Suplemento GABA: para que serve e como funciona

atualizado em

O suplemento de GABA, ou ácido gama aminobutírico, vem ganhando espaço no mercado recentemente, e seus fabricantes afirmam que ele serve para regular diversas funções do organismo.

Mas, como se trata de um suplemento ainda não muito conhecido, as dúvidas sobre o seu uso são comuns, como: Quais são os seus efeitos? Ele realmente funciona? 

Então, a seguir iremos responder a essas perguntas, e entender um pouco mais sobre essa substância tão importante para nosso corpo.

O que é GABA?

GABA é um aminoácido que funciona como um neurotransmissor no sistema nervoso central. Ele é considerado um neurotransmissor inibitório, ou seja, ele inibe certas atividades cerebrais, e por isso alguns profissionais afirmam que ele pode acalmar o cérebro.

Por isso, o GABA vem se tornando um suplemento bastante popular, além do fato de a substância não estar presente na maioria dos alimentos. Alguns alimentos que contêm GABA são:

  Continua Depois da Publicidade  

Para que serve?

Vamos entender agora para que serve o GABA e como ele age no organismo:

1. Perda de peso

Um estudo realizado com animais, publicado no periódico Nature, demonstrou que o GABA pode ajudar a reduzir o acúmulo de gorduras. 

Isso pode significar, caso o mesmo efeito seja visto também em humanos, que aumentar a quantidade da substância no organismo pode ser uma boa estratégia para o tratamento da obesidade e do sobrepeso.

Entretanto, no estudo foi feita a suplementação com micro-organismos probióticos que produziam a substância no intestino, ao invés de utilizar o suplemento do neurotransmissor.

  Continua Depois da Publicidade  
comprimidos brancos de gaba
GABA é um aminoácido que funciona como um neurotransmissor

2. Ganho de massa muscular

Outro benefício do GABA é que ele pode aumentar a produção do hormônio do crescimento (hGH), melhorando assim a força muscular e a densidade óssea.

Por isso, o uso do suplemento pode ajudar a melhorar a intensidade e a eficiência dos treinos, trazendo melhores resultados no ganho de massa e na definição corporal.

3. Melhora a qualidade do sono

Um estudo coreano demonstrou que o uso de suplementos de GABA pode ser um ótimo aliado no tratamento da insônia.

Nele os pesquisadores observaram que o uso de 300 mg de GABA melhora a eficiência e a qualidade do sono, sem, no entanto, trazer efeitos colaterais significativos. 

4. Alívio da ansiedade

A ansiedade é um problema causado, em alguns casos, pela excitação exagerada no cérebro, que não permite que o indivíduo descanse e relaxe, podendo causar até problemas relacionados à insônia. 

  Continua Depois da Publicidade  

E, por atuar como um inibidor, o suplemento GABA pode acalmar o cérebro, regulando a atividade de neurônios e proporcionando uma sensação de relaxamento e diminuição da ansiedade e do estresse.

5. Pode melhorar a atenção

Em pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), o GABA pode ajudar a melhorar o foco e a atenção, tanto em crianças quanto em adolescentes e adultos.

Isso acontece porque os níveis desse neurotransmissor parecem estar diminuídos em pessoas com TDAH, como demonstrado em um estudo realizado por pesquisadores do The Johns Hopkins University School of Medicine.

Mas, assim como com qualquer medicamento ou suplemento, o GABA só deve ser usado em crianças e adolescentes sob a supervisão de um profissional especializado. Isso se deve ao fato de que o metabolismo de substâncias, assim como seu efeito, pode variar com a idade.

6. Pode reduzir a inflamação

Outro efeito da suplementação de GABA é a sua ação anti-inflamatória, podendo assim contribuir para o tratamento de doenças autoimunes, como o lúpus e as artrites.

  Continua Depois da Publicidade  

Efeitos colaterais e precauções

Apesar de ser uma substância considerada bastante segura, é preciso prestar atenção aos efeitos colaterais e tomar algumas precauções antes de iniciar o uso do suplemento GABA. 

São elas:

  • Mulheres que estejam grávidas ou em que estejam amamentando não devem utilizar o suplemento, salvo quando aconselhado por um médico.
  • O suplemento pode causar sonolência em algumas pessoas, principalmente naquelas que não têm dificuldades para dormir.
  • Tomar altas doses do suplemento GABA também pode trazer sérios prejuízos à saúde. Em vez de ajudar a diminuir a ansiedade, a substância acaba agravando o problema, além de poder causar vermelhidão e formigamento na pele.
  • Não existem ainda recomendações oficiais sobre o uso dos suplementos de GABA, e os estudos mostram resultados com diferentes dosagens. Assim, é importante consultar um profissional especializado para descobrir qual a dose adequada para cada caso.

Outros efeitos colaterais que podem ser causados pela ingestão dessa substância são problemas respiratórios e convulsões, embora a ocorrência seja rara. 

Dicas e cuidados

Apesar do GABA contribuir para a redução de peso, só a suplementação não é o suficiente para garantir esse efeito. Por isso, é importante manter uma rotina de exercícios físicos, além de uma dieta balanceada.

Outro ponto a ser levado em consideração é que o GABA contribui para que o indivíduo descanse e relaxe, mas ele não garante que ele irá pegar no sono rapidamente. Para isso, alguns cuidados são necessários, como:

  • Evitar o uso de celulares, computadores e televisão antes de dormir.
  • Diminuir ao máximo os estímulos sonoros e as luzes.
  • Evitar comidas pesadas em horários próximos à hora de ir para a cama.

Onde encontrar?

O suplemento GABA pode ser encontrado em lojas de suplementos ou sites especializados na internet. 

Fontes e referências adicionais

Você já conhecia o suplemento GABA? Já utilizou ele para alguma dessas finalidades? Comente abaixo!

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

Deixe um comentário