Como controlar a ansiedade e o estresse – 10 dicas infalíveis

Especialista da área:
atualizado em 07/12/2020

Se você não se lembra qual foi a ultima vez que se sentiu relaxado, sem preocupação alguma e sem ansiedade ou estresse algum durante o dia, acredite, você não está sozinho. O mundo moderno muitas vezes nos força a ter uma rotina digna de um computador de ultima geração.

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A exigência por resultados rápidos, soluções milagrosas e prazos curtos nos faz ocupar cada segundo dos nossos dias na realização de milhares de tarefas e, mesmo assim, nunca parece ser suficiente.

Dessa forma, podemos ficar sem tempo para nós mesmos e isso pode trazer consequências ruins para nossa saúde, tanto física quanto mental.

Os sintomas mais comuns pelos quais uma pessoa pode julgar seu nível de estresse são as dores de cabeça, problemas gástricos, insônia, depressão, dores musculares e ansiedade, sem contar no ganho de peso.

Mas, calma. Você não precisa largar tudo e fugir para uma vida pacífica nas montanhas.

Mesmo em um mundo que nos torna cada vez mais ajustáveis à rotina corrida de trabalho, podemos mudar alguns hábitos e incorporar algumas atividades para reduzir o nível de estresse da nossa mente e do nosso corpo.

Assim, é importante envolver em sua rotina, atividades que não apenas aliviam o estresse, mas também incorporam tarefas mais positivas. Continue lendo e você descobrirá algumas formas de controlar a ansiedade e o estresse e levar uma vida mais saudável.

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1. Comece a meditar

meditação

Da yoga ao tai chi, a meditação é uma prática que pode não te ajudar imediatamente, mas é um dos melhores exercícios para aprender como controlar a ansiedade e o estresse, e se prova imensamente benéfico a longo prazo.

Afinal, meditar é uma prática que lhe trará benefícios mentais nos momentos mais estressantes, já que proporciona serenidade e ajuda a limpar da mente pensamentos indesejáveis.

Ou seja, ao incorporar diferentes exercícios físicos e mentais, você conseguirá lidar melhor com as rotinas, muitas vezes, caóticas da vida.

2. Respire fundo e com calma

respirando fundo

Quando você está estressado e alguém diz para respirar fundo que tudo ficará bem, não é conversa fiada. Respirar fundo faz mais oxigênio entrar no seu corpo e isso ajuda a clarear seus pensamentos.

Um exercício de respiração saudável de 3 a 5 minutos ajuda a equilibrar seus pensamentos, de forma que você conseguirá tomar decisões com clareza, o que não seria possível de outra forma.

Assim, descanse seu corpo, coloque as mãos próximas aos joelhos e comece a respirar lenta e profundamente. Após alguns minutos, você sentirá a diferença.

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3. Tente se distrair

amigas sorrindo

Quando estiver procurando controlar a ansiedade e o estresse, tente ler um livro, quadrinhos ou qualquer coisa na internet que te faça rir um pouco.

Pesquisadores descobriram que o riso faz bem, pois ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Como resultado, o nível de estresse em seu corpo e mente vai diminuir.

4. Siga uma dieta saudável

mulher cozinhando salada

Durante a correria na rotina de trabalho/estudos, quando seu estômago começa a roncar, você costuma pegar o primeiro lanche que estiver ao seu alcance e engoli-lo em minutos, sem nem reparar se ele é gorduroso ou pouco saudável?

Tente parar com isso. Se precisar mesmo de um lanche rápido, escolha comer um sanduíche de atum, por exemplo.

Cientistas apontaram que o ômega 3 presente nos peixes ajuda a reduzir os níveis de estresse, pois melhora o funcionamento do sistema nervoso, o que deixa sua mente mais saudável e clara.

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Além disso, frutas e vegetais frescos são outra ótima opção. Você sempre pode optar por uma salada de vegetais ou de frutas, ao invés de algum lanche rápido. Portanto opte por consumir alimentos que ajudam a combater a ansiedade e o estresse.

Ou seja, seguir uma dieta saudável ajudará na manutenção da sua saúde mental.

5. Tente escrever

escrevendo no diário

No final do dia, escrever em um caderno ou diário te ajuda a colocar suas emoções para fora e se livrar pensamentos negativos.

Escrever te dará tempo para se concentrar em sua vida, compreender seus sentimentos e pensar com clareza, o que vai ajudar a reduzir o estresse que você enfrentou durante o dia.

6. Chá verde na mesa, não café

cha verde

Bebidas que contêm cafeína, como o café, podem te manter alerta e te ajudam a trabalhar por mais tempo. Mas o chá, e especialmente o chá verde, contém antioxidantes que ajudam a reduzir os níveis de estresse em sua mente.

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Ou seja, o café com certeza te ajuda a trabalhar com eficiência, mas o chá te ajuda a fazer a mesma coisa, só que com um processo de pensamento muito mais claro ao reduzir seus níveis de estresse.

7. Durma bem

mulher dormindo bem

A falta de sono é uma das principais causas de estresse entre as pessoas, especialmente quem trabalha em empresas. O estresse e a falta de sono andam de mãos dadas. Isso porque se você está estressado, você não dorme bem e vice-versa.

Dormir bem é considerado um dos remédios mais eficazes contra a ansiedade e o estresse, sem contar que é essencial para te ajudar com a perda de peso.

Ou seja, ter uma boa noite de sono é um ótimo começo, pois traz um relaxamento maior ao longo de todo dia. Você também vai perceber que seu corpo e sua mente vão começar a trabalhar de forma mais coordenada e eficaz, e isso vai te deixar mais distante do estresse.

Portanto, tente administrar seu tempo e trabalho, de forma que você consiga dormir de 7 a 8 horas por noite, no mínimo.

8. Ligue e fale com alguém

ligar para alguém

Se você está muito estressado no momento, tente ligar para seu melhor amigo ou alguém muito próximo e converse.

Afinal, falar e compartilhar seus sentimentos e emoções com alguém muito próximo, além de te ajudar a eliminar o estresse e a frustração, também irá te confortar, fazendo com que você volte aos trilhos e à sua rotina.

9. Faça exercícios curtos

caminhada na esteira

Exercitar-se sob estresse não significa sair do trabalho ao meio do dia e ir para a academia. Estamos falando de exercícios curtos, tão simples quanto andar pelo escritório ou simplesmente se alongar durante uma pausa. 

Mover-se um pouco ajuda na liberação de hormônios que proporcionam o bem-estar e ajuda a acelerar a corrente sanguínea. Exercícios como uma simples caminhada irão manter sua mente mais clara e trarão o alívio necessário em um momento de estresse.

10. Ouça música

homem ouvindo musica calma

Ouvir músicas calmas pode ajudar a melhorar seu humor e a limpar sua mente, reduzindo o estresse. Sons de natureza, por exemplo melhoram a concentração.

Portanto, se você está muito estressado, pegue seus fones de ouvido, ponha uma música tranquila para tocar e se desligue um pouco do mundo. A música vai ser um dos seus melhores remédios.

Assista abaixo ao vídeo da nossa nutricionista falando sobre os alimentos contra a ansiedade e o nervosismo.

Gostou das dicas?

Você vive uma vida de muito estresse? Você acredita que precisa aprender como controlar a ansiedade e o estresse? Comente abaixo!

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8 comentários em “Como controlar a ansiedade e o estresse – 10 dicas infalíveis”

  1. Bom dia e muito obrigada pelo artigo 🙂 Confesso que nao gosto sentir me agitada no trabalho, mas isso o destino de cada um de nos… para combater o estresse no trabalho gosto de planejar cada dia de forma melhor. Quando tenho tudo bem arrumado, nao me sinto assim. Normalmente para planajer as tarefas utilizo [link removido]. Recomendo para todas pessoas que precisam o alivio no trabalho.

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  2. Não estou conseguindo controlar o estresse.. estou com relacionamento instável.. problemas no trabalho e família por não estar conseguindo controlar… O que eu faço???

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  3. Má respiração e desidratação pode provocar ansiedade. Se tiver uma ansiedade repentina, experimente respirar fundo pelo nariz e expirar lentamente pela boca, repetidas vezes. Outra dica é tomar 2 copos d’água, e depois 1 copo a cada hora. No filme Karate Kid 1, é abordado um exercício de respiração corretamente e que funciona, de fato. Tudo isso é científico, procure pesquisar seriamente esse assunto.

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  4. Tenha Santa paciência já estou no limite e pede pra respirar dane-se respiraramente se eu tivesse dinheiro procuraria umais um psicólogo mas infelizmente não tenho. Exercício. .. Quem fez essas dicas não sabe o que está falando ou não conhece. Bem que tal uma música derrepende aparece um guru e te dá um baseado. Cadê a realidade alguém viveu ou conheceu alguém? Nada pessoal mas ….

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  5. Tenho algumas crise de ansiedade
    As vezes sinto alguma dor e penso so em morte
    Aquilo vai me dando uma grande ansiedade
    Fico sem chao
    Ai oro a Deus
    Ouco umas musicas
    Faço alguns exercicio e melhoro por um tempo.. Ai volta td de novo

    Oq me faz ter crise e ter medo morrer
    Alguma diga gente?

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