10 Erros da Sua Dieta Que Atrapalham a Perda de Peso

Este é um tópico que não necessita nenhuma introdução especial: você está fazendo dieta, mas não obtém os resultados de perda de peso esperados e está se perguntando por quê? Isso quer dizer que você está cometendo um ou mais dos erros abaixo.

1. Você está fazendo dieta e não está vivendo

Pode parecer contraditório, mas perder peso não tem a ver com dieta, mas com viver. Na cabeça da maioria das pessoas a palavra ‘dieta’ se refere a restrições e tortura, mas na realidade não é preciso ser desse jeito. Uma dieta de sucesso deve mudar sua atitude em relação à comida e auxiliá-lo a mudar para um estilo de vida mais saudável. Seguir um plano de dieta cheio de restrições apenas o deixará obsessivo com contagem de calorias e, no melhor cenário, você perderá alguns quilos, apenas para ganhá-los de volta assim que interromper a dieta.

O que você deve fazer?

Nossa abordagem em relação à dieta e à perda de peso é diferente. Uma dieta é apenas uma das ferramentas a utilizar em sua jornada em direção a uma vida saudável. É um guia para fazer as melhores escolhas de alimentos e para evitar o exagero. Portanto, se você está atualmente ‘fazendo dieta’ mas sentindo que está preso, então é, provavelmente, a hora de parar e começar a pensar sobre seu estilo de alimentação e seus hábitos de atividade. Você está comendo os alimentos certos? Vive um estilo de vida ativo ou passivo?

2. Você está fazendo muitas mudanças, muito rápido

Um grande erro cometido pelas pessoas é tentar mudar muitas coisas em seus hábitos alimentares, ao mesmo tempo. Eles acordam um dia e decidem entrar numa dieta, eliminando tudo o que estavam habituados a comer e a beber, nos últimos 5 anos (ou mais) e tentam seguir um plano de dieta completamente novo. Pense um pouco, se você está acostumado a comer fast food, refrigerantes e doces, é fácil mudar para frutas e vegetais da noite para o dia? Claro que não, será uma tortura, porque você está viciado nessas comidas.

O que você deve fazer?

Tome um passo pequeno de cada vez e vá introduzindo mudanças para a sua perda de peso diária e lentamente. Concentre-se na mudança de hábitos alimentares. Aprenda a comer inteligentemente, adicionando mais alimentos saudáveis em sua dieta e trapaceie de modo esperto. Olhe em perspectiva e foque em mudanças a longo prazo e não em apenas perder alguns quilos.

3. Você está obcecado com contagem de calorias

Contar calorias tem um número de benefícios, mas só se não se tornar uma obsessão. Se você está o tempo todo pensando ‘Não posso comer isso porque tem 90 calorias e só posso comer 65 até a hora do almoço’, então pare de contar as calorias de uma vez, isso simplesmente não vai ajudar em sua perda de peso. 

O que você deve fazer?

Ao contrário, foque em coisas mais importantes, como comer alimentos nutritivos, nas quantidades corretas. Aprenda a ler os rótulos dos alimentos corretamente e encontre os alimentos considerados baixos em gorduras e calorias.

4. Você não possui musculatura suficiente

O único tecido do corpo que queima gorduras é o músculo. Quando você corta muitas calorias e faz exercícios muito intensos, você, muito provavelmente, vai perder musculatura e não gordura, e isso atrapalha altamente sua perda de peso.

O que você deve fazer?

Garanta que está perdendo gordura e não músculos, ao evitar dietas de muito baixas calorias e exercícios cardiorespiratórios muito intensos. Adicione o treinamento de resistência à sua agenda semanal; coma alimentos que promovam a construção muscular e descubra quanto tempo de exercícios deve fazer, para ter excelentes resultados.

5. Você não está se exercitando o suficiente

A dieta é apenas uma parte da equação de perda de peso; outra parte, igualmente importante, são os exercícios. Restringir sua ingestão diária de calorias sem alterar seus níveis de atividade, não te levará longe. O segredo da perda de peso duradoura é exercício.

O que você deve fazer?

Inclua exercícios como parte de sua agenda semanal. Se você não é um tipo “academia” de pessoa, há outras formas mais divertidas de entrar em forma; tente Zumba ou pole dancing!

6. Você não está ingerindo calorias suficientes

É um grande erro acreditar que, ao ingerir muito poucas calorias por dia, fará você perder peso mais rápido. Ao contrário, se você forçar muito a barra, sua perda de peso vai diminuir.

O que você deve fazer?

Calcule sua taxa de metabolismo basal (TMB) e tente se manter dentro desta faixa de calorias. Como regra, você nunca deve ultrapassar 1.200 calorias por dia, a menos que seja por orientações de seu médico ou seu nutricionista. Monitore também o número de quilos que perde por semana e garanta que não seja mais do que 1kg a 1,5kg. Finalmente, siga uma dieta balanceada, que não exclua nenhum grupo alimentar, incluindo gorduras.

7. Você não tem plano ou objetivos realísticos

Você pulou no vagão da dieta sem saber o que quer atingir, nem quando. Você quer perder peso e acha que seguir uma dieta (ou pior, uma dieta muito restritiva) é a melhor forma.

O que você deve fazer?

Estabeleça um plano de perda de peso realístico, com objetivos claramente definidos e inteligentes. Garanta que você saiba quantos quilos deve perder, quando e, mais importante, como (que tipo de dieta seguir, quando e como se exercitar).

8. Falta-lhe conhecimento sobre o que envolve perda de peso

Se você ler novamente os 7 erros acima, você deve perceber que todos eles estão relacionados à falta de conhecimentos básicos acerca da perda de peso. Conhecer os fatores que afetam a perda de peso pode prevenir erros.

O que você deve fazer?

Informe-se, leia sobre os princípios básicos da perda de peso. Não acredite em tudo o que você lê, especialmente se for muito bom para ser verdade. Fique longe de dietas da moda ou enganações e prefira ler artigos e opiniões suportadas por pesquisas.

9. Você não está se esforçando o suficiente

Você faz uma dieta, por 2 semanas, e depois desiste. Você se inscreve na aula de aeróbica, mas vai apenas uma vez por mês. Se isso lhe soa familiar, então você não está se esforçando o suficiente e não é surpresa que não esteja conseguindo resultado nenhum.

O que você deve fazer?

Descubra as reais razões de porquê você quer perder peso e identifique suas fontes de motivação. Confie em suas habilidades e mantenha-se em seu plano e objetivos, até atingir os resultados que você quer.

10. Você tem um problema de saúde

Há casos em que não se é capaz de perder peso em função de algum problema de saúde. Algumas vezes não é algo que você consiga identificar, sem a ajuda de um médico especialista.

O que você deve fazer?

Se você acredita que está fazendo tudo o que pode, mas ainda assim não está perdendo peso, então é hora de buscar conselho profissional.

Em resumo, você não está perdendo peso porque você está…

 

Abordagem errada

Abordagem correta

1Fazendo dietaMude atitude em relação à alimentação
2Fazendo mudanças drásticasTome um passo de cada vez
3Ficando obsessivo com contagem de caloriasConcentre-se em alterar estilo de vida
4Fazendo exercícios muito intensamenteConstrua mais músculos
5Sendo passivo durante o diaLevante-se, mova-se e exercite-se
6Restringindo ingestão de calorias abaixo do limiteSiga uma dieta balanceada
7Seguindo uma dieta sem um planoCrie um plano, a longo prazo, com objetivos realísticos
8Acreditando em tudo o que lêInforme-se em fontes confiáveis
9Se decepcionando e desisteMotive-se e continue até o fim
10Não está buscando ajuda profissionalBusca ajuda e conselhos profissionais

Você conseguiu identificar em seu cotidiano algum dos problemas acima que podem estar atrapalhando sua perda de peso? Qual é a sua maior dificuldade neste quesito? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...

Deixe um comentário