5 Coisas que Você Nunca Deve Fazer Após o Treino

Especialista:
atualizado em 14/01/2020

Praticar exercícios e se alimentar corretamente são as principais coisas que você deve fazer para entrar em forma. Mas o que você faz depois do treino também pode ser determinante em como o seu corpo reage ao exercício que acabou de fazer.

Do que comemos ao tempo de descanso que tiramos, nossas atitudes pós-treino têm um importante impacto na forma como o corpo se recupera e evolui. Portanto, preste atenção e evite a todo custo esses 5 maiores erros que você não deve cometer após o seu treino – mas muitas pessoam cometem.

1. Esquecer-se de se hidratar

Você geralmente não toma muito tempo durante o seu treino para beber água o suficiente entre os exercícios, por isso é tão importante que após terminá-lo você se hidrate corretamente. Pode ser até interessante que você escolha um isotônico para se recuperar após um treino intenso, para repor níveis de glicogênio e eletrólitos, ambos que ajudam na recuperação do corpo.

2. Alimentar-se mal, com alimentos gordurosos

Gorduras tornam o processo digestivo mais lento, por isso é importante você não consumir este nutriente após o seu treino. É essencial que você se alimente com nutrientes rapidamente digeridos no organsimo para recuperar o organismo e alimentar as células nesse momento, com a quantidade certa de boas proteínas e carboidratos.

3. Pular o alongamento

Claro, às vezes você precisa terminar o seu treino mais rápido e sair correndo da academia para um compromisso, mas uma vez que seus músculos foram comprimidos por cerca de uma hora durante os exercícios, é importante alongá-los após a prática, mesmo que por 10 segundos. Pular o alongamento pós treino pode causar limitações de movimento e consequentemente lesões.

4. Ficar sentado o resto do tempo do seu dia

Você realmente precisa se movimentar o mínimo que seja no resto do seu dia, pois caso contrário o seu corpo pode atrofiar. Para driblar a necessidade de ficar sentado no escritório trabalhando o dia todo, você pode dar caminhadas pelo escritório de 5 minutos a cada hora, fazer alongamentos durante o dia, e principalmente no final do dia, após o tempo de trabalho (isso tudo se você malha de manhã, antes de ir para o trabalho).

Essas práticas serão importantes para manter a boa circulação do sangue, melhorar a postura e evitar dores e lesões.

5. Dormir mal

Os dias de treino intenso não podem ser aqueles que você tira poucas horas para dormir, pois o seu corpo precisa do tempo certo para descansar e se recuperar. A maior parte da reconstrução e recuperação do nosso corpo ocorre durante o sono, portanto esse é um aspecto de suma importância para estar em forma.

Você geralmente comete algum destes erros após o treino e compromete a sua boa forma? Qual deles é mais difícil de evitar? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 4,75 de 5)
Loading...
Sobre Francisco Santana

Francisco José Santana é personal trainer, formado pela Univer Cidade RJ 2007, com certificação CORE360º treinamento funcional, Certificação Internacional FNS I e II em avaliação funcional, especializações em suplementação nutricional esportiva, Crosstraining - Scientific Sport, Cineantropometria aplicada, Primeiras ações em emergência, Prevenção de Doenças Laborais, Musculação, Ginástica Corretiva, Spinning (Johnny G), Técnica de Tecidos Moles - Miofacial, e Inteligência Emocional - ASICC

Deixe um comentário

3 comentários em “5 Coisas que Você Nunca Deve Fazer Após o Treino”

  1. eu treino à noite… chego em casa, janto e vou dormir…o dia todo tento me movimentar no escritório. Me alimento pouco à noite, mas procuro me alimentar corretamente, consumindo principalmente proteinas. Será que estou fazendo algo errado?