Remédios

Corticoide Engorda? Efeitos Colaterais e Dicas

Também conhecido como corticosteroide, o corticoide é um medicamento derivado do hormônio cortisol, um tipo de hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo. Os medicamentos corticoides são em geral utilizados no tratamento de alergias, inflamações crônicas, lesões esportivas e também para suprimir o sistema imunológico.

Embora seja muito útil para tratar condições médicas graves, o uso de medicamento corticoide por períodos prolongados costuma estar associado a alguns efeitos colaterais. Acne, calvície e dificuldade para dormir são alguns deles.

E além desses efeitos colaterais, será que corticoide engorda? Primeiramente, vamos entender como atuam os medicamentos corticoides.

O que é corticoide?

Atualmente, os medicamentos corticoides à venda são versões sintéticas do hormônio cortisol, mas atuam no organismo de maneira semelhante ao hormônio natural, só que com uma potência maior.

O cortisol também é conhecido como o “hormônio do estresse”, e é secretado pelas glândulas suprarrenais (ou adrenais). Em termos evolutivos, o cortisol sempre foi um hormônio essencial para a sobrevivência humana, pois permitia que nosso corpo estivesse pronto para reagir a situações estressantes, como o ataque de um animal, por exemplo.

Além de atuar na nossa resposta ao estresse, o cortisol também é responsável por regular nosso metabolismo, a nossa função imune e também por reduzir inflamações.

Como o corticoide sintético exerce no nosso corpo a mesma função do hormônio natural, ele também oferece os mesmos efeitos colaterais do cortisol, os quais veremos logo mais.

Tipos

Existe atualmente disponível uma grande quantidade de corticoides sintéticos, sendo os mais comuns a cortisona, hidrocortisona, prednisona, prednisolona, betametasona, dexametasona.

Com a exceção da hidrocortisona, todos os demais corticoides sintéticos são mais potentes que o cortisol naturalmente produzido pelo nosso corpo. Enquanto a prednisolona é de 4 a 5 vezes mais potente que o cortisol, a betametasona chega a ser até 30 vezes mais eficiente que nosso hormônio natural.

Os medicamentos corticoides podem ser apresentados na forma de comprimidos, pomadas, colírios, cremes e também sob a forma de injeção ou inalação. Seu uso pode ser tópico, oral, intramuscular, inalatório ou intravenoso.

Principais indicações para uso de corticoide

Devido à sua grande capacidade anti-inflamatória, o corticoide pode ser utilizado para evitar ou tratar processos inflamatórios graves, como algumas lesões esportivas (fraturas e tendinites, por exemplo).

Além disso, sua atuação no sistema imunológico também permite que o corticoide seja utilizado para combater doenças autoimunes.

Condições que podem necessitar do uso de corticoide:

  • Asma;
  • Lúpus;
  • Enfisema e bronquite crônica;
  • Alergias;
  • Artrite reumatoide;
  • Psoríase;
  • Gota;
  • Eczema;
  • Esclerose múltipla.

Quem está com deficiência na produção de cortisol pela glândula suprarrenal também pode receber uma indicação médica para utilizar corticoide a fim de restaurar os níveis normais do hormônio.

Corticoide Engorda?

Infelizmente, sim, o uso prolongado de corticoide engorda, sobretudo em doses maiores. E isso ocorre principalmente por cinco motivos:

– Acúmulo de gordura

Em situações de estresse, nosso corpo entende que estamos passando por um período difícil, e que talvez não tenhamos novamente alimento disponível para nos fornecer energia. O cortisol liberado nessas situações é responsável então por acumular gordura, para garantir que não falte energia para nossas funções. Dessa maneira, na presença de cortisol nosso metabolismo diminui e passamos a acumular quase tudo que comemos sob a forma de gordura.

