Suplemento GABA – Para Que Serve e Como Funciona

Especialista da área:
atualizado em 29/05/2021

O suplemento de GABA, ou ácido gama aminobutírico, vem ganhando espaço no mercado recentemente, e seus fabricantes afirmam que ele serve para regular diversas funções do organismo.

  Continua Depois da Publicidade  

Mas, como se trata de um suplemento ainda não muito conhecido, as dúvidas sobre o seu uso são comuns, como: Quais são os seus efeitos? Ele realmente funciona? 

Então, a seguir iremos responder a essas perguntas, e entender um pouco mais sobre essa substância tão importante para nosso corpo.

O que é GABA?

GABA é um aminoácido que funciona como um neurotransmissor no sistema nervoso central. Ele é considerado um neurotransmissor inibitório, ou seja, ele inibe certas atividades cerebrais, e por isso alguns profissionais afirmam que ele pode acalmar o cérebro.

Por isso, o GABA vem se tornando um suplemento bastante popular, além do fato de a substância não estar presente na maioria dos alimentos, sendo encontrado apenas em:

comprimidos brancos de gaba

Para que serve?

Vamos entender agora para que serve o GABA e como ele age no organismo:

1. Perda de peso

Um estudo realizado com animais, publicado no periódico Nature, demonstrou que o GABA pode ajudar a reduzir o acúmulo de gorduras. 

Isso pode significar, caso o mesmo efeito seja visto também em humanos, que aumentar a quantidade da substância no organismo pode ser uma boa estratégia para o tratamento da obesidade e do sobrepeso.

Entretanto, no estudo foi feita a suplementação com micro-organismos probióticos que produziam a substância no intestino, ao invés de utilizar o suplemento do neurotransmissor.

2. Ganho de massa muscular

Outro benefício do GABA é que ele pode aumentar a produção do hormônio do crescimento, melhorando assim a força muscular e a densidade óssea.

  Continua Depois da Publicidade  

Por isso, o uso do suplemento pode ajudar a melhorar a intensidade e a eficiência dos treinos, trazendo melhores resultados no ganho de massa e na definição corporal.

3. Melhora a qualidade do sono

Um estudo coreano demonstrou que o uso de suplementos de GABA pode ser um ótimo aliado no tratamento da insônia.

Nele os pesquisadores observaram que o uso de 300 mg de GABA melhora a eficiência e a qualidade do sono, sem, no entanto, trazer efeitos colaterais significativos. 

4. Alívio da ansiedade

A ansiedade é um problema causado, em alguns casos, pela excitação exagerada no cérebro, que não permite que o indivíduo descanse e relaxe, podendo causar até problemas relacionados à insônia. 

E, por atuar como um inibidor, o suplemento GABA pode acalmar o cérebro, regulando a atividade de neurônios e proporcionando uma sensação de relaxamento e diminuição da ansiedade e do estresse.

5. Pode melhorar a atenção

Em pessoas com Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o GABA pode ajudar a melhorar o foco e a atenção, tanto em crianças quanto em adolescentes e adultos.

Isso acontece porque os níveis desse neurotransmissor parecem estar diminuídos em pessoas com TDAH, como demonstrado em um estudo realizado por pesquisadores do The Johns Hopkins University School of Medicine.

Mas, assim como com qualquer medicamento ou suplemento, o GABA só deve ser usado em crianças e adolescentes sob a supervisão de um profissional especializado. Isso se deve ao fato de que o metabolismo de substâncias, assim como seu efeito, pode variar com a idade.

  Continua Depois da Publicidade  

6. Pode reduzir a inflamação

Outro efeito da suplementação de GABA é a sua ação anti-inflamatória, podendo assim contribuir para o tratamento de doenças autoimunes, como o lúpus e as artrites.

Efeitos colaterais e precauções

Apesar de ser uma substância considerada bastante segura, é preciso prestar atenção aos efeitos colaterais e tomar algumas precauções antes de iniciar o uso do suplemento GABA. 

São elas:

  • Mulheres que estejam grávidas ou em que estejam amamentando não devem utilizar o suplemento, salvo quando aconselhado por um médico;
  • O suplemento pode causar sonolência em algumas pessoas, principalmente naquelas que não têm dificuldades para dormir;
  • Tomar altas doses do suplemento GABA também pode trazer sérios prejuízos à saúde. Em vez de ajudar a diminuir a ansiedade, a substância acaba agravando o problema, além de causar vermelhidão e formigamento na pele;
  • Não existem ainda recomendações oficiais sobre o uso dos suplementos de GABA, e os estudos mostram resultados com diferentes dosagens. Assim, é importante consultar um profissional especializado para descobrir qual a dose adequada para cada caso.

Outros efeitos colaterais que podem ser causados pela ingestão dessa substância são problemas respiratórios e convulsões, embora a ocorrência seja rara. 

