5 Erros que Você Comete Logo Pela Manhã que Prejudicam a sua Saúde

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Quanta importância você dá a forma como você começa o seu dia e aos seus hábitos matinais? Você acorda e simplesmente faz tudo correndo ou procura dedicar um bom tempo para atividades como tomar banho, trocar de roupa e tomar um bom café da manhã?

Pode ser até que isso não pareça tão relevante assim, entretanto, o que fazemos logo depois de acordarmos e a que submetemos o nosso corpo, exerce bastante influência sobre a nossa saúde. É justamente por isso que devemos prestar atenção para não cometermos certos erros que possam nos prejudicar mais tarde.

Veja também:

E que tipos de erros são esses? É isso o que você confere na lista a seguir:

Erro 1: Você acorda correndo

Acorda correndoO despertador não tocou ou você ativou o modo soneca e dormiu mais do que devia. Já atrasado, pulou na cama como um foguete, correu até o banheiro e a cozinha, e em poucos minutos saiu de casa rumo ao primeiro compromisso do dia.

Está certo que quando a gente se atrasa, o desespero bate e não dá para fazer as coisas com tranquilidade. No entanto, além do risco de nem mesmo a pressa fazer com que o tempo perdido seja recuperado, toda essa correria não é nada benéfica para o seu corpo.

É que como explica o especialista em quiroprática e sono, Robert D. Oexman, ao fazer isso, você exige muito dos músculos das costas, que ainda estão rígidos, depois de uma noite de descanso. Quando movidos com muita rapidez, você corre o risco de sofrer com dores nas costas, hérnia ou ruptura de disco.

Outro problema de se levantar da cama subitamente, é que quando ficamos de pé, após estarmos deitados por muito tempo, o sangue corre até as pernas. Isso nos dá uma sensação de vertigem e nos coloca em risco de tropeçar. Segundo o cirurgião ortopedista e porta-voz da Academia Americana dos Cirurgiões Ortopedistas, Alan Hilibrand, esse efeito recebe o nome de hipotensão ortostática e acontece principalmente com mulheres.

Dica: Para evitar que isso aconteça, a dica do Dr. Oexman é apertar os joelhos contra o peito, um de cada vez e depois os dois juntos, antes de tomar banho. Isso não somente aquecerá os músculos como também fará com que o sangue flua pelo corpo, de modo que você tenha maior estabilidade ao levantar.

E por mais que isso pareça que você vai se atrasar ainda mais ou perder tempo, vale lembrar que tropeçar por conta de uma vertigem ou passar o dia com dor nas costas não contribui muito para a produtividade. Por isso, o ideal é colocar o alarme para despertar um pouquinho mais cedo e dar tempo para cuidar melhor do corpo.

Erro 2: Você mantém o quarto escuro enquanto se arruma

acorda no escuroNa hora de dormir, um quarto escuro, com as luzes apagadas e as cortinas e janelas fechadas é excelente, já que ajuda a pegar no sono com maior facilidade. Porém, assim que o momento de acordar chega, o ideal é abrir as janelas.

Dica: Para começar o dia bem alerta, abra bem todas as janelas e cortinas do quarto, assim que você trocar de roupa ou vestir um roupão, e permita que a luz natural do sol invada o ambiente.

Fazer isso não somente colabora com a regulação do relógio biológico, alertando-o que as horas de sono já acabaram e é hora de se colocar na ativa, como também ajuda a começar o dia com um bom humor.

Além disso, se expor aos raios solares logo de manhã ainda colabora com o controle do peso, de acordo com uma pesquisa feita pela Escola de Medicina Feinberg, da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.

Erro 3: Você não reserva tempo para relaxar de manhã

meditar de manhãAcordar. Tomar um banho cronometrado. Vestir a roupa rapidamente. Tomar um café mais rápido ainda. Tirar o carro ou ir ao ponto de ônibus ou a estação de metrô. Chegar ao serviço e começar a trabalhar sem parar até a hora do almoço.

Desde que acordou você não parou por um minuto e nem ao menos teve um tempo para si mesmo, para relaxar e descansar a mente e iniciar o dia com a cabeça boa. Então, quando é por volta do meio-dia, você está exausto e estressado