Quitosana – Efeitos Colaterais e Cuidados

Especialista:
atualizado em 27/08/2015

Será que a tão consumida Quitosana causa efeitos colaterais? Quais cuidados são necessários ao utilizar o produto? Depois de ter sido fruto de estudo de pesquisadores japoneses, o polissacarídeo (grupo de carboidratos) que é extraído da carapaça de crustáceos como o camarão, a lagosta e o caranguejo e age como uma fibra, foi estudado também por pesquisadores brasileiros, mais precisamente acadêmicos do estado do Ceará, que realizaram experimentos com ela e a patentearam, dando-lhe o nome de Quitosana.

Utilizada para estimular o emagrecimento, tendo em vista que promove a sensação de saciedade no organismo e, por consequência, controla o apetite e evita a absorção de gorduras, a substância também oferece outros benefícios aos seres humanos como a redução dos níveis de colesterol, melhoria do trânsito intestinal, sua ação antimicrobiana, além de colaborar com a saúde da pele, cabelos, unhas e ossos.

Vendida em formato de cápsulas, em embalagens com 50 a 120 cápsulas, a Quitosana não é um produto milagroso que instantaneamente traz o corpo perfeito, de acordo com o que informou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Para obter bons resultados, ainda é necessário aliar a sua utilização à alimentação equilibrada, assim como manter uma boa regularidade na prática de exercícios físicos.

Efeitos colaterais da Quitosana 

Por mais que ofereça tantos benefícios ao organismo, também é verdade que a Quitosana traz algumas reações não tão desejadas por conta de seus efeitos colaterais. Partindo da ideia de que é sempre melhor conhecer o que determinado componente pode acarretar ao organismo antes de começar a consumi-lo, é importante que a gente fale sobre os possíveis efeitos colaterais trazidos da Quitosana.

Um deles é a ineficiência na absorção de minerais, que são fundamentais para o funcionamento em processos do corpo no dia a dia. Além disso, ao evitar a absorção de gorduras por parte do organismo, a Quitosana também pode impedir que as chamadas gorduras boas sejam absorvidas.

Essas gorduras são provenientes de ingredientes como azeite de oliva, abacate e castanhas e são essenciais para os seres humanos, tendo em vista que atuam no fortalecimento do sistema imunológico, na regulação da temperatura corporal, funcionando como isolante térmico, no fornecimento de energia aos músculos, na manutenção da elasticidade da pele e inclusive na promoção da sensação de saciedade.

Como se não bastasse, elas ainda contribuem com a absorção das vitaminas A, D, E e K e fornecem os ácidos graxos, que são associados a redução dos níveis do colesterol do mal – o LDL – e à proteção contra cardiovasculares.

Para as pessoas que sofrem com alergia a crustáceos, o componente pode causar reações alérgicas, que vão desde alterações na pele até problemas mais sérios como um choque anafilático, efeito colateral grave que gera chiado na respiração, inchaço na boca e/ou dificuldade na respiração.

Outra desvantagem da utilização da Quitosana é que ao ser ingerido por um período muito longo de tempo e em doses muito altas, ele pode alterar a flora intestinal e colaborar para o desenvolvimento de bactérias que causam prejuízos ao organismo.

Cuidados e precauções

É permitida a comercialização da Quitosana sem a necessidade de apresentar a receita médica. Entretanto, devido aos efeitos colaterais que o produto pode trazer, o ideal mesmo é fazer sua utilização tendo o acompanhamento e orientação de um médico de confiança. Dessa maneira, caso aconteça algum problema, o profissional poderá indicar como proceder ou se é preciso parar com o consumo do produto.

Devido à reação que a substância pode causar aos indivíduos alérgicos a crustáceos, como acabamos de ver no tópico anterior, a recomendação é que quem sofre com essa condição mantenha-se afastado do composto.

A Quitosana também não deve ser consumida por mulheres que estejam grávidas, crianças com até três anos de idade e mulheres que estejam no processo de amamentação de seus filhos pequenos.

Como tomar

Para garantir o bom funcionamento da Quitosana, além de seguir uma alimentação balanceada, também é necessário ingerir bastante água. A indicação é que a substância seja consumida de 15 a 30 minutos antes das principais refeições, como almoço e jantar.

Costumeiramente, a orientação é que o usuário tome entre 1 a 3 g do componente. Entretanto, a quantidade ideal para cada indivíduo só poderá ser idealmente determinada por um nutricionista ou nutrólogo.

Faz mais sentido tomar o produto justamente quando a sua próxima refeição tem mais gorduras. Se você vai tomar apenas um copo de leite desnatado, por exemplo, não faria nenhum sentido tomar quitosana antes. Por isso, a recomendação geralmente é para tomar antes do almoço e jantar.

Armazenamento 

Assim como acontece com toda espécie de medicamento ou suplemento, é importante ter um certo cuidado na maneira como ele é armazenado. Com a Quitosana isso não poderia ocorrer de outro modo, e a orientação é que ela seja mantida distante do alcance de crianças e que fique guardada em um ambiente fresco, seco e protegido contra o calor.

Você já experimentou a suplementação com Quitosana? Quais eram seus objetivos e quais foram os resultados? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (165 votos, média: 3,92 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

31 comentários em “Quitosana – Efeitos Colaterais e Cuidados”

  1. Estou tomando quitosana e estou me sentindo muito bem, bebo bastante água e consigo ir ao banheiro regularmente!