Dicas e cuidados

Apesar do GABA contribuir para a redução de peso, só a suplementação não é o suficiente para garantir esse efeito. Por isso, é importante manter uma rotina de exercícios físicos, além de uma dieta balanceada.

Outro ponto a ser levado em consideração é que o GABA contribui para que o indivíduo descanse e relaxe, mas ele não garante que ele irá pegar no sono rapidamente. Para isso, alguns cuidados são necessários, como:

  • Evitar o uso de celulares, computadores e televisão antes de dormir;
  • Diminuir ao máximo os estímulos sonoros e as luzes;
  • Evitar comidas pesadas em horários próximos à hora de ir para a cama.

Onde encontrar?

O suplemento GABA pode ser encontrado em lojas de suplementos ou sites especializados na internet. 

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia o suplemento GABA? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (333 votos, média 3,77)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

24 comentários em “Suplemento GABA – Para Que Serve e Como Funciona”

  1. Descobri que tenho tdha e utilizo o gaba. Para mim, foi fantástico; acalmou meus pensamentos, ansiedade diminuiu, foco , concentração.

    Responder
  2. Olá…tenho uma dúvida. Sou cantora, e nunca tomei nenhum suplemento ou gh, por medo de alteração de voz. Eu corro risco se ingerir o Gaba, já que atua como liberador do hormônio gh? Obrigada

    Responder
  3. Boa tarde conheço este produto , cheguei a usar quando o nome dele era ideolide gaba vitamina.isso foi em 1978 .foi muito bom eu era uma criança ansiosa nervosa foi aonde me ajudou, uma pergunta hoje posso tomar essa vitamina que hoje se chama gaba para perda de peso ainda pela idade aos 46 anos.

    Responder
  4. A verdade é uma só independente do suplemento. O importante é testar a dosagem e adequar ao seu organismo. Abs.

    Responder
  5. Eu nunca tinha ouvido falar, mas eu não sei se posso tomar pois tenho doença renal crônica, Nefropatia por IGA e faço tratamento conservador dos meus rins, tenho que evitar proteínas e alimentos com alto teor de potássio…Gostaria de obter mais informações sobre o produto.
    Obrigada.

    Responder
  6. Ola tudo bem ? eu tenho insonia ha algum tempo e depois de tomar varios tarjas pretas mesmo que pouquisso tempo, resolvi que não tomaria mais esses venenos e partiria para os naturais. Estou tomando melatonina 3mg por alguns meses e depois de varias tentativas, adicionei com a melatonina, o 5HTP. Agora estou dormindo melhor, mas acho que pode melhorar por isso estou com uma duvida: sera que posso adicionar junto com o Gaba a melatonina, vou recuperar minha vida ? obrigado obs. tomo varios outros suplementos – magnesio dimalato, zinco, calcio, vitaminas d3, b3, k2, b9

    Responder
    • Se você tomar o 5HTP em forma sublingual o efeito é melhor pra dormir. Eu tomo ele a noite 150 mg em capsula e 120 mg sublingual, e vou voltar a tomar melatonina pois tb ajuda muito a regular o sono e o magnésio dimalato também. Chá de alecrim também com camomila é muito bom pra ajudar a ter uma boa noite de sono.

      Responder
  7. Boa tarde queria saber a quantia certa do gaba de 400 mg . Estou tomando 2 cápsula 1 ao acorda e outra antes de dormi. Quero sabe o tempo que esse médica começa a fazer efeito

    Responder
  8. eu tomei 5g de gaba engordei 10 kg e meu ganho foi incrivel meu braço de 35cm foi para 44cm, e para ombro eu criei uma força excelente comecei com 20kg e cheguei á 100 kg em maquina.
    pra mim foi incrivel, é claro com uma boa alimentação e treinos pesados de 20 á 30 minutos por dia…

    Responder
  9. Estou tomando Gaba e tenho notado que realmente ela causa sonolência, mas vc não apaga, apenas fica sonolento, tento dormir mas meu cérebro não desliga completamente, será que é a dosagem que estou tomando? tomo 500 mg 30 minutos antes de dormir

    Responder
    • Olá Luciano. Rapaz, eu fiz algumas pesquisas e parece que realmente só o GABA nao é muito eficaz para pegar no sono. O seu melhor efeito é quando voce ja está dormindo, pois estimula a liberação de hormonios para o organismo, inclusive o GH que é o hormonio do crescimento.. É por isso que eu resolvi comprar junto com o GABA, a MELATONINA que é um indutor natural do sono. Creio que com o uso dos dois eu consigo atingir meu objetivo que é recuperar massa magra, pois estou a perder peso. experimente tomar melatonina que é mais eficaz para pegar no sono. abraços.

      Responder