10 Benefícios da Bicicleta Ergométrica Para Boa Forma e Saúde

Especialista:
atualizado em 16/01/2020

Pedalar não só é divertido, mas pode ser muito benéfico para a saúde de uma forma geral. Sabemos que praticar exercícios físicos de forma regular pode ajudar a gerir o seu peso, além de estimular o sistema imunológico e também reduz o risco de doenças crônicas.

E é por isso e muito mais que devemos ficar ligados nas alternativas mais simples para manter o corpo em forma. Dentre os meios mais acessíveis de manter a boa forma, está pedalar sem sair de casa, não pense que é um exagero, mas você pode desfrutar dos benefícios da bicicleta ergométrica apenas reservando um tempo em sua rotina para o seu treino, garantindo a manutenção da boa forma e favorecendo sua saúde.

Vejamos abaixo alguns benefícios da bicicleta ergométrica que podem te convencer a mexer o corpo e adotar um novo estilo e qualidade de vida.

1. Queima calorias

É comum desejar manter o corpo em forma, e o que muitas pessoas não sabem é que dedicar apenas meia hora do seu dia às pedaladas sobre uma bicicleta ergométrica pode ajudar significativamente na queima calórica. Análises comprovaram que pedalar em um ritmo moderado por 30 minutos pode eliminar até 260 calorias. A queima de calorias pode variar de acordo com a intensidade aplicada, o peso individual, e características metabólicas de cada praticante.

2. Baixo impacto

Diversas atividades aeróbicas, como correr ou se exercitar ao ar livre com equipes de esportes, podem se tornar difíceis, e ainda prejudicar as articulações devido ao impacto envolvido. Os treinos sobre a bicicleta ergométrica permitem que você desafie o seu coração, fazendo-o se comportar de forma eficiente, sem aplicar tensão indevida sobre as articulações de seu corpo. Algumas pessoas com mais de 50 quilos acima do peso se submeteram a testes, e foi possível comprovar que se exercitar sobre a bicicleta ergométrica pode reduzir o estresse mecânico sobre as costas, quadris, tornozelos e joelhos, mesmo se o hábito de pedalar for comparado às caminhadas, ou seja, o menor risco de lesão é um dos principais benefícios da bicicleta ergométrica.

3. Sistema cardiovascular

Exercitar-se sobre a bicicleta ergométrica é uma alternativa saudável que se destaca como exercício cardiovascular. Essa prática pode ajudar a reduzir a pressão arterial, regular a taxa de açúcar na corrente sanguínea, além de prevenir ataques cardíacos, principalmente no caso de pessoas que já sofreram um. Pedalando regularmente você poderá ajudar o seu coração a se tornar mais eficiente, então bombeando melhor o sangue por todo o corpo.

Os benefícios da bicicleta ergométrica se estendem sobre o sistema cardiovascular com o aumento da quantidade de colesterol bom e redução do colesterol ruim, o que resulta em um menor prejuízo às artérias. Devemos reconhecer que o hábito de “andar” de bicicleta ergométrica por 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, pode mesmo prolongar e melhorar a sua vida.

4. Estratégia e ciclo de exercícios

Para aqueles que desejam intensificar a prática de exercícios, mas não sabem quais artifícios adicionar às suas rotinas de atividades, a bicicleta ergométrica pode ser incorporada como uma atividade extra de baixo impacto. Se você já pratica algum esporte regularmente, pode optar por um planejamento, onde pedalar uma ou duas vezes por semana desafiará seu corpo e mente.

5. Divirta-se pedalando

Muitas pessoas se sentem desmotivadas em praticar exercícios que são monótonos e pouco convincentes para que se torne um hábito. Algumas pessoas gostam da sensação de se exercitar ao ar livre, os quais julgam se concentrar melhor em sua própria aptidão física, no entanto, se você não se considera uma dessas pessoas, é importante que saiba que pode desfrutas dos benefícios da bicicleta ergométrica em sua própria casa, sem deixar de ouvir suas músicas favoritas, assistir sua novela favorita, e até mesmo mantendo contato com a família.

6. Força nas pernas

As bicicletas ergométricas são ótimas aliadas para aqueles que objetivam construção de forças nas pernas, já que os músculos são trabalhados durante as pedaladas. O que você deve fazer para manter a evolução de forma gradativa é aumentar a tensão aplicada sobre os membros, assim desafiando os músculos.

7. Monitoramento comportamental

Podemos destacar também entre os benefícios da bicicleta ergométrica o fato de alguns modelos possibilitarem o monitoramento da pressão arterial e frequência cardíaca enquanto você estiver pedalando. Há modelos mais avançados que contam com ventiladores, monitores e dispositivos que expõem as calorias queimadas.

8. Não ocupa espaço

Se você pensa que a bicicleta ergométrica ocupará muito espaço em sua casa, você está muito enganado. Obviamente, você deverá reservar um local adequado para assegurar que não haverá maiores incômodos,e que você se exercitará de forma confortável, mas é interessante saber que você poderá pedalar no quarto, na sala, na área, ou em qualquer outro ambiente que desejar permanecer.

Vale ressaltar que há alguns modelos que são fabricados com pequenas rodas que possibilitam o melhor transporte, sem comprometer a sua estabilidade e segurança enquanto estiver se exercitando. É interessante que você analise o espaço a ser reservado para a sua bicicleta, assim você poderá escolher aquele modelo que melhor se adequa às suas necessidades e disponibilidade de ambientes, para então escolher algum dos diversos modelos que são oferecidos.

9. Bicicletas reclináveis para maior conforto

Dentre os diversos modelos de bicicleta ergométrica, há algumas que possibilitam a adaptação de encostos e assentos, tornando-as reclináveis, oferecendo maior conforto durante os exercícios físicos. Os benefícios da bicicleta ergométrica reclinável podem ser muito importantes para idosos e pessoas que desejam manter as atividades físicas, mas sofrem com incômodos e má adaptação à estrutura oferecida.

10. Economia

As academias possibilitam que você se exercite com um suporte variado, assim trabalhando seu corpo de diversas formas, mas há quem não disponibilize de verba para investimentos a mais como esses. A bicicleta ergométrica pode ser adquirida e mantida em sua casa, o que lhe fará economizar tempo de deslocamento e dinheiro, seja nos investimentos de suporte e ambiente, como no uso de energia elétrica, onde a bicicleta se mostra superior à esteira, já que a segunda pode elevar os valores de suas contas de energia.

Que atividade física você prefere realizar para perder peso? A bicicleta ergométrica é uma opção de fácil acesso para você? Tem vontade de adquirir uma? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (101 votos, média: 3,73 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

12 comentários em “10 Benefícios da Bicicleta Ergométrica Para Boa Forma e Saúde”

  1. A muito tempo tenho vontade de comprar, já tinha até a uns meses olhados umas mas deixei. Acho que agora vai. Estou cada dia mais gorda. Não faço nenhum exercício.

  2. Eu tenho uma bicicleta ergométrica adquirida usada e está funcionando bem, nada de eletrônica (não tem painel HUD), só mecânica. É antiga, da marca Moltecni, com regulagem analógica de peso. Foi só lubrificar e pedalar.

  3. Oi bom dia! Gosto muito de fazer caminhada, mas estou sentindo dor na sola do pé. Por conta disso estou querendo mudar para bicicleta ergométrica. O que vcs acham. Será que vau resolver meu problema. Agradeço se alguém puder me dar uma dica.

  4. tenho maior desejo de ter uma bicicleta ergométrica pois no mommento faço caminhada e ela iria me ajudar bastante.

  5. Tinha uma parada rm casa servinfo de cabide.
    Resolvi colocar em prática o exercício.
    Em 2 semanas fazendo 10 km 5 dias por semana
    É nítida a perca de gordura principalmente abdominal e coxa!
    Entre outras mudanças percebi um aumento na disposição, resistência nas pernas e as dores que tinha nos joelhos devido a artrose sumiram!
    Estou amando fazer exercícios na bicicleta ergometrica.

  6. Tenho vontade de adquirir uma bicicleta ergométrica pq.prático corrida e eu estou sentindo dores no joelho agora é não me estou me sentindo confortável correndo ea bicicleta não tem impacto nas articulação