Quando passamos a fazer uso de corticoide em maiores quantidades, como é o caso na utilização de medicamentos corticoides, nosso organismo passa a reagir da mesma maneira, aumentando nosso estoque de gordura e alterando sua distribuição pelo nosso corpo. 

– Aumento das taxas de açúcar no sangue

O corticoide tem a capacidade de elevar os níveis de glicose no sangue, o que pode alterar o apetite. Quando as taxas de glicose no sangue estão altas, há uma maior liberação de insulina, que por sua vez retira rapidamente todo o excesso de açúcar em circulação. Quando há um excesso de insulina e não há mais açúcar para ser enviado para as células, o cérebro recebe uma mensagem para comer mais, para que a insulina possa trabalhar. Na prática, isso significa mais fome, e mais fome= mais comida=mais peso.

– Aumento da insulina

A insulina é um hormônio secretado pelo pâncreas, e sua principal função é tirar o açúcar do sangue e “jogar” para dentro das células, onde ele se transformará em energia. O excesso de energia que não for utilizado pelas células será estocado, principalmente, na forma de gordura. E quanto mais insulina houver, maior será o acúmulo de gordura.

Ou seja, o corticoide engorda também por aumentar a liberação de insulina, que por sua vez passa a estocar mais gordura. Outro efeito colateral da insulina é bloquear a sinalização da leptina, o hormônio que avisa para o cérebro que já estamos satisfeitos após uma refeição. Quando o cérebro não recebe corretamente o sinal da leptina, você demora a se sentir saciado e continua comendo.

– Retenção de líquidos

O corticoide está envolvido no mecanismo de regulação de água, sódio e outros eletrólitos em nosso corpo, e por isso o uso prolongado de medicamentos à base de corticoides pode causar retenção de líquidos.

Segundo uma pesquisa divulgada pela Universidade da Califórnia, o uso de corticoide engorda se em grande parte por causa da retenção de líquidos e aumento no consumo de calorias.

Fatores que influenciam

Além do ganho de peso, pode haver outros efeitos colaterais do corticoide associados ao seu uso contínuo. O aparecimento ou intensidade desses efeitos estão relacionados com:

  • Tipo de medicamento: os corticoides ministrados por via oral são mais propensos a causar efeitos colaterais do que aqueles aplicados através de injeções ou inalação;
  • Dosagem: Quanto mais forte for a dose recomendada pelo médico, maior será a probabilidade de aparecerem efeitos colaterais;
  • Duração do tratamento: Em geral, os efeitos colaterais do corticoide agravam-se quando a utilização é contínua e prolongada. O uso esporádico (para tratar crises agudas, por exemplo) oferece menos riscos de efeitos colaterais.

Principais efeitos colaterais do corticoide:

  • Aumento da pressão arterial;
  • Osteoporose;
  • Insuficiência da glândula adrenal;
  • Catarata;
  • Úlcera;
  • Distúrbios de humor;
  • Hiperglicemia;
  • Maior risco de infecções;
  • Insônia;
  • Acne;
  • Síndrome de Cushing (condição que altera a redistribuição de gordura no rosto);
  • Fraqueza muscular.

E embora os corticoides inaláveis costumem ser mais bem tolerados pelo organismo que os outros tipos, seu uso prolongado pode causar infecção por fungos, conhecida popularmente como “sapinho”.

Dicas para evitar os efeitos colaterais

Embora não seja possível evitar todos os efeitos colaterais do corticoide, a boa notícia é que é possível minimizar alguns deles, como o ganho de peso. Veja como:

– Preste atenção na sua fome

Nós já vimos que o corticoide engorda principalmente porque aumenta o apetite, fazendo com que você consuma mais calorias que o normal. Agora que você já sabe disso, comece a prestar atenção no seu apetite e tente fazer escolhas mais conscientes à mesa. Uma dica é evitar alimentos calóricos e pouco nutritivos, como é o caso dos doces e carboidratos refinados.

Dê preferência a alimentos que vão manter você saciado por mais tempo e que são menos calóricos (legumes, frutas, proteína magra).

