Tática de 10 Minutos Para Fazer seu Cérebro Evitar Comidas Não Saudáveis

Um jogo que treina o cérebro para evitar que você coma alimentos não saudáveis, como bolos, biscoitos e chocolate, pode levar à perda de peso e reduzir a ingestão por mais de 200 calorias por dia, disseram cientistas.

Psicólogos da Universidade de Exeter mostraram que menos de dez minutos por dia de “treinamento cerebral” usando um jogo que tira a “recompensa mental” de alimentos açucarados e gordurosos reduz a ingestão de calorias.

O Food Trainer app, ou FoodT, da professora Natalia Lawrence, é gratuito e está sendo lançado esta semana em dispositivos Android.

O aplicativo é baseado em pesquisas da neurociência que sugerem que as pessoas estão mais inclinadas a escolher alimentos gordurosos e açucarados porque estes ativam o sistema de recompensa do cérebro, estimulando a liberação de dopamina e endorfinas, o que pode produzir sentimentos de prazer e fazer com que a pessoa deseje mais deles.

O jogo funciona ao mostrar imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis e o usuário tem que reagir clicando apenas nos alimentos saudáveis para marcar pontos. O simples ato de ignorar alimentos não saudáveis e estimular a resposta de recompensa a alimentos saudáveis é suficiente para treinar o cérebro em opções mais saudáveis, dizem os cientistas.

Um estudo de 83 adultos mostrou que as pessoas que jogaram o jogo on-line apenas quatro vezes em uma semana perderam peso e consumiram uma média de 220 kcal a menos por dia – o equivalente a um pão na chapa com manteiga.

“É muito emocionante ver que nosso treinamento simples e gratuito pode mudar os hábitos alimentares e ter um impacto positivo na vida de algumas pessoas”, disse Lawrence.

“Em uma época em que a comida não saudável é tão abundante e facilmente disponível e a obesidade é uma crise de saúde crescente mundialmente, precisamos projetar maneiras inovadoras para ajudar as pessoas a viverem de forma mais saudável.”

“Estamos otimistas de que a forma como este aplicativo é concebido vai realmente incentivar as pessoas a optar por alimentos saudáveis, como frutas e legumes, em vez de junk food.”

A gerente de estúdio Fiona Furness foi uma das primeiras pessoas a testar o jogo e perdeu 12,7 kg até agora, caindo de cerca de 70 kg para 57 kg. Furness, que já está em seus 50 anos, disse que os “quilos simplesmente foram indo embora. Os resultados foram notáveis”, disse ela.

“Eu costumava me sentir realmente culpada pelos meus maus hábitos de lanches. Eu costumava estar com press, e pegava algo rico em calorias e nada saudável – muitas vezes um pacote de batatas fritas. Era um ciclo vicioso.”

“Hoje em dia, eu escolho uma banana ou um bocado de amêndoas. Esse é o tipo de comida que eu desejo. Estou agora mais perto dos 55 kg – os quilos foram simplesmente indo embora ao longo de oito ou nove meses sem eu mesmo perceber.”

“A perda de peso não era na realidade o meu objetivo – eu me sinto mais jovem e mais enérgica. Talvez eu seja particularmente suscetível a este tipo de treinamento do cérebro, mas ele tem sido transformador para mim.”

Usuários do aplicativo, que idealmente devem usá-lo por alguns minutos por dia sem distrações, podem adaptá-lo para reduzir as compulsões por alimentos não saudáveis que sejam seu ponto fraco, bem como o álcool, mas não para reduzir o consumo de alimentos saudáveis, incluindo vegetais.

Os cientistas lançaram uma campanha de financiamento para arrecadar até 5.000 libras para desenvolver o aplicativo, que nesta semana foi disponibilizado para dispositivos Android, em um aplicativo que também pode ser usado em iPhones e iPads.

Confira o link para download do aplicativo FoodT para dispositivos Android aqui.

Você acredita que este simples joguinho pode realmente trazer resultados para a sua dieta? Vai experimentar baixar este aplicativo em seu celular? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário