Suplementos ômega-3

Suplementos de Ômega 3 Têm Praticamente Nenhum Efeito na Saúde, Diz Estudo

Suplementos de ômega-3 têm sido amplamente divulgados como protetores contra ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) ou morte prematura, mas de acordo com um novo estudo da organização Cochrane, liderada pela Universidade de East Anglia, os suplementos oferecem pouco ou nenhum benefício para aqueles que os tomam.

As gorduras ômega-3 certamente são boas para você, porque são essenciais para nossa saúde. Os tipos ácido eicosapentaenóico (EPA) e ácido docosa-hexaenoico (DHA) são encontrados em peixes oleosos, como salmão e óleo de fígado de bacalhau, enquanto nozes e sementes possuem outro tipo de ômega-3, chamado ácido alfa-linolênico (ALA).

Mas a revisão, que combinou os resultados de 79 testes diferentes, envolvendo mais de 112 mil pessoas, descobriu que suplementos de ômega-3, como óleos de peixe, parecem não proteger o coração. Foram recrutados homens e mulheres da América do Norte, Europa, Austrália e Ásia. Alguns participantes eram saudáveis e outros tinham doenças que não foram especificadas.

Um grupo dos participantes foi designado a aumentar sua ingestão de gordura ômega-3 diariamente, enquanto outro grupo deveria manter sua quantidade habitual de gordura em sua dieta por um ano. Em seguida, eles foram avaliados em relação a doenças do coração e circulação.

Os resultados não mostraram diferença significativa nas taxas de mortalidade, com 8,8% das pessoas que tomaram ômega-3 morrendo em comparação com 9% das pessoas no grupo de controle. Também não houve diferença significativa nas taxas de ataques cardíacos ou derrames.

Lee Hooper, pesquisadora da Norwich Medical School da UEA, que liderou o estudo, disse que os resultados mostram que há poucas evidências de que os comprimidos de ômega-3 beneficiam o coração, ou reduzem o risco de morte por qualquer causa.

“Podemos confiar nesta revisão, que vai contra a crença popular de que os suplementos de ômega-3 de cadeia longa protegem o coração. A análise incluiu informações de milhares de pessoas durante longos períodos. Apesar de termos muitos dados, não encontramos efeitos de proteção”.

Segundo ela, é muito melhor incluir estes peixes em sua dieta do que tomar suplementos, porque não é apenas o ômega-3 que você está ingerindo. “Você também está adquirindo uma fonte de proteína que substitui algo em sua dieta, como gordura saturada, além de nutrientes selênio, ferro e vitamina D. Todos estes são nutrientes úteis”, disse ela.

Isso não quer dizer que o ômega-3 é inútil para tudo. Ele deve ser uma parte importante da nossa dieta, assim como muitas vitaminas e minerais.

Mas o que está se tornando cada vez mais claro é que, se você está procurando por uma pílula de suplemento mágica para fazer maravilhas para sua saúde física ou mental, provavelmente não encontrará uma.

Você toma ou já tomou alguma época suplementos de ômega-3 acreditando que eles trariam benefícios cardiovasculares? O que achou do resultado do estudo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 3,43 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)



ARTIGOS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Tomo a 3 anos, uma vez fui na cardiologista e ela me passou, pois meu ômega 3 era 27, ela disse que poderia ter um ataque a qualquer momento, depois que comecei a suprementacao subiu para 87, se proteger o coração eu não sei, mas sinto muito bem, tenho disposição para correr todos os dias, estou me sentindo ótima!

  2. O estudo só avaliou os efeitos do suplemento de ômega 3 para o coração, porém já li em vários lugares (até aqui no site) que o ômega 3 também é importante para o cérebro.
    Também ouvi dizer que no Brasil temos poucos alimentos com os 3 ácidos graxos do Omega 3, já que não temos peixes de águas frias e os vegetais não produzem todos os ácidos graxos.
    Mesmo assim é interessante observar esses estudos. Eu acho que assim como existe o lobby da indústria farmacêutica, também existe lobby na indústria de suplementos.
    O ideal seria que nossos médicos tivessem mais conhecimento para nós prescrever suplementos personalizados, baseados em nossos exames laboratoriais. Porém a grande verdade é que a maioria dos médicos não conhecem nada a respeito de suplementação e nutrição. E nós ficamos confusos com tantas informações diferentes

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*