– Faça atividade física

Como o uso de corticoide engorda ao alterar o metabolismo e aumentar o apetite, é importante você se mexer mais para evitar o ganho de peso. Pode ser caminhada, natação, bicicleta, ioga. Pode ser qualquer atividade, mesmo que seja leve, pois fazer algo é melhor que não fazer nada.

Talvez você tenha precisado fazer uso do corticoide exatamente devido a uma inflamação causada durante a prática de exercícios. Mesmo que esse seja seu caso, tente encontrar outra atividade que não cause impacto à área lesionada, ou que você possa fazer sem maiores riscos à saúde.

Converse com seu médico sobre quais atividades estão liberadas para você.

– Diminua o inchaço

Uma alimentação com pouco sódio e bastante potássio pode ajudar você a diminuir a retenção de líquidos causada pelo uso de corticoide. Tente limitar seu consumo de sódio a no máximo dois gramas por dia, incluindo o sal que já vem junto com alguns alimentos industrializados.

Para obter mais potássio na sua dieta, consuma mais verduras escuras, abóbora, feijão branco, abacate e cogumelos.

– Consuma mais cálcio

É importante aumentar o consumo de cálcio durante um tratamento longo com corticoide, pois ele causa perda de massa óssea. Inclua mais laticínios magros, nozes, sardinha e algas marinhas na sua dieta, a fim de combater o efeito colateral do corticoide sobre os ossos.

– Relaxe

O corticoide pode causar insônia, então é importante você incorporar atividades que te ajudem a se acalmar e também dormir melhor à noite. Alongamento, caminhada moderada, yoga e meditação são alguns exemplos de atividades que acalmam e podem contribuir para uma melhor noite de sono.

E, além de melhorar o sono, essas atividades ajudam a diminuir a ansiedade e podem contribuir para um melhor controle do apetite.

Se você normalmente já apresenta dificuldade para dormir, converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer uso do medicamento corticoide na parte da manhã.

Considerações finais

Não é porque você sabe que o corticoide engorda que isso te permite colocar toda a culpa no remédio e lavar as mãos de responsabilidades pessoais e começar a comer de tudo. O que você deve fazer é estar consciente de suas atitudes e procurar modificá-las se você não quer ganhar peso enquanto está utilizando corticoide.

Mantenha um diário com tudo que você come ou bebe durante o dia, pois assim ficará mais fácil identificar exageros. Tente se alimentar a cada três horas, para evitar comer demais na próxima refeição. E cada vez que sentir fome e souber que ela está exagerada, respire fundo, beba um copo de água e vá se distrair fazendo outra coisa. Se a fome for incontrolável, opte por uma fruta ou salada. Se você não quiser nenhum dos dois, então provavelmente não é fome.

Vídeo:

Gostou das dicas?

[sc:revisao_geral]

Referências adicionais:

[sc:fator-da-perda-de-peso-depois-artigo]

Você já fez o uso de um medicamento desses, e atestou durante o uso que realmente o corticoide engorda? Quanto foi o seu ganho de peso, e como você lidou com isso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (139 votos, média: 3,91 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)


ARTIGOS RELACIONADOS

43 comentários

  1. Olá. Em 2014 eu tive que tomar por quatro meses o prednisona. Engordei 10 kg. Agora em 2015 estou mais esperta. Eu estou comendo menos e praticando exercícios físicos todos os dias para não inchar.

  2. Eu faço uso de corticoide, quase que diariamente, tratamento de alergias, suplementos e autos níveis de stress, com isso obteve DESCOLAMENTO DE RETINA. O stress junto a substância me ocasionou este problema.

