Tomar água baixa pressão alta?

Especialista da área:
atualizado em 04/11/2021

Tomar água é fundamental para a vida. De fato, a falta de água no organismo pode causar um quadro de desidratação que traz muitas consequências negativas para a saúde, incluindo o acúmulo de sódio no sangue e a hipertensão.

  Continua Depois da Publicidade  

Na hipertensão, os vasos sanguíneos ficam mais estreitos e isso força o coração a trabalhar mais para bombear o sangue para o resto do corpo. Essa sobrecarga pode aumentar o risco de outros problemas de saúde, incluindo as doenças cardíacas.

Embora apenas tomar água não seja suficiente para baixar a pressão, é possível sim que o consumo de água em quantidades adequadas ajude a regular a pressão sanguínea. Entenda como a seguir.

Tomar água baixa pressão alta?

De forma indireta, tomar água pode contribuir para a redução da pressão alta. Certamente, beber água favorece o funcionamento dos rins. A hidratação ajuda a produzir e eliminar urina, equilibrando os eletrólitos e fluidos no organismo e regulando a pressão arterial.

Quando ingerimos menos água do que o nosso corpo precisa, aumentam os níveis de sódio, que é um dos fatores que influenciam a pressão. Dessa forma, quem tem pressão alta por causa do excesso de sódio no organismo pode se beneficiar da ingestão de bastante água, já que isso vai ajudar a eliminar o excesso de sal através da urina.

Outro efeito indireto do consumo de água na pressão alta é que isso pode promover a perda de peso em alguns casos. Isso porque, além do efeito diurético que ajuda a evitar a retenção de líquidos no corpo, a água quando ingerida no lugar de sucos ou outras bebidas calóricas, pode ajudar a emagrecer. Como a obesidade é um dos fatores de risco para a hipertensão, a água pode ajudar nesse cenário desde que também seja seguida uma dieta hipocalórica e saudável.

Como a desidratação afeta a pressão

A longo prazo, a desidratação pode afetar a pressão arterial de forma crônica. Alguns impactos negativos da falta de água sobre a pressão sanguínea incluem:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Espessamento do sangue;
  • Retenção de sódio e água no organismo;
  • Redução dos níveis de óxido nítrico e estreitamento dos vasos sanguíneos.

Quando persistem por bastante tempo, essas mudanças podem levar a um quadro crônico de pressão alta que pode requerer o tratamento medicamentoso.

Quanta água eu devo beber?

Água

A quantidade ideal de água que você deve tomar diariamente varia de acordo com o seu biotipo, peso corporal e condições climáticas do local onde vive. A recomendação padrão é beber 8 copos de água potável ou cerca de 2 litros por dia, mas já existem médicos que indicam consumir, em média, 35 mL por kg de peso corporal. Assim, uma pessoa com 60 kg, por exemplo, precisa tomar 2,1 litros de água todos os dias enquanto que alguém com 80 kg pode precisar de 2,8 litros.

Além disso, vale ressaltar o papel importante dos sais minerais presentes na água. De acordo com um estudo publicado em 2019 na revista científica Journal of the American Heart Association, a água que contém cálcio e magnésio adicionados pode ajudar a reduzir a pressão alta pois esses minerais ajudam a regular a pressão arterial.  

Isso foi observado em uma pesquisa realizada com água com salinidade alta que apresentava mais sódio do que a água potável comum. Mas ainda assim, os efeitos benéficos do cálcio e do magnésio parecem superar os prejuízos que o sódio poderia causar em relação à pressão sanguínea. Porém, os resultados ainda são preliminares e não é possível afirmar que a adição de cálcio e magnésio à água potável seria capaz de reduzir a pressão arterial de forma direta.

Por fim, apesar da relação entre a desidratação e o risco mais alto de hipertensão, tomar mais água do que o seu corpo precisa não vai resolver o problema. É importante que uma pessoa com hipertensão siga um estilo de vida saudável, que pode contar com uma dieta equilibrada com baixa ingestão de sal, manutenção de um peso corporal adequado, prática de atividades físicas e moderação no consumo de bebidas alcoólicas.

Fontes e referências adicionais

Você sabia que tomar água é essencial para o controle da pressão arterial? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário

1 comentário em “Tomar água baixa pressão alta?”