Tudo Sobre o Treino Mahamudra

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Seja para perder peso, seja para melhorar a saúde e o condicionamento físico, seja até mesmo para socializar é que algumas pessoas procuram praticar algum tipo de treinamento físico. E além das modalidades mais conhecidas como musculação, corrida, natação e outros tipos de exercícios aeróbicos, o mercado fitness tem inovado e a cada temporada surgem novas opções de programas de treino para os mais variados gostos.

Um deles é o treino Mahamudra. Ele faz parte de uma filosofia de vida chamada Mahamudra, que tem como o seu principal objetivo o desenvolvimento focado na evolução constante do ser humano, de acordo com o site do Mahamudra Brasil. O significado da palavra é “grande gesto” em sânscrito, um idioma indiano e a expressão também é usada para se referir ao autoconhecimento no budismo tibetano.

Os adeptos do movimento acreditam que é importante manter a saúde do corpo, da mente e do espírito no mesmo nível, de maneira proporcional e integrada, e que nenhuma dessas três áreas é mais importante do que as outras.

A saúde do corpo no treino Mahamudra

Para evoluir a saúde corporal, a filosofia traz o treino Mahamudra, que prega que a saúde física começa pela respiração. Por isso, uma das partes do programa que é fruto desse movimento, são trabalhadas técnicas respiratórias que têm como objetivo o aumento da consciência corporal, fornecer maior energia, vitalidade e concentração.

Após os exercícios de respiração, o treino traz séries de atividades físicas. Segundo a Mahamudra Brasil, a intenção é tirar o aluno da zona de conforto, estimulando-a a realizar exercícios que ele achava que não pudesse executar.

As aulas incluem yoga, treinamento funcional, corrida, bicicleta, muay thai, kung fu, jiu jitsu, boxe, ginástica artística, calistenia e circuitos baseados em treinos militares. Existem três níveis: o iniciante, o intermediário e avançado. Em cada um deles, existem diferentes movimentos, número de séries e repetições, que variam de acordo com a evolução do aluno e suas limitações físicas.

Como funcionam e onde acontecem os treinos

No Brasil, é possível ter aulas de Mahamudra em São Paulo – SP, Salvador – BA, Londrina – PR, e no ABC Paulista, que engloba cidades como Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema, no estado de São Paulo.

Por exemplo, o aluno que mora na capital paulista pode fazer aulas no Parque do Ibirapuera. Em São Bernardo do Campo existem turmas no parque Raphael Lazuri. Em Salvador as aulas acontecem na Lagoa dos Patos, e em Londrina elas são realizadas no Lago Igapó.

Há ainda o chamado “Aulão”, que acontece uma vez a cada mês e reúne todos os alunos e professores para que eles treinem juntos, além do Maha Ride, que se trata de um treino de bicicleta e mountain bike e o Maha Fight, focado nas artes marciais e corridas.

Os treinos acontecem três vezes por semana e duram aproximadamente uma hora e 15 minutos. Eles podem ocorrer de manhã, à tarde ou no período noturno e cada turma é composta por 25 participantes.

Cada sessão é dividida em três partes. O primeiro período é o chamado aquietamento, que inclui exercícios de respiração, alongamento e movimentos de yoga.

A segunda etapa do treinamento é onde acontecem os exercícios, que podem ser feitos com o auxílio de barras, sacos de areia, kettlebells, argolas e elástico e não seguem uma rotina específica. No treino também podem aparecer acrobacias e atividades que utilizam o corpo do próprio aluno como carga, além de exercícios que imitam os movimentos de animais como minhoca, urso, caranguejo e jacaré.

Já na última parte da sessão acontece o chamado Sono Profundo, em que os alunos têm um período de relaxamento para a mente e o corpo.

O treino ainda pode trazer o Desafio do Dia, em que o professor passa desafios de ordem psicológica, como ficar uma semana inteira sem fazer nenhum tipo de reclamação ou pede que os alunos tentem realizar uma série complicada de ser executada.

O personal trainer e ex-modelo, Cesar Curti, que também é um dos idealizadores e fundadores da Mahamudra Brasil, garantiu que as aulas não são tediosas, já que afirmou que os alunos não sabem como será a sessão do dia até que cheguem ao local de treinamento.

Para ele, mesmo que o treino do dia não agrade a todos, é importante que seja feito adequadamente, pois é este o segredo para a evolução. No entanto, isso não significa que o praticante será forçado a fazer o que não consegue: as aulas são preparadas de acordo com o condicionamento de cada pessoa.

No vídeo abaixo Cesar explica sobre o Mahamudra Brasil:

Benefícios do treino Mahamudra

É possível perder peso com o treino Mahamudra, se ele for aliado a uma alimentação saudável, controlada e equilibrava, obviamente, porque cada sessão queima de 700 a 2 mil calorias. Segundo o idealizador do programa de exercícios, além da questão corporal, o método também visa beneficiar o trabalho de uma habilidade específica do aluno, o foco, as emoções e a consciência.

Não é só o corpo

O treino Mahamudra não trabalha somente o corpo, mas também foca as questões mentais e espirituais. Em relação à mente, o programa traz exercícios de yoga, mentalização e desafios físicos, com o intuito de elevar o poder mental do aluno, livrando-o de informações que ele não precisa para reprogramar a sua mente em direção aos seus focos.

O aspecto espiritual é trabalhado a partir de questões como a gratidão, a lei da atração e do karma. É importante saber que o termo Mahamudra também designa o conjunto de ensinamentos as práticas do budismo tibetano, portanto, o método também está associado a uma religião específica, o que pode se tornar um empecilho e/ou incômodo para quem segue outras religiões e possui outros tipos de crenças.

Há também a parte social do projeto, que é vista como a mais importante dos idealizadores, e determina que os participantes cumpram o seu papel social na prática. Isso significa doar tempo para pessoas necessitadas, participando de corridas beneficentes, dando roupas e brinquedos e fazendo visitas a asilos, hospitais, orfanatos e Organizações Não-Governamentais (ONGs).

Aulas são disputadas

Em maio do ano passado, a lista de espera para participar do treino Mahamudra já contava com 400 pessoas, segundo informações da Revista Vogue. Hoje o método já conta com 700 alunos. Para ter maiores informações sobre como participar do treino, basta entrar no site da Mahamudra Brasil.

Cuidados

Como acontece com toda atividade física, antes de iniciar o Mahamudra é importante consultar-se com um médico e verificar se está tudo bem com o corpo e se está apto a realizar a prática.

Até porque, antes de entrar em uma turma, os organizadores do treino exigem a apresentação de atestado que comprove a autorização para a prática de exercícios, além do preenchimento de um questionário sobre histórico de lesões, condições de saúde e sintomas sentidos durante a realização de atividades físicas.

A única contraindicação refere-se a grávidas a partir do terceiro mês de gestação em relação ao treino convencional.

Alguns vídeos sobre o Mahamudra

1- Reportagem do programa da Rede Globo chamado Globo Esporte.

2- Apresentação do Mahamudra por alguns de seus idealizadores.

3- Treino da Miss Continente Americano 2012 Camila Serakides, que mostra um pouco mais do que é o treino Mahamudra.

Você já tinha ouvido falar no treino Mahamudra? Concorda com os seus conceitos e ideais? Tem vontade de ser um praticante? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,25 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

3 comentários em “Tudo Sobre o Treino Mahamudra”

  1. Adorei gostaria de começar moro sou interior de São Paulo moro na Espanha faz um ano e amei primeiro vídeo palestra que vi hoje. Faço academia há tempos mas achei programa mahamudra mas completo.

  2. Nossa.. eu moro a cinco minutos a pé do parque Rafael Lazzuri e não sabia dessa opção.. vou me informar melhor!

  3. Hoje eu conheci este projeto no programa de Ana maria Braga que me deixou super interessada.
    Gostaria de saber se vão implantar aqui no Rio e Niterói?