  3. TIVE INTERNADO POR CINCO DIAS. NUNCA TIVE DIABETES NEM HISTORICO NA FAMILIA NO DIA QUE ENTREI
    NO HOSPITAL NUMA SEXTA FEIRA ESTAVA COM A TAXA DE GLICOSE EM 75 PORTANTO ESTAVA NORMAL E
    EM 24 HORA COM USO DE CORTICOIDE AUMENTOU PARA 245 SENDO QUE COM UMA PEQUENA DOSE DE INSULINA NORMALIZOU. GOSTARIA DE SABER SE VOU MIM TORNA DIABETICO POR RESTO DA VIDA?

  4. O uso prolongado de pomada para alergia com0,64 mg de betametasona pode interferir na acao de pilulas anticoncepcionais. ja uso a 4 meses.

  5. Fiz uso de corticoides inalatórios por 7 anos para tratar a asma e no ultimo ano com corticoides para tratamento de psoríase. De 2008 para ca engordei 30kg chegando a 97kg.
    O que me ajudou a emagrecer 12kg (mesmo tomando corticoide) foi a dieta paleo, e no ultimo mês suspendi a medicação, por conta propia mesmo, e adivinha nenhuma crise de asma, coisa que acontecia diariamente, e o melhor do melhor minha psoriase esta regredindo o que até entao era apenas um sonho hoje vejo se concretizar.

  6. eu uzava prelone que tem coticoide uzei por 2m anos todos os dias .. depois que parei emagreci bastante e tabem esto com faringe e amingalitess.. tem alguma coisa a ver porque parei com o medicamento?

  7. Tive uma alergia no corpo todo ainda não descobri o motivo, creio que foi alimentar, no domingo cedo pesei estava com 82,900 ao anoitecer após administração do corticoide na veia, meu peso foi a 86kg eh normal ?

  8. fiz uma cirurgia na coluna lombar e usei muito corticoide pór isso engordei,gostaria de saber quando voltarei a ter meu peso anterior já fazem quatro meses da cirurgia, e se é nornal o acumulo de gordura na barriga.

  9. 1 mês usando anti alérgico com corticoide, de 49 kg fui pra 55, tenho muita alergia e esta difícil largar o medicamento, estou desesperada

  10. Por causa de uma lesão na coluna,tenho tomado corticoides nos ultimos 5 anos,sendo que so esporadicamente nos ultimos 3.Engordei 25 quilos nesse periodo.E sempre comi mais vegetais e frutas.Como pouca carne e raramente frituras.Sempre procuro alternativas em sites para não tomar esses remedios,mas nunca consigo nada.Me sinto mal de ter engordado tanto,não sei o que fazer.

  11. RAPAZ ESTOU SEM SAIDA NÃO CONSIGO VER , O QUE FAZER COM A MINHA ALERGIA. E ESTOU COM REMEDIOS ATÉ 3 TRES VEZES AO DIA E NADA, TO PARECENDO UMA BOLA.KKKKK

  12. Tomei corticoide durante 4 anos para asma.Não aumentei nenhum quilo.Resovi abandonar o tratamento devido a chatice de ficar tomando aquilo e ainda vacina.Histo já fazem 25 ano.Agora tenho outras alergias tomo loratadine para rinite e não fiz mais tratamento.

  13. Fui no oftalmologista e ele me passou corticoide, tomar 3 na manhã por cinco dias, e depois mais dois por 5 dias e depois somente 1 por mais cinco dias, no total vou tomar esse remedio por 15 dias, posso engordar, tomando apenas esses dias?

  14. Engordei 50 kilos em 6 anos todos falavam pra fechar a boca, eu fechava e quanto menos comia mais engordava teve uma época que desenvolvi bulimia e anorexia tudo por conta do medo de ganhar tanto peso assim rápido e sem nenhum esforço. De 58 kilos fui parar para 120 até que um dia descobri que era o corticóide que eu tomava para asma todos os dias e todas as noites doses altissimas de beclometasona por inalação. Quando descobri suspendi o uso na hora e nao percebi mudanças na doença porém descobri tarde mas agora estou me recuperando ja emagreci mas o processo é muito lento tem que ter paciência. A partir do momento em que parei com o corticóide nao engordei mais menhuma grama. Isso é um veneno e devemos evitar ao máximo. Minha auto estima está lá em baixo e tenho muita dificuldade no dia dia em me locomover por estar muito gorda muito gorda mesmo. Tenho medo de infartar mas vou lutar para que isso não aconteça.

  15. Descobri Rinite alérgica, e o médico passou prednisolona por 5 dias, será que afetará meu peso? Após vários comentários estou preoculpada, em 5 dias será q engorda assim???

  16. Tomei um remidio que era uma injeção com uam dosagem alta de corticoide e percebi que comecei a engorda muito, so que tomei apenas uma dose apenas, o farmacêutico me falou que ela fica no meu organismo por ate 6 meses, e nao paro de engorda e o olha que faço academia e ando de bike toda semana, e controlo a alimentação mas nao paro de engorda e inchar. Gostaria de saber ate quando ela vai continuar reagindo no meu corpo? pois nao quero engorda mais.. estavo com 105 agora ja estou com 111. quando que o efeito dela vai acabar.. ?

  17. BOA NOITE, ESTOU COM TENDINITE NOS QUADRIS E POR TRABALHAR HORAS EM PÉ SINTO MUITAS DORES. O MÉDICO ME RECEITOU REMÉDIO COM CORTICÓIDE E ATÉ AGORA NÃO COMECEI A TOMAR JUSTAMENTE POR JÁ ESTAR MUITO GORDA. O QUE EU FAÇO? AS DORES ME INCOMODAM MUITO E A GORDURA TAMBÉM. ESTÁ DIFÍCIL

  18. Tenho esclerose múltipla e uso corticoides em alta dosagem, ganhei 24 kilos com o uso de 5 amos de corticoides em uma concentração muito grande por qto da pulso terapia e qdo parei de tomar elimei 16 mais tive outro surto e voltei a tomar e já estou ganhando peso novamente

  19. Tenho tendinite patelar nos joelhos e o ortopedista me receitou uma injeçao que tem corticoide e li que causa varios problemas nao sei se tomo estou com mt duvida é só uma dose e fazer fisioterapia.sera que fazendo sóa fisioterapia resolve? 😕

  20. Boa Noite!!!
    Tive Chicugunya em Dezembro de 2015 e tomei por três meses Injeção de Corticoide,pesava 57 kg quando tomei a primeira aplicação, um mês depois já estava com 64 kg ,minha Reumatologista disse que o tratamento duraria 7 meses mas fiquei assustada com o peso ao qual estava e pulei o mês seguinte e quando fui tomar a terceira aplicação já estava com 72 kg,não deixe continuidade (ainda me restavam mais 4 aplicações ).Bom já fazem um ano que interrompi o uso e só consegui emagrecer 9 kg ,fora que sinto alguns efeitos colaterais,além do sobrepeso,os cabelos ressecados e quebradiços, pele ressecada (sendo que antes era olessa, estou suando muito. Fui indicada a fazer atividade Física, Principalmente na Academia.Qual Conselho o Dr.me dar,principalmente em relação aos efeitos???

  21. Boa Noite!!!
    Tive Chicugunya em Dezembro de 2015 e tomei por três meses Injeção de Corticoide,pesava 57 kg quando tomei a primeira aplicação, um mês depois já estava com 64 kg ,minha Reumatologista disse que o tratamento duraria 7 meses mas fiquei assustada com o peso ao qual estava e pulei o mês seguinte e quando fui tomar a terceira aplicação já estava com 72 kg,não dei continuidade (ainda me restavam mais 4 aplicações ).Bom já fazem um ano que interrompi o uso e só consegui emagrecer 9 kg ,fora que sinto alguns efeitos colaterais,além do sobrepeso,os cabelos ressecados e quebradiços, pele ressecada (sendo que antes era olessa, estou suando muito. Fui indicada a fazer atividade Física, Principalmente na Academia.Qual Conselho o Dr.me dar,principalmente em relação aos efeitos???

