais, ao ingerir também um suplemento diário de vitamina D e combiná-los com a prática de exercícios físicos regulares – ao menos três vezes por semana -, o resultado fica ainda melhor. Para os integrantes deste grupo, o envelhecimento biológico foi, em média, de três a quatro meses menor na comparação das mudanças de três anos em dois biomarcadores.

“Nós mesmos ingerimos suplementos de ômega-3 e vitamina D diariamente. Faço isso todas as manhãs, na hora do meu café. Não teria sentido não praticar aquilo que publicamos”, defende a biotecnologista Heike Bischoff-Ferrari, da Universidade de Basileia, na Suíça, em entrevista à revista Nature. A profissional e o gerocientista Seteve Howvath, da Alto Labs, assinam o artigo do estudo envolvendo os suplementos de ômega-3.

O envelhecimento biológico é medido ao nível molecular, o que significa que marcadores celulares mostram o funcionamento do organismo ideal para cada idade. O valor é apenas uma referência, já que pessoas da mesma idade cronológica podem envelhecer em ritmos diferentes, dependendo de seus hábitos.

Três a quatro meses de desaceleração em um intervalo de três anos pode parecer pouco, mas já tem algumas implicações significativas no organismo. Heike indica que pequenos atrasos no envelhecimento podem reduzir a prevalência de doenças relacionadas à idade, por exemplo.

A pesquisa mostrou que os efeitos positivos do ômega-3 foram notadas 10% nas quedas dos idosos e 13# nos casos de infecções. Já com a combinação com vitamina D e exercícios, notou-se a diminuição no risco de aparecimento de cânceres invasivos em 61%.

Como foi feito o estudo

Foram usados dados do estudo DO-HEALTH, que se aprofundava nos efeitos de suplementos e exercícios em pessoas mais velhas. Ele foi realizado de 2012 a 2014, em cinco países europeus. Foram analisados os dados de mais de 700 voluntários com 70 anos ou mais, que foram divididos em grupos que receberam placebo, placebo, vitamina D, praticaram exercícios ou a combinação desses tratamentos.

Foram coletadas amostras de sangue no início e no fim do estudo. Elas foram analisadas usando quatro relógios biológicos (marcadores do envelhecimento ideal de cada idade com base em alterações no DNA). Os voluntários também usaram múltiplos relógios, que mostravam sutis diferenças na capacidade de redução do envelhecimento – mas comprovou que em todos os critérios houve um atraso dos efeitos do envelhecimento na saúde.

Um dos relógios, o PhenoAge, mostrou que a combinação de ômega-3, vitamina D e exercícios reduziu o envelhecimento biológico em até 3,8 meses. De maneira isolada, a gordura boa retardou o envelhecimento em três dos quatro relógios usados.

A dose diária de 1 grama de ômega-3 foi eficaz, mas os benefícios aumentaram com a adição de uma dose de 2.000UI de vitamina D e 30 minutos de exercícios físicos três vezes por semana.

No entanto, os pesquisadores alertaram que os resultados são preliminares. Portanto, ainda não está claro se a desaceleração do envelhecimento celular nos biomarcadores se traduz de fato em maior longevidade saudável.

Pesquisas anteriores já apontavam que o ômega-3, encontrado em peixes oleosos, nozes e sementes, poderia influenciar no envelhecimento, mas ainda não existiam dados que indicassem quais seriam esses benefícios em humanos.

Vale lembrar: não comece a tomar nenhum suplemento, vitamina ou medicamento sem consultar um médico.

Você consome as cápsulas de ômega-3 diariamente? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário