Wegovy reduz problemas cardiovasculares em 37% em apenas 3 meses de tratamento, diz estudo

publicado em

Geralmente usado para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, o Wegovy (semaglutida 2,4 mg) reduz em 37% o risco de morte cardiovascular, infarto e acidente vascular cerebral (AVC) não fatais em apenas três meses de tratamento.

De acordo com uma pesquisa apresentada no Congresso Europeu de Obesidade, o medicamento proporciona uma proteção cardiovascular que não se deve apenas à perda de peso, sendo possivelmente uma ação da semaglutida.

Nos primeiros seis meses de tratamento, a redução do risco foi ainda maior. A probabilidade de morte por doença do coração diminuiu em 50%, e o risco de hospitalização ou necessidade de atendimento de urgência por insuficiência cardíaca ou morte por doença do coração foi reduzido em 59%.

O trabalho foi conduzido em 41 países, e mais de 800 centros de pesquisa. Os resultados são baseados no estudo SELECT, que recrutou 17.604 adultos com 45 anos ou mais, sobrepeso ou obesidade e doença do coração, sem histórico de diabetes.

“Enfim temos uma nova esperança para quem vive com obesidade e doenças do coração. Ver que, com o tratamento, conseguimos reduzir em 50% o risco de morte por doença do coração e em 59% o risco de hospitalização ou necessidade de atendimento de urgência por insuficiência cardíaca é transformador. E o mais impressionante: essa proteção já começa logo no início da jornada, antes mesmo de uma perda de peso clinicamente significativa. Isso mostra que o benefício vai além do controle do peso — estamos realmente protegendo a saúde do coração”, afirma Priscilla Mattar, vice-presidente da área médica da Novo Nordisk no Brasil, em comunicado.

Não é a primeira vez que estudos mostram que o Wegovy não é apenas seguro para a saúde cardiovascular de pacientes com obesidade, como também o medicamento reduz eventos cardiovasculares graves como infarto, derrame e morte por doença do coração. Entretanto, o efeito poderia estar relacionado à perda de peso – o que, no novo estudo, mostra que o efeito protetor vai além do emagrecimento.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, todos os anos no Brasil, quase 300 mil pessoas morrem devido a doenças do coração. A principal causa de morte no mundo e um dos maiores fatores de incapacidade. A obesidade aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e, com o aumento da obesidade, cada vez mais pessoas conviverão com a sobrecarga de ambas as condições. A intervenção precoce em pessoas com obesidade e doença cardiovascular é crucial para reduzir o risco de morte cardiovascular, infarto ou AVC.

Você utiliza Wegovy para o controle de diabetes tipo 2 ou obesidade? Comente abaixo! 

Foi útil?
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...
Sobre Equipe MundoBoaForma

Quando o assunto é saúde, você tem que saber em quem confiar. Sua qualidade de vida e bem-estar devem ser uma prioridade para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada e altamente qualificada, composta por médicos, nutricionistas e profissionais de educação física. Nosso objetivo é garantir a qualidade do conteúdo que publicamos, que é também baseado nas mais confiáveis fontes de informação. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados à saúde, boa forma e qualidade de vida.

Deixe um comentário