  22. Tenho lúpus tomando todos os dias 2comprimidos meu rosto inchou um pouco ja tem 1mes sera si eu posso engordar?

  23. Tomei a injeção de corticoide e me deu efeito colateral forte , mais tomei uma injeção da mais fraca por causa de uma ciática muito forte que me deu ! Será que vou engordar muito ? E estes efeitos colaterais passam logo? Pois subiu a pressão , dor no peito , mal estar , dor de cabeça e não consigo dormir! Será que sou alérgica ao medicamento?

  24. Eu tomo antes depressivos amitiplina e clonazepan será que posso tomar cordicoide? Pq sou muito magra tenho 41 anos e peso 37 kg tomo suplimentos alimontar e não consigo ganhar peso… Faço academia para ganhar massa muscular também mais tá demorando muito..

  25. Eu tenho reumatismo, faço tratamento contínuo com corticoide a mais de 1ano e já faz 8 meses q uso prelone, nesse período engordei 10 kg, vestia 38 agora estou 42/44 estou muito inchada, por causa das minhas dores não consigo ficar em uma posição por mais de dez minutos e nem fazer movimentos repetitivos por isso não consigo fazer exercícios físicos nem uma simples caminhada, já diminui gordura, os açúcares mas não consigo emagrecer e isso é desepesionante e é difícil ouvir… nossa como vc engordou ou vc tá precisando fazer uma caminhada, tbm aumentou as acnes e a pele e o cabelo muito mais oleosos, já tentei parar o remédio mas as dores aumentam, não dá, não sei mais o q fazer.

  26. Tomei corticóide a.alguns anos e agora estou na Pré Diabetes sendo que n tenho esse caso em família.Parei o corticóide quero saber se a pré diabetes volta ao normal.

  27. Cirticoide engorda muito.meu pesso era 42 kg um ano que tomo to com 55 kg não como de tudo não gordura nada frutas verduras.

  28. Pamela Franchi Lins da Silva

    Descobri esclerose múltipla em Maio de 2017 internada foi onde diz minha primeira pulsoterapia, foram 5 dias seguidos tomando 1000mg de Metilprednisona por dia. No final de Junho de 2017 tive que ser internada novamente e diz novamente a pulsoterapia, mais 5 dias tomando 1000mg de corticóide diariamente, depois tive momentos esporádicos que tive que tomar novamente via oral, Predbisona, dexmetasona, enfim de Agosto para cá engordei 13 kilos😭😭😭 Claro que fico triste mas não vou desistir…. Gostei das informações da matéria e vou tentar seguir…. Creio que volto aqui com boas notícias…. Não desistam…. Temos que acreditar que é para nosso melhor sempre🙏🙏🙏😘😘😘😘

  29. Acabei de descobrir que tenho lúpus, vou ter que tomar corticóide, estou com medo de engordar, eu peso 54kg e tenho 1,74 de altura.

  30. Valdila nascimento

    Estou tomando corticoide a 4 anos e só aumentei de peso ,porém não sabia o motivo,sempre tive uma alimentação equilibrada, exercício físico todos os dias e me vi chegar ao 80kilos….os médicos sempre me diziam pra reduzir a alimentação,mas só se fosse passar fome até que pesquisei e descobrir o motivo da gordura abdominal …são os corticoide. Faço uso de salbutamol e Clenil a todos os dias …e não tem o que fazer preciso da medicação pra controlar asma ….

  31. Tomo corticoide a cada 3 meses e faço muito exercicio nao engordo mais nao consigo perder peso e normal?

  32. Tenho urticária crônica espontânea e faço o uso de predinisona à cinco meses, engordei cerca de seis quilos. Isso piorou bastante minha autoestima, é muito ruim ficar com o rosto inchado e os demais efeitos (suor excessivo, cansaço, acne), estou começando a comer menos na esperança de melhorar, mas ainda é difícil. Felizmente sou otimista e sei que é melhor uns quilos a mais do que urticária constante kkkkk

    • Procure uma massagista e faça drenagem
      E ótimo para eliminar retenção
      Tenho esse mesmo tipo de urticária
      Uso corticoides a 14 anos
      Pois e o único que alivia
      Sucesso no seu tratamento.

  33. Olá pessoal, tudo bem?
    faço uso de corticóide ah 45 dias, devido a uma inflamação no seio.
    no início estava bem tranquilo, mas agr está vindo com tudo os efeitos colaterais, engordei de uma semana pra outra mais de 5 kg, estou com o rosto igual uma bola de futebol, sem contar na alteração de humor e alto estima!
    tenho vontade de comer o tempo todo, mas me controlo, diminui o sal na minha alimentação e tomo muita água pra evitar um pouco o inchaço, esse mês começo na academia pra ver se me ajuda perder peso!!!
    mas enfim, não vejo a hr de começar o desmame desse remédio, e voltar vida normal.
    Boa sorte a todos, 😘

  34. tomo corticoide a 12 anos, devido a retirada da hipófise , tireoide e ovário. minha maior dificuldade é perder peso, estou com osteoporose nos ossos e esporões nos calcanhares. tenho indisposição para tudo, falta de sono. não tenho problema com comida pois não sinto muita fome, só bebo bastante líquidos. tive tumores nessas glândulas.tenho 51 anos e faz 12 anos que não menstruo, a perspectiva é de eu tomar toda a vida o corticoide e o Puran T4. ando de bike e caminho,não sei mais o que fazer.

  35. Estou fazendo uso de prednisona tem 1 mês e engordei quase três quilos, não consigo dormir direito, alteração no humor, mas graças à DEUS e aos medicamentos estou bem melhor, tive uma infecção no olho muito grave, não estava enxergando nada. Voltei no oftalmologista ontem e vou ter que continuar com a prednisona mais 15 dias e as outras medicações antiinflamatórios por mais 30 dias. Vou cuidar mais da minha alimentação, fazer atividades físicas e tentar relaxar pra dormir bem.

  36. Manoel Edilson Soares Mota

    Sou trampando tomo predinisona de 5 estou engordando a pressão do olho aumentou qieposso fazer?

  37. Maria Zélia de Araújo da Silva

    há 9 meses eu eu trato da hanseníase aí apareceu muitas lesões na minha pele e a minha médica me receitou prednisona aí aí eu sinto muito cansaço e inchaço pelo corpo e é só parar de tomar a prednisona as lesões voltam a aparecer novamente gostaria de saber o que fazer para elas sumirem de vez

  38. Ah um mês descobrir que tenho doença autoimune o líquen plano e o médico me receitou para fazer bochechos com corticóides… propionato de clobetasol,e depois de 15 dia de uso,sinto fome desesperada, irritação, insônia, e espinhas coisas que nunca tive…e ganhei 5 quilos em menos de 15 dias…e meu rosto da tão inchado que me assusta… isso porque eu só faço bochechos 3 vezes ao dia com duração de 2 minutos e depois cospir.

  39. Vitoria Adriana Piotrowski

    Peguei uma.micose severa nas pernas estou tomando corticoide feito na manipulação gente tbm sinto muita fome e meu rosto inchou muito hoje fui ao médico ele me receitou mais 3o comprimidos não vejo a hora de parar minha coceira pra não tomar mais pois me sinto inchada…

  40. Tais Diana dos Santos Gazola

    Faço uso inalatório para asma desde 2006, nessa época pesava 51kilos hj peso 78, e minha alimentação basicamente a mesma, engordei muito e não consigo perder peso com facilidade como antigamente, mesmo praticando exercícios físicos.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*