4 Erros Emocionais Que Atrapalham Seu Emagrecimento

Especialista:
atualizado em 12/12/2014

Vamos abordar aqui 4 erros emocionais muito comuns que são um grande problema para a maioria das pessoas que buscam o emagrecimento.

1. Você Come por Conforto

Comer por conforto tem uma utilidade inicial, claro. Se você está estressado e não consegue lidar com isso, comer algo que o conforte e diminua o stress pode ser útil, apesar da composição nutricional do alimento em questão. Por outro lado, se isto se torna um hábito, se você se pega comendo amendoim e chocolate por noites seguidas, para se sentir melhor, suas possibilidades de emagrecimento irão, quase certamente, parar – ou se reverter totalmente, levando a um tipo inteiramente diferente de “se sentir mal”.

O problema é o estresse, não a comida. Se você, simplesmente, ficar alterando os alimentos, sem endereçar a causa, você nunca irá, verdadeiramente, deslanchar no emagrecimento. Você precisa entender o que o está estressando e então tomar atitudes que reduzam ou aliviem esse estresse. Se isso significar tomar passos específicos, como evitar uma personalidade particularmente cáustica em sua vida ou mudar de emprego, na primeira oportunidade possível, que seja. Isto também pode requerer tomar uma abordagem mais geral em relação à redução de estresse, como uma meditação diária, uma caminhada matinal ou algum tempo na natureza. Melhor ainda, tome tanto ações específicas como gerais.

2. Você Está Empacado em Algo que Funcionou à Princípio, Mesmo que Não Esteja Funcionando Mais

A perda inicial de peso é rápida. O emagrecimento vem tão rápida e facilmente (para muitas pessoas), que elas frequentemente assumem que, fazer o que as levou à essa primeira grande mudança irá funcionar perpetuamente. Elas ficam ligadas a esse método inicial, inclusive quando ele para de funcionar. As pessoas tendem a fazer isso – se identificar fortemente com crenças ou grupos, especialmente se, de modo geral, funcionou muito bem para elas. Essa identificação, frequentemente, persiste, mesmo quando para de funcionar, ou para de funcionar tão bem. É um comportamento humano “normal”, mas que pode ser contraprodutivo ou até destrutivo.

Talvez no início você não precisasse se preocupar com a quantidade de calorias, mas agora você deve levar em conta. Talvez no início não precisasse fazer muito exercício além de caminhar, mas agora pode, realmente, se beneficiar mais com isso.

Talvez no começo você não precisasse nem pensar sobre dieta, mas agora você deve pensar sobre os outros aspectos importantes para o seu emagrecimento.

3. Você pensa “Pra que Se Preocupar?”

Estacionar é difícil, especialmente se isso persiste por meses. Porém, estacionar é completamente normal. O emagrecimento, como mencionado acima, é mais fácil quando você tem bastante a perder. Perder 45kg de 140kg, em um ano, não é tão difícil, e acontece o tempo todo, ao passo que, perder os últimos 10, quando você está com 90, é consideravelmente mais difícil, e normalmente leva mais tempo.

Isto pode ser bastante desencorajador, especialmente, se você está “acostumado” ao rápido emagrecimento. A solução? Não desista. Não jogue a toalha. Foque em todos os outros benefícios já conseguidos. Aproveite em seu dia, o aumento estável de energia que adquiriu. Curta sua recém descoberta capacidade de se exercitar ao ar livre. Esfregue os resultados de seus exames de sangue na cara de seus amigos céticos (não o sangue mesmo, só os números). Se você fizer isso, e se manter firme, o emagrecimento virá. Mas não virá nunca, se você desistir.

4. Você tem Vergonha de ir à Academia

Ah, a academia: entrada de espelhos, pessoas incrivelmente saradas, modelos e altos padrões, todos preparados para olhar desaprovadoramente em sua direção. Ou é o que se pensa. Na verdade, a academia é cheia de pessoas tentando perder peso, ganhar músculo e ranger os dentes de raiva. E a maior parte deles tem tanta vergonha quanto você.

Ter vergonha é outro obstáculo que pode ser driblado com truques. Você tem que encarar. Antes que perceba, você estará tão em forma que nem vai ligar ou vai ter parado de se preocupar. Dito isso, há algumas estratégias que podem diminuir sua vergonha:

– Pense em contratar um personal trainer. Ele te ajudará a levantar os pesos com confiança e firmeza, de modo que você não se ache ridículo (mesmo que não seja ridículo e ninguém ligue de qualquer forma).

– Monte um plano. Não chegue lá e, simplesmente, comece a fazer coisas estranhas com os halteres. Siga um programa aprovado como Começando a Ficar Forte – Starting Strength (halteres), Condicionamento de Prisioneiro – Convict Conditioning (levantamento de peso), Superando a Gravidade – Overcoming Gravity (ginástica), or Levantando a Barra/Elevando o Nível – Raising the Bar (barras calistênicas). Projeto de Fitness Primal – Primal Blueprint Fitness é outra opção (gratuita).

– Vá em horários alternativos. Você se exercita em relativa paz.

– Exercite-se em outro lugar. Quem precisa de academia? Nem todo mundo. Vá fazer caminhadas, levante seu próprio peso, monte uma academia em casa, compre alguns pesos e um saco de areia e monte um ou dois halteres caseiros (tubo de PVC, com areia), faça um esporte. Você não precisa exclusivamente da academia para o emagrecimento.

Além disso, aqueles caras grandões, sarados, exibindo seus tanquinhos? Eles estão mais ligados em olhar para eles mesmo, do que pra qualquer outro – você deveria fazer o mesmo.

Quais são as maiores dificuldades e obstáculos emocionais pelos quais você passa que atrapalham o seu emagrecimento? Você consegue identificá-los atrapalhando seus objetivos? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Julio Bittar e Dra. Patricia Leite

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Depois disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas, e só então ele é publicado no site. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “4 Erros Emocionais Que Atrapalham Seu Emagrecimento”

  1. Como muitas vezes sem pensar, peço para minha filha me monitorar, mas quando ela fala comigo fico nervosa com ela, xingo e peço para mim deixar comer em paz.

  2. As vezes e difícil se concentrar pq tem pessoas que te olha com pena, mais essa matéria me fez abrir a minha mente, me concentrar no meu objetivo , obrigado pela essa matéria