Umidificador de Ar Funciona? Para Que Serve? Qual Escolher?

Especialista:
atualizado em 14/09/2018

Umidificadores de ar são usados para aumentar os níveis de umidade no ar, o que ajuda a eliminar o ar seco que pode irritar e inflamar as vias aéreas do nariz e da garganta, além de causar outros desconfortos e problemas.

Esses aparelhos são excelentes soluções para ajudar a aliviar os efeitos adversos do ar seco, principalmente durante o inverno ou como consequência do ar-condicionado, aliviar os sintomas do resfriado comum e até mesmo certas doenças respiratórias.

O umidificador de ar funciona também para criar um ambiente mais saudável e confortável principalmente quando a umidade do ar está baixa.

Como um umidificador de ar funciona?

Há vários tipos de umidificadores de ar no mercado, porém todos funcionam essencialmente da mesma maneira, aumentando a umidade do ar em um ambiente com uma espécie de névoa invisível.

Os diferentes tipos de umidificadores fazem isso de diferentes maneiras. Um umidificador evaporativo, por exemplo, usa um ventilador interno para puxar o ar para dentro do aparelho e passá-lo através de um filtro de pavio saturado com água para absorver a umidade. Depois que o ar foi saturado com umidade, o ventilador então o impulsiona para o ambiente para circular.

Umidificadores ultrassônicos usam um diafragma vibratório ultrassônico, em vez de um ventilador para criar gotículas de água microfinas que são soltas no ar, e já existem alguns modelos disponíveis no mercado que permitem que você escolha entre a operação névoa quente ou fria.

O tipo de umidificador que você escolhe depende principalmente da sua preferência pelo tipo de umidade que deseja em seu espaço.

Os umidificadores de névoa fria distribuem a umidade em temperatura ambiente. Embora não seja exatamente uma umidade fria, a névoa pode fazer com que a temperatura do seu quarto caia alguns graus. Já os umidificadores de névoa quente, por outro lado, distribuem umidade aquecida em seu quarto, o que pode fazer com que a temperatura suba alguns graus. Eles aquecem a água até que ela vaporize e a energia térmica os ajuda mover o ar hidratado por todo o ambiente.

Já os umidificadores de dutos funcionam de maneira semelhante, usando seu forno de ar para umidificar e ao mesmo tempo aquecer o seu ambiente.

Para que serve o umidificador de ar

Eles servem para ajudar a tornar o ar seco mais confortável, aumentando o nível de umidade interna. Normalmente, o seu nível de umidade – ou a quantidade de vapor de água no ar – cai durante os meses de inverno porque o ar frio não pode conter tanta umidade quanto o ar quente.

O ar mais seco pode gerar desconfortáveis sintomas de saúde como por exemplo:

  • Dor e irritação de garganta;
  • Sangramento do nariz;
  • Pele seca e escamosa;
  • Lábios rachados;
  • Condições respiratória agravadas.

Ao longo do tempo, o ar seco também pode prejudicar tanto a infraestrutura como o interior da sua casa, bem como deteriorar móveis e pisos de madeira e fazer com que o papel de parede ou tinta descasque.  Além disso, o ar com pouca umidade pode causar danos irreversíveis em pertences valiosos como instrumentos musicais e obras de arte. Um umidificador pode ajudar a combater esses problemas.

Você também pode usá-lo para ajudar e tratar alguns problemas de saúde.

Umidificadores para cuidados de saúde

Umidificadores são usados para aliviar sintomas respiratórios, como por exemplo a falta de ar associada à bronquite. A sua umidade também é usada para aliviar a pele seca e ajudar pacientes com gripe a se sentirem melhor reduzindo o ressecamento e irritação, tanto no nariz como na garganta. Usado para manter a umidade relativa do ar na faixa de conforto (de 40% a 60%), foi comprovado que ele diminui a sobrevida do vírus da gripe.

Um nível de umidade acima de 60% deve ser evitada pois pode promover o crescimento de micro-organismos, como por exemplo o mofo.

Umidificadores que atomizam a água para gerar gotículas de microdimensões no ar (como um aerossol) podem potencialmente distribuir quaisquer contaminantes microbianos presentes naquela água ou em biofilmes (placas bacterianas) que se desenvolvem em tanques, reservatórios e em partes do aparelho, como por exemplo no bico, podendo gerar altas exposições, por isso é muito importante mantê-los limpos.

Dicas para usar da melhor maneira o seu umidificador

Já vimos como o umidificador de ar funciona, mas também é importante usá-lo corretamente e seguir as instruções que acompanham o seu aparelho para saber qual a maneira correta.

Além disso, algumas dicas gerais são:

  1. Troque a água do umidificador com frequência. Esvazie os tanques, seque as superfícies internas e se possível, reabasteça com água limpa todos os dias, especialmente se estiver usando umidificador ultrassônicos, mas lembre-se de primeiro desligar o aparelho.
  2. Quando houver crianças, dê preferência aos umidificadores de névoa fria, já que os de névoa quente podem causar queimaduras se uma pessoa se aproxima demais.
  3. Umidificadores devem ser drenados e limpos diariamente porque as bactérias podem crescer em água parada, se não conseguir, no máximo a cada três dias. Desligue-o antes de limpar, remova qualquer depósito mineral ou sujeira com uma solução de peróxido de hidrogênio a 3% que está disponível nas farmácias. Alguns fabricantes recomendam o uso de água sanitária ou outros desinfetantes.
  4. NÃO o deixe ligado por muito tempo. Defina a unidade para 30% a 50%. Se as superfícies do ambiente estiverem constantemente úmidas ou molhadas, podem crescer mofo ou bolor, o que pode causar problemas respiratórios em algumas pessoas.
  5. Distância: Coloque o umidificador a aproximadamente 2 metros de distância da cama.
  6. Use água filtrada em vez de água da torneira, pois a da torneira tem minerais que podem permanecer no aparelho e podem ser liberados no ar como poeira branca e causar problemas respiratórios. Siga as instruções que acompanham a sua unidade sobre como evitar o acúmulo de minerais.
  7. Lave sempre o tanque após a limpeza para evitar que substâncias químicas nocivas se espalhem pelo ar e depois sejam inaladas.
  8. Troque os filtros regularmente. Se o umidificador tiver um filtro, troque-o pelo menos tantas vezes quanto o fabricante recomendar – e com mais frequência se estiver sujo. Também mude regularmente o filtro no seu sistema central de ar condicionado e aquecimento.
  9. Mantenha a área seca ao redor do aparelho. Se a área ficar úmida ou molhada, incluindo janelas, carpetes, cortinas ou toalhas de mesa, desligue o umidificador ou reduza a frequência com que o utiliza.
  10. Considere a substituição de umidificadores antigos. Com o tempo, eles podem acumular depósitos difíceis ou impossíveis de remover e assim, estimular o crescimento de bactérias.

Agora que você sabe como o umidificador de ar funciona e para que serve, escolha o modelo que melhor cumpra com as suas necessidades e certifique-se de consultar o manual do aparelho para saber qual a manutenção adequada e dicas específicas para o seu modelo. 

Referências adicioanais:

Você já sabia como um umdificador de ar funciona? Já experimentou usar um em seu quarto para ajudar no tratamento de alguma condição respiratória? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário