Verdades e mitos sobre os benefícios dos lençóis de seda

Especialista da área:
atualizado em 17/05/2021

Os travesseiros e lençóis de seda são uma febre entre celebridades, influenciadores digitais e outros profissionais do ramo da beleza.

  Continua Depois da Publicidade  

De acordo com os defensores deste material, o material ajuda a obter uma pele mais brilhante, macia e sem rugas. Não é de se espantar, portanto, que nos últimos anos, os travesseiros e lençóis de seda tenham explodido em popularidade.

No entanto, os médicos são mais céticos em relação aos benefícios destes tipos de roupa de cama para a sua pele.

Para os especialistas, os travesseiros e lençóis de seda podem oferecer diversos benefícios, mas o efeito só ocorre com uma boa rotina de cuidados junto. Ou seja, usar travesseiro de seda deve ser mais um complemento às rotinas existentes.

Por que este material é tão amado

A seda é um dos materiais mais antigos e famosos da fabricação de roupas e itens para casa, e para muitos, é o mais benéfico para a sua pele.

A seda é a única fibra de filamento natural, o que significa que os seus fios são contínuos e não precisam ser costurados. Ou seja, fibras de materiais como algodão ou linho têm texturas mais ásperas, devido às bordas da costura.

Apesar disso, conforme a dermatologista da Universidade da Carolina do Norte, Amy Fox, existem poucas pesquisas que comprovem os benefícios da fronhas de seda.

  Continua Depois da Publicidade  

O que a seda faz – e não faz – pelo seu cabelo

A seda pode ajudar o cabelo a reter a umidade de produtos e óleos naturais e reduzir o atrito que pode causar emaranhados e quebras.

Sendo assim, este material é especialmente benéfico para cabelos crespos e naturais, que não retêm tanta umidade quanto os cabelos lisos e são mais propensos a se quebrar.

“É tudo um efeito dominó, se a seda ou o cetim não absorvem a umidade, seu cabelo permanece hidratado e não fica tão sujeito a quebrar”, conforme explica Misty Eleryan, pesquisadora do Ronald Reagan UCLA Medical Center.

Os especialistas ainda afirmam que travesseiros e lençóis de seda são uma boa opção para quem pinta o cabelo, pois a seda diminui os estragos causados por alguns tratamentos químicos. Apesar disso, obviamente apenas o uso deste material não ajuda seu cabelo.

Benefícios da seda para a pele são obscuros, segundo especialistas

seda

De acordo com os defensores do material, a seda é benéfica para quem dorme de lado. Isso porque permite que o seu rosto fique em contato constante com o travesseiro durante a noite.

No entanto, conforme os especialistas, a superfície lisa da seda não é um fator importante para evitar as rugas relacionadas à idade.

  Continua Depois da Publicidade  

Por outro lado, alguns produtos criados para reduzir linhas finas, curar feridas ou revestir pontas duplas para proteger de danos posteriores contêm derivados de seda, mas são aplicados topicamente ou injetados.

Você costuma usar roupa de cama de seda? Então, conte para a gente nos comentários!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média 5,00)
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas, educadores físicos. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário