5 Conselhos de Mãe que Ajudam a Ter Uma Boa Forma

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Não vá dormir sem antes escovar os dentes! Leve agasalho e guarda-chuva! Coma todos os vegetais do seu prato! Não converse com estranhos na rua! Quantos conselhos como esses você já ouviu a sua mãe te dizer ao longo de sua vida, especialmente na infância e adolescência?

Por mais que você tenha sido teimoso quando mais jovem e ignorado um ou outro, em algum momento – ou na maioria deles, porque convenhamos as mães geralmente sabem das coisas – as recomendações maternais estavam corretas e no final das contas você percebeu que deveria ter dado ouvidos ao que a mamãe disse.

E os conselhos das mães são tão úteis que além de terem sido importantes quando seus filhos são mais novos e inexperientes, eles também podem ser levados e utilizados na vida adulta, inclusive para aqueles que são adeptos do mundo fitness. Sem mais delongas, confira na sequência uma lista com cinco recomendações de mãe que te ajudarão a manter a boa forma.

1. “Melhora essa postura, menino”

11aboaforma

Manter uma boa postura durante o treino é importante para evitar atrapalhar os movimentos que trabalham a região traseira e as costas e para que você não force demais os exercícios feitos com os músculos do peitoral.

Deixar as costas eretas também faz com que os ossos fiquem alinhados adequadamente aos músculos, fazendo com que os ligamentos e articulações trabalhem do jeito mais apropriado. Isso garante que os órgãos vitais do organismo estejam em seu posicionamento correto e trabalhem da melhor maneira possível.

2. “Tome o seu leite, minha filha”

11bboaforma

Lembra quando a sua mãe levava um copo de leite para você tomar antes de dormir ou te servia a bebida no café da manhã? Então, agradeça a ela por ter te ensinado a tomar algo tão importante para a sua saúde!

Seja leite desnatado, semidesnatado, integral ou acompanhado de achocolatado, qualquer forma da bebida fornece 16 nutrientes que são importantíssimos para o fortalecimento e funcionamento do organismo.

A sua composição, que contém cálcio, vitamina B12, vitamina D, fósforo, magnésio, potássio e zinco contribui com a formação dos ossos. E o leite ainda contém 8 g por copo de proteínas que colaboram com o crescimento muscular.

3. “Só saia da mesa antes de comer todos os vegetais”

11cboaforma

Na época em que ouviu algo como a expressão acima sair da boca de sua mãe, você pode até não ter gostado muito da ideia, mas se hoje você é uma pessoa que se preocupa com a saúde e boa forma, sabe que ela estava coberta de razão.

Os vegetais não somente fornecem nutrientes essenciais para a saúde, crescimento e manutenção do seu corpo, como possuem baixo teor de calorias, o que é excelente para quem deseja perder peso. Isso sem contar que grande parte dos vegetais possui fibras, um nutriente que ao ser consumido de maneira regular na dieta pode colaborar com a redução do risco de desenvolver doenças no coração, obesidade, pressão arterial alta e diabetes do tipo 2.

4. “Vá brincar com seus amiguinhos lá fora”

11dboaforma

Você queria ficar de bobeira em casa, assistindo televisão ou jogando videogame. Mas a sua mãe não deixou e insistiu que você chamasse as outras crianças da vizinhança para brincar um pouco no quintal da sua casa ou no campinho da rua. Você ficou meio emburrado, mas acabou indo e no fim do dia se divertiu. Acertamos?

Se sim, ponto para ela! Exercitar-se na companhia de outras pessoas colabora em relação ao aprendizado, à dedicação e liderança. É também uma ótima forma de fazer amizades e encontrar companheiros para a prática de esportes e treinamentos físicos.

E possuir um parceiro de treino é uma forma de se sentir estimulado em relação aos exercícios e ajuda a manter o foco em relação aos objetivos que deseja alcançar. É aquela coisa: um motiva o outro e os dois ficam cada vez mais animados para seguir em frente.

5. “Tira o traseiro desse sofá, meu bem”

11eboaforma

A insistência de uma mãe para que seu filho não passe todo o seu tempo livre jogado no sofá, assistindo filmes na televisão enquanto come salgadinhos e doces e toma refrigerante, para que vá praticar algum tipo de atividade física, traz importantíssimos benefícios à saúde dele.

Independente de toda a preguiça, má vontade ou falta de disposição que possa tomar conta da pessoa quando a palavra “exercício” chega à mente, deixar isso de lado e colocar o corpo para se movimentar regularmente traz muitos benefícios à saúde.

A prática diminui o risco do desenvolvimento de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade, deixa os tendões e ligamentos do corpo mais flexíveis, melhora a resistência muscular, combate a insônia e estimula a produção de serotonina – que é conhecido como o hormônio do bem estar.

Além disso, de acordo com as Diretrizes de Atividade Física para Americanos de 2008, os exercícios ajudam a proteger o organismo contra alguns tipos de câncer, amenizam os sintomas da depressão e ansiedade, melhoram o humor e protegem o corpo contra problemas como alterações de lipídios no sangue – dislipidemia, que também é caracterizada pelo aumento do colesterol total, diminuição do colesterol bom (HDL) ou crescimento da taxa triglicerídeos no sangue – e derrame.

Você tinha raiva quando sua mãe dava algum desses conselhos quando você era uma criança? E hoje em dia, reconhece que ela te ajudou muito falando isso? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário