10 Erros Mais Comuns de Dietas Detox

Especialista:
atualizado em 11/12/2019

Apenas beber água é uma forma de eliminar toxinas do corpo diariamente, mas com alguns ingredientes simples você pode transformar a água em uma água detox para desintoxicar e se beneficiar ainda mais. Isso é uma coisa que você pode fazer todos os dias, ou como parte de uma estratégia de desintoxicação mais ampla, e é assim que você vai criando as dietas detox.

Cada um dos ingredientes listados aqui irão oferecer benefícios diferentes, então se certifique de escolher de acordo com a meta que você tem.

Confira também o guia completo da dieta detox: Guia da Dieta Detox – Dicas, Cardápio, Dúvidas e Receitas

1. Ir a Extremos

Enquanto você estará mudando o que você normalmente come, bebe e faz durante as dietas detox, não há nada dizendo que você tem que ir a extremos para conseguir o que quer. Um pensamento comum é que você tem que passar fome por longos períodos, e que será um processo doloroso já que seu corpo irá eliminar toxinas. Mas alguns dos programas detox de maior sucesso focam em um estado de calma e bem-estar ao mesmo tempo em que dá ao seu corpo o que ele precisa em um nível nutricional.

2. Não se Preparar

Se você tiver uma atitude despreparada ao desintoxicar seu corpo, você provavelmente terá resultados mistos. Você precisa saber não apenas como você vai agir, mas como vai começar, quanto tempo vai ficar na dieta, e como você vai retomar sua dieta normal quando terminar. Você também terá que estabelecer qual será o novo “normal” para você depois das dietas detox. Você vai voltar aos seus velhos hábitos alimentares ou vai usar a detox para mudar? Questões como essa devem ser perguntadas durante a fase de preparação, ou você está a caminho da falha.

3. Escolher o Tempo Errado

Planejar fazer uma detox durante um período estressante ou em que você está ocupada não é uma boa ideia. Não planeje fazer dietas detox quando você está para fazer aniversário, ou durante o feriado, ou quando o trabalho está muito estressante por causa dos prazos. Você precisa se certificar de que escolheu um momento estratégico em que há poucas distrações e tentações, assim você tem mais chances de continuar com o programa e colher os benefícios. Um bom momento para dietas detox é geralmente após coisas como feriados e aniversários, onde talvez você tenha comido demais ou tenha se dado um passe livre para comer alimentos não saudáveis e tomar álcool.

4. Pular a Água

Não importa que plano de desintoxicação você escolha, você notará uma coisa em comum: você tem que beber bastante água. Para muitos isso envolve tomar mais água do que eles costumam, e será necessário um esforço. A razão pela qual isso é tão importante é que seus órgãos internos estarão em modo de desintoxicação e irão querer se livrar das toxinas. Eles não podem fazer isso se não estiverem adequadamente hidratados. É uma forma de manter as coisas normais no corpo, e uma forma de se certificar que você está tomando esse elemento vital enquanto sua ingestão de alimentos pode ter diminuído.

5. Ignorar os Sinais do Seu Corpo

A desintoxicação é um momento para ouvir mais o seu corpo, não ignorá-lo. Se você sente dor ou desconforto que parece ser mais do que apenas fome, você não deve se forçar a não sentir dor. É uma boa ideia falar com seu médico antes de se desintoxicar para ver se há alguma contraindicação. Assim você terá uma boa ideia se a dor que você está experimentando é devido à detox ou a alguma condição não relacionada a ela. Pode parecer estranho, mas você tem que estar saudável para se desintoxicar, mesmo que você esteja tentando ficar mais saudável.

6. Entrar ou Sair de Um Programa Detox Muito Rápido

Você deve preparar seu corpo e sua mente para a ideia de se desintoxicar, então é melhor não entrar muito rápido parando de comer, ou começando a comer apenas frutas e vegetais por vários dias. Faça seu corpo ir se acostumando, deixe que ele saiba que as coisas estão mudando. Isso também ajuda sua mente a ver que você está fazendo coisas diferentes e que está tudo bem, não há razão para pânico. Além disso, é muito importante voltar a uma dieta normal gradualmente, assim você não choca seu corpo ao começar a comer certos tipos de alimento que ele não recebeu por vários dias.

7. Acreditar Que Você Só Tem um Corpo

Se você acha que a detox é apenas uma coisa que você está fazendo com seu corpo, você está perdendo a razão maior. É possível desintoxicar sua mente enquanto você desintoxica seu corpo. Ao parar a corrente de informações prejudiciais e aumentar a corrente de informações positivas. Se você está tentando fazer um programa detox mas ainda está assistindo horas e horas e jornais, ou sendo bombardeada por anúncios de pizza e fast food, você não está fazendo uma limpeza completa. Se desapegue dessas influências negativas e tente relaxar sua mente tanto quanto possível enquanto você está no programa detox.

8. Ceder a Vontades

A desintoxicação só funciona se você parar a ingestão de substâncias tóxicas. Se você mal começa e é atingida por vontades, e então sucumbe a essas vontades, você está dando apenas meia chance para seu corpo fazer o que precisa. Um bom programa detox irá reconhecer o fato de que você terá vontades de comer, e terá um sistema para lidar com essas vontades. Eles terão uma sopa ou vitamina ou um chá que você pode tomar quando as vontades de comer atacam, assim você não sabota seus esforços. Pense dessa forma: vontades de comer são um sinal de que seu plano detox está funcionando. Seu corpo quer o que ele não está recebendo. Combata essas vontades e elas irão diminuir eventualmente.

9. Ir De Um Programa Para Outro

É fácil pensar que a grama é mais verde do outro lado. Você pode se encontrar no meio de um programa detox e ver um que parece ainda melhor. Isso não faz mal, desde que você termine o que você está fazendo e faça o outro mais tarde. Mas parar e começar de novo e de novo não vai te levar onde você quer estar em termos de saúde e bem-estar. Desde que você siga um programa como ele deve ser, ele deve te oferecer os resultados que você quer, desde que você não abandone o barco em busca de campos mais verdes. Isso pode ser um mecanismo de escape que você está usando como forma de não terminar uma limpeza quando ela fica difícil.

10. Desistir Cedo Demais

Enquanto você não deve ignorar os sinais do seu corpo e se forçar através da dor, você também não deve desistir quando o caminho fica difícil. Você deve continuar em sua busca pela boa forma e saúde. É geralmente após esses momentos que uma limpeza realmente começa a mostrar seu efeito positivo, então é importante ser capaz de entender o que é normal e o que não é no que diz respeito aos efeitos colaterais e sintomas da desintoxicação. Estar presente durante todo o processo é a chave, e se você quer os resultados prometidos, você precisa ir até o fim. Consiga ajuda e apoio de outras pessoas que passaram pelo mesmo processo e viveram para contar.

Evitar o que não fazer às vezes é tão benéfico quanto saber o que você deve fazer. Agora que você viu os 10 maiores erros que as pessoas cometem quando fazem um programa detox, você está melhor equipada para ter uma experiência de sucesso e não se tornar uma estatística daqueles que não conseguiram. Seu corpo é um equipamento incrível, resistente em sua habilidade de se recuperar de qualquer coisa que você faça com ele, e ele sabe que você tem seu melhor interesse em mente. Tenha isso em mente, durante seu programa detox, e você ficará bem.

Você já experimentou as dietas detox? O que acha delas? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “10 Erros Mais Comuns de Dietas Detox”

  1. Acho que estou fazendo tudo errado. Hoje faz uma semana que comecei a beber os sucos, seguindo as receitas do site. Não perdi nenhum quilo. Frustrante.