Qual é o melhor queijo vegano? Sabor, calorias e mais!

Especialista:
atualizado em 07/10/2020

Um dos grandes desafios para quem é vegano é encontrar um queijo vegano de qualidade. Confira aqui qual é o melhor queijo vegano levando em conta sabor, textura, calorias e mais.

Sem dúvidas, o queijo é um dos derivados do leite mais consumidos em todo o mundo. No entanto, a dieta vegana não permite o consumo de alimentos de origem animal e, por isso, o leite e seus derivados não fazem parte da vida dos veganos.

Hoje, já existe uma grande variedade de queijos de origem vegetal que os veganos podem comer sem culpa, mas a maioria ainda é produzida fora do Brasil.

Apesar disso, existem opções brasileiras e também há a possibilidade de preparar o seu próprio queijo vegetal em casa.

Conheça abaixo algumas opções e saiba qual é o melhor queijo vegano, além de conferir uma receita de queijo vegano para reproduzir quando quiser.

Queijo vegano

Os queijos vegetais podem ser feitos a partir de ingredientes como, por exemplo, a soja, as nozes e o coco. Aproveite para ver como preparar seu próprio queijo vegano com batatas.

Algumas opções brasileiras são:

Queijo da Superbom

Esse queijo vegano é uma opção barata. Dentre os ingredientes, estão a água, o amido de batata, o óleo vegetal de palma e concentrados de cenoura, maçã e abóbora.

Uma porção de 30 g apresenta 89 calorias além de carboidratos, gorduras e baixo teor de sódio. Ele parece ser um queijo com a textura da muçarela e por isso cai bem em recheios de pizzas e lanches.

Queijo da VidaVeg

Outra opção de bom custo-benefício é o queijo vegano tipo muçarela de castanhas de caju da VidaVeg.

Ele pode ser derretido, ralado e fatiado. Os principais ingredientes que dão sabor a esse queijo são a água, a castanha de caju, o amido de batata modificado, o óleo de coco extra virgem, o sal do Himalaia e o extrato de levedura.

Uma fatia de 30 g do queijo VidaVeg contém 86 calorias. Além disso, o queijo conta com um teor nutricional interessante que inclui carboidratos, proteínas, gorduras, fibras alimentares, vitamina B6, vitamina B12 e um pouco de sódio.

Queijo da NoMoo

Os ingredientes do queijo da NoMoo são castanha de caju, água, óleo de coco, levedura nutricional, extrato de algas marinhas, polvilho doce, culturas de bactérias e sal.

A variedade de queijos da NoMoo é grande e conta com queijos do tipo provolone, prato, muçarela e chèvre, por exemplo.

O queijo prato vegano contém apenas 43 calorias por poção de 30 g. Além disso, ele tem pouca gordura, tem baixo teor de sódio e é um queijo low carb.

Queijo da Puravida

A Puravida tem um queijo vegano tipo parmesão ralado. Ele é feito à base de leite de amêndoas e é livre de glúten.

Em uma porção de 15 g (ou 2 colheres de sopa) do queijo, existem 95 calorias. Além disso, o queijo oferece proteínas, carboidratos, gorduras, fibras alimentares, vitamina E, vitamina B2 e sódio.

Queijos veganos importados

O queijo vegano da Violife é encontrado em algumas lojas no Brasil. Já os outros são mais difíceis de encontrar.

É o caso do queijo vegano da Vegusto, por exemplo, que é do tipo suíço e que se destaca pela textura e sabor.

Outras marcas importadas muito boas de queijo vegano são a Daiya, a Follow Your Heart e a Tofutti.

Qual é o melhor queijo vegano?

É muito difícil definir qual é o melhor queijo vegano, pois são muitos fatores para se considerar. Além do sabor do queijo, é importante considerar a textura, as calorias, o preço e a disponibilidade, por exemplo.

Outro ponto a levar em conta é que cada pessoa prefere uma textura específica a depender do uso do queijo. Um queijo vegetal para comer com torradas deve ser mais cremoso – como um cream cheese, por exemplo – do que um queijo para comer em um sanduíche.

Queijo vegano com castanha de caju para fazer em casa!

Aproveite para conferir uma receita para fazer o seu próprio queijo vegano em casa!

castanhas-de-caju

Ingredientes:

  • 300 g de castanha de caju não torrada sem sal;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem;
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã ou de suco de limão;
  • 1 colher de sopa de levedura nutricional (opcional);
  • 2 colheres de sopa de vinagre de maçã;
  • 1 colher de chá de sal;
  • 2 colheres de sopa de polvilho doce;
  • 2 colheres de sopa de polvilho azedo;
  • Alho a gosto;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, deixe as castanhas de molho em água fria por 8 horas. Depois disso, escoe a água e coloque as castanhas no liquidificador.

Em seguida, adicione todos os demais ingredientes e bata bem até obter uma mistura bem cremosa. Por fim, leve ao fogo médio e mexa a mistura por cerca de 5 minutos ou até que ela engrosse.

Após isso, é só colocar a mistura em um recipiente limpo com tampa, deixar esfriar e armazenar na geladeira por até 5 dias.

Fontes e Referências Adicionais:

Você já experimentou algum desses queijos veganos? Pretende arriscar uma receita de queijo vegano caseiro em breve? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário