Home » Exercícios » Aeróbicos » VO2 Máximo – O Que É e Como Calcular

VO2 Máximo – O Que É e Como Calcular

O bom condicionamento físico é fundamental para a prática de exercícios físicos, mas o que muitas pessoas não sabem é que a atenção com a respiração e com o papel do oxigênio é indispensável para uma melhor qualidade nas atividades físicas.

  Continua Depois da Publicidade  

O nosso principal foco não só deve ser com a escolha de exercícios, mas acima de tudo, com o nosso estado de saúde, pois é nesse fator que podemos destacar o VO2 Máximo, que é o termo utilizado para nos referirmos à quantidade de oxigênio que nosso corpo pode armazenar.

Quem nunca ouviu recomendações para inspirar e expirar durante a execução de alguns movimentos? Pois é, pode parecer desnecessário, mas uma respiração correta pode ser o diferencial para um exercício mais bem sucedido. Cada organismo possui uma quantidade particular de armazenamento de oxigênio, por isso, entenderemos melhor sobre o que é o VO2 Máximo, e quais são suas principais características.

O que é?

O VO2 Máximo equivale ao consumo máximo de oxigênio. Pode ser caracterizado como um fator capaz de determinar a capacidade e preparo de um atleta para sustentar alguns exercícios e atividades aeróbicas. O termo se refere à quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo pode utilizar durante os exercícios de alta intensidade. O que você não sabe é que o VO2 Máximo pode ser medido como “milímetros de oxigênio utilizado em um minuto por quilograma de peso corporal de cada um”.

Como dito acima, é a quantidade máxima de oxigênio que seu corpo pode usar durante o exercício. É uma combinação de quanto de oxigênio os seus pulmões podem armazenar, converter para a corrente sanguínea, sendo então bombeado por todo o seu corpo, para o seu coração e, finalmente, o quão eficiente seus músculos poderão consumir e converter o oxigênio para uso. O oxigênio é o componente mais crítico para a execução de um exercício em ritmo acelerado, seu VO2 máximo é a melhor medida de sua aptidão em execução.

  Continua Depois da Publicidade  

Essa medição é normalmente considerada o melhor indicador referente à aptidão cardiovascular de atletas e pessoas fisicamente ativas, principalmente em atividades aeróbicas. Teoricamente, sendo superior a quantidade de oxigênio utilizada em exercícios de alta intensidade, maior será (ATP) energia produzida por você.

Vale ressaltar que o VO2 Máximo não pode ser confundido com o limiar de lactato (LT), ou limiar anaeróbico (LA), os quais se referem ao momento exaustivo e exercícios que acumulam lactato nos músculos. Com uma formação adequada, os atletas podem se tornar capazes de aumentar substancialmente a sua ATP e assim aumentarem a intensidade de seus treinos gradativamente.

A abreviação VO2 máximo

O V em VO2 representa o volume, mas não apenas como uma quantidade. Representa também uma taxa de “quanto” há ao longo de um determinado período de tempo. O O2 refere-se simplesmente à fórmula química de oxigênio.

Seu corpo tem várias taxas de VO2. Uma taxa é a sua taxa de repouso, que é a quantidade de oxigênio que ele usa quando está em repouso, e há as taxas para VO2 durante os exercícios.

Como calcular o valor de seu VO2 máximo?

Medir o VO2 máximo requer um esforço físico, normalmente feito sobre uma esteira ou bicicleta. O procedimento deve ser feito dentro de um laboratório com suporte esportivo. Estes testes são caros e não são realmente necessários, exceto para corredores profissionais que se esforçam para fazer melhorias incrementais e precisam de um nível de precisão para resultados. Recomenda-se seguir protocolos que envolvem aumentos específicos na velocidade e intensidade dos exercícios e da coleta e medição do volume e concentração de oxigênio do ar expirado e inspirado. Essa análise determina a quantidade de oxigênio que o atleta está utilizando durante a atividade física.

O consumo de oxigênio de um atleta eleva-se em uma relação linear com a intensidade do exercício. Há um ponto específico em que há ‘platôs’ de consumo de oxigênio, mesmo que a intensidade do exercício aumente, ou seja, exatamente nesse aspecto que podemos identificar o VO2 máximo.

  Continua Depois da Publicidade  

Há um ponto que pode ser considerado doloroso na medição do VO2 máximo, que é o momento de transição entre metabolismo aeróbico para o metabolismo anaeróbico. Esse momento não ocorre muito antes da fadiga muscular, então, o atleta para de se exercitar.

Calcular o VO2 máximo pode levar o tempo de 10 a 15 minutos, e requer que o atleta esteja completamente motivado e descansado para suportar a dor de acordo com o tempo suficiente para encontrar o valor real de VO2 máximo.

É possível fazer uma estimativa dos cálculos através de uma variedade de protocolos utilizados para estimar o VO2 máximo. Dentre eles, podemos destacar a esteira Teste Bruce, mas é dito que nenhum procedimento é tão preciso quanto o teste direto.

  Continua Depois da Publicidade  

Pessoas que não são atletas profissionais podem optar por um teste simples chamado de “One Mile Walk Test” para determinar o nosso VO2 máximo. É isso mesmo, inicie caminhando lentamente e aumente a velocidade gradativamente até atingir uma velocidade rápida. Para precisão, é recomendado que você realize esse teste em sua pista de corrida local. A faixa padrão é de 400 m para 1 volta, então é igual a 4 voltas de 1600m ou 1 milha.

Aqui estão os passos para este teste: 

  1. Caminhe exatamente uma milha tão rápido quanto você pode, sem se sobrecarregar ou correr. Pense na velocidade de caminhada olímpica e tente mantê-la.
  2. Observe o tempo em segundos que levará para completar a distância.
  3. Imediatamente após a conclusão, verifique a pulsação durante 15 segundos e multiplique por quatro para obter o seu ritmo cardíaco.
  4. Você pode introduzir os valores encontrados em uma calculadora virtual que auxiliará na identificação do valor final de seu VO2 máximo. Há inúmeras opções, teste esta calculadora de V02 Máximo.

Interpretando seu VO2 máximo de resultados 

Você pode escolher as opções de acordo com suas características pessoais, assim identificará seu VO2 máximo particular. Raramente é possível identificar o VO2 máximo de atletas avançados através do teste simples.

vo2

Você pode mudar seu VO2 Máximo? 

Algumas pesquisas mostram que, apesar de VO2 Máximo ter um componente genético, também pode ser aumentado através de estímulos. Os dois métodos para aumentar o VO2 máximo incluem aumentos em termos de volume e intensidade do treino. A pesquisa também indica que, quanto menos couber oxigênio em uma pessoa, mais ela poderá aumentar o seu VO2 máximo.

De fato, esportistas novatos têm sido capazes de aumentar o VO2 max em até 20% através de formação adequada. Atletas em forma têm mais dificuldade em aumentar o seu VO2 máximo, provavelmente porque eles já estão mais próximos de seu potencial genético.

Além de fatores genéticos, outros três componentes têm uma grande influência sobre o VO2 máximo:

  • Idade: Embora varie muito, principalmente devido a programas e estímulos individuais, em geral o VO2 máximo é mais elevado na faixa etária de 20 anos, e reduz até 30% quando atinge 65 anos.
  • Gênero: Muitas atletas renomadas têm valores de VO2 máximo maior do que a maioria dos homens. Mas isso ocorre devido a diferenças no tamanho do corpo e composição, volume de sangue e conteúdo de hemoglobina. Uma mulher possui, em geral, um VO2 máximo 20% inferior ao de um homem.
  •  Altura: Atletas mais altos terão menos oxigênio, em média 5% a menos de VO2 máximo.

V02 Max Altos e Baixos

Os resultados variam muito. A média para um indivíduo sedentário está perto de 35 ml / kg / min. Atletas de alta intensidade frequentemente atingem uma média de 70 ml / kg / min. Um dos resultados mais elevados de VO2 máximo registrados (90 ml / kg / min), foi de um esquiador. O ciclista Lance Armstrong atingiu VO2 max a 85 ml / kg / min.

Será que um VO2 máximo alto significa melhor desempenho atlético? 

A maioria dos atletas de intensidade média e alta terá VO2 máximo bem maior que 60 ml / kg / min, e este número por si só não é uma garantia de excelência no desempenho físico. Um alto VO2 max pode indicar potencial de um atleta para excelente resistência aeróbica, mas muitos outros fatores podem determinar o vencedor de uma corrida particular. Abaixo você conhecerá alguns destes fatores:

  • Treinamento de Habilidades;
  • Preparação psicológica;
  • Formação limiar de lactato;
  • Descanso e Recuperação;
  • Nutrição.

VO2 máximo durante a corrida 

Ao começar a correr, seus músculos começarão a trabalhar acima da taxa de VO2 máximo de repouso. Como resultado, eles naturalmente precisam de mais combustível para sustentar este aumento de atividade. O seu corpo exigirá mais oxigênio para sua respiração se tornar progressivamente mais rápida e profunda, assim como o aumento de ritmo de sua corrida.

Quando você começa a se exercitar, a sua taxa de VO2 vai aumentar e continuará aumentando até um ponto em que não poderá aumentar mais. Dessa forma, quanto mais rápido você correr, maior será a sua taxa particular de VO2 máximo.

Veja abaixo uma representação gráfica de variação de VO2 máximo durante corridas:

vo22

Você já tinha ouvido falar no VO2 máximo? Conhece alguém que já tenha calculado o próprio? Você já calculou o seu? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média: 4,27 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

9 comentários

  1. Francisco Lamarque.

    excelente, um bom conteudo de informaçao, vou ser um consultor acidou.

  2. Como faço para calcular o tempo/distancia de corrida para treinos de 5km em cima do resultado obtido no teste de 1000 mts.

  3. Estão de parabéns pelas informações, que foram de grande valia ao complemento de minhas pesquisas e estudos nesta área . Me ajudou bastante, inclusive utilizei como referencial para estudar para a próxima prova , mesmo com os artigos indicados pelo professor. Parabéns, continuarei utilizando o site de vocês para meus estudos e as tabelas indicadas nos testes também foram muito importantes pra demonstrações de avaliações.

  4. Rosangela Santos de Brito

    Gostei muito. Simples e objetiva !!!

  5. Excelente matéria, tem algum tipo de exercício especifico para aumentar nosso Vo2 ? Quais os exercícios mais recomendados e qual o intervalo de treino ?

  6. O que me diz de um maratonista com 34 bpm por minuto ?

    • Mayk, bom dia. Pelo que entendi seus batimentos em repouso são em média de 34 bpm´s é isso? Pode ser normal, por conta da adaptação funcional em exercícios de endurance, porém sempre é interessante confirmar isso com um bom check-up cardio.

  7. Gostei bastante da forma e do conteúdo da matéria. Parabéns.
    Fiz meu teste ergometrico hoje. Tenho 51 anos e acho que estou bem. Próximo do Lance Armstrong hehe. 79 ml / kg / min e mais de 22 met.

  8. Fiquei assustado. Recebi os resultados de um teste ergométrico e o VO2 foi de 65,46 ml (kg min) e 18,70 MET, dos altos dos meus 44 anos (sendo 2,5 recentes anos correndo).
    Poderiam dizer ago a respeito? Vou no médico por esses dias com os exames. Obrigado!

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*