O risoto vegetariano é uma ideia interessante para deixar o seu arroz com mais graça, colorido, e repleto de nutrientes que ajudam a manter saciedade. Este prato italiano é tradicional em qualquer restaurante popular no Brasil. A história indica que esta receita surgiu na região da Lombardia, ao norte da Itália, no século XI, quando sarracenos dominavam as terras italianas, responsáveis por trazer o grão e propiciar a mistura. Conheça abaixo deliciosas receitas de risoto vegetariano.
1. Receita de Risoto Vegetariano com Creme de Beterraba
Ingredientes: 500g de beterraba fresca; 2 colheres de sopa de azeite de oliva; noz de manteiga; 1 cebola bem picadinha; 1 dente de alho finamente picado; 250g de arroz para risoto; vinho branco (150ml) caldo de legumes quente (700ml); um punhado de parmesão ralado (ou outra alternativa vegetariana à sua preferência); 4 colheres de sopa de natas azedas e 100g de queijo de cabra.
Modo de preparo: Coloque 250g de beterraba com o queijo de cabra (cortados) em papel vegetal na assadeira. Em seguida, leve ao forno por volta de sete minutos, até começar a derreter. Ponha 1 colher de sopa de vinagre balsâmico, 2 colheres de sopa de azeite de oliva e temperos. Recoloque no forno.
Cozinhe o restante da beterraba com azeite, arroz e manteiga em panela refratária, com tampa. Adicione a cebola e o alho. Cozinhar por 5 minutos. Junte o arroz até ficar bem revestido com a manteiga e o azeite. Despeje sobre o vinho branco. Comece a mexer com o parmesão, o purê, o arroz e as beterrabas cozidas. Para aumentar a graça do prato adicione parmesão extra antes de servir. Serve 04 pessoas. 100 calorias por porção.
2. Receita de Risoto Vegetariano Primavera
Ingredientes: 350g de aspargo; 1 limão (raspas da casca); 2-3 litros de caldo de legumes; 3 dentes de alho, finamente picado; 300g de arroz arbório ou carnaroli; 150ml de vinho branco seco; 25g parmesão ralado (ou alternativa vegetariana); 25g folhas de rúcula; 2 colheres de sopa de azeite de oliva; 1 maço (cerca de 9) cebolinhas cortadas, 175g de ervilhas frescas ou congeladas; 2 colheres de sopa de manjericão picado; 2 colheres de sopa de cebolinha e 1 colher de sopa de hortelã picada.
Modo de Preparo: Corte o aspargo em quadrados de cinco centímetros aproximadamente e refogue por 5 minutos até começar a ficarem dourados, apenas para pegar uma cor. Coloque a cebolinha, deixe dourar por 2 minutos. Misture, retire, tempere de preferência com pimenta e reserve.
Cozinhe ervilhas e feijões separadamente, com pouca água. Aqueça por 3 minutos. Em seguida, drene usando a peneira. Misture manjericão, cebolinha, hortelã e raspas de limão em tigela pequena. Use pimenta e deixe reservado.
Despeje o estoque na panela em fogo baixo. Junte o arroz e continue a mexer por 2 minutos em fogo médio-alto. Quando começar a fazer aquela “chiada”, despeje o vinho e mexa consideravelmente. Adicionando o resto dos ingredientes após 20 minutos.
O arroz deve ser macio. Retire a panela do fogo e adicione metade do parmesão. Cubra com a tampa de panela e deixe descansar por 5 minutos. Misture bem. Adicione o resto do queijo e sirva ainda quente. Rende porções para 4 pessoas. 475 calorias no total da receita.
3. Receita de Risoto Vegetariano de Abóbora
Ingredientes: 1 kg de abóbora sem sementes e cortados em cubos; 1 colher de sopa de azeite de oliva; Punhado sementes de abóbora; 1 cebola picada; 1 dente de alho esmagado; 25g de manteiga; 300g de arroz risoto; vinho branco (150ml); caldo de legumes quente (1.2l); 100g de queijo parmesão e cebolinha.
Modo de Preparo: Coloque a abóbora em uma assadeira com óleo e asse por 20 minutos em fogo com temperatura entre 180°C e 200C. Antes de 5 minutos do tempo para retirar a assadeira, adicione sementes de abóbora e sal. Retire metade da abóbora e permaneça com o resto no fogo baixo.
Amoleça alho e cebola com uso de manteiga na frigideira. Depois misture arroz e vinho. Continue a mexer até que o vinho tenha se evaporado. Adicione o caldo aos poucos e continue mexendo ainda no processo de cozimento. Uma vez que tenha sido adicionado todo o estoque, o arroz deve precisa ficar macio e cremoso. Junte o purê de abóbora até aquecer, em seguida, tempere, se quiser. Sirva em tigelas rasas ainda quente. Rende para 4 pessoas. Total de calorias: 580 kcal.
4. Receita de Risoto Vegetariano com Creme de Abobrinha
Ingredientes: 50g de manteiga; 1 cebola pequena picadinha; 300g de abobrinha, com aproximados 80g ralados; 175g de arroz risoto; Raspas e suco de limão (1 unidade); 25g de queijo parmesão ralado; 2 colheres de sopa bem cheia mascarpone; Azeite e 1 colher de sopa bem cheia com pinhões torrados.
Modo de preparo: Com o uso de uma frigideira, derreta a manteiga. De modo delicado, adicione as cebolas e deixe até que fiquem macias. Misture abobrinhas raladas e arroz, aumente o fogo e mexa por 3 minutos. Adicione suco de limão e 1 cubo de caldo vegetal, mexa constantemente. Mantenha cozinhando por 25 minutos, ou até que o arroz esteja macio e cremoso. Junte o parmesão, mascarpone e temperos. Reserve por 5 minutos.
Aqueça o restante da manteiga e um pouco de óleo em uma frigideira pequena. Adicione o restante de abobrinha, cortado em cubos, fritando no fogo alto, por 3 minutos, até dourar e ficar amaciado. Divida o risoto em pratos rasos. Em seguida, distribua nos pratos para depois colocar os pinhões e algumas pitadas de raspas de limão. Rendimento para 4 pessoas. Calorias: 490 kcal no total, aproximadamente.
5. Receita Risoto Vegetariano com Cogumelos
Ingredientes: 200g de grãos orgânicos; 25g de cogumelos secos porcini; ½ colher de sopa de azeite de oliva; 1 cebola bem picadinha; 2 dentes de alho finamente picados; 100g de cogumelos cortados em quartos; 100ml de vinho branco; Caldo de legumes; 1 colher de sopa de creme de leite com baixo teor de gordura; cebolinha picada; Punhado de parmesão ralado.
Modo usar: Deixe os cogumelos secos na água fervente (100ml), em tigela, separados por 20 minutos. Aqueça o azeite em uma frigideira grande. Adicione a cebola e o alho, deixe fritar por 2 minutos. Em seguida, coloque os grãos e cozinhe por mais 2 minutos. Escorra e adicione junto ao vinho. Cozinhe até que quase todo o líquido evapore, mexendo sempre de modo consistente. Escorra os cogumelos, adicione à panela para o cozimento. Junte o estoque ao arroz, mexendo sempre, até que todo o líquido seja absorvido, por cerca de 20 minutos no total. Acrescente o creme de leite e tempere com sal e pimenta. Polvilhe usando cebolinha e queijo.
Adorei o risotto de cogumelos! Adicionei-lhe foi camarão e substituí o creme de leite por bechamel. Ms ficou mt bom. Parabéns!
Nesse caso, são nomeados ovo-lacto-vegetarianos. E acredito que todo mundo que esteja tentando ou conseguindo de qqer forma reduzir qualquer “produto”, como carne, ovos ou leite, merece meu respeito e não minha rotulação. 😉
Deise, a ideia do artigo foi de risotos vegetarianos, não veganos (que excluiriam leite e ovos). Em nosso site também há inúmeros artigos de receitas veganas, basta dar uma procurada! 😉
Vegetarianos não come carne e nem consomem produtos de origem animal, ou a pessoa é vegetariano ou não é, pois aqueles que deixaram de consumir a carne dos animais, mas, consomem os derivados deles, essas pessoas não são ainda vegetarianas, elas ainda estão em transição para o vegetarianismo, pois vegetarianos ( as) so consomem tudo de origem vegetal, ovos, leite de vaca, de cabra…mel, manteiga, gordura animal, queijos feito com o leite dos animais, não vem da vegetação, portanto um vegetariano não consomem nada disso, ou é ou não é vegetariano, o que passar disso é conversa pra boi durmir, veganos é a mesma coisa so come tudo que vem da vegetação, a única diferença para o vegetarianismo está nos produtos de limpeza e beleza que são testados em animais, os veganos não utilizam, pois muitos animais morrem em testes é por isso que os vegetarianos devem fazer a transição para o veganismo para salvar a vidas dos animais, porque não basta só parar de consumir a carne deles e os derivados, os vegetarianos devem ir mais longe, como fizeram os veganos rejeitar qualquer coisa que tem leite, ovos, mel, a gordura dos animais e rejeitar os produtos que fazem testes em animais e lutar para que esses animais sejam livres de qualquer crueldade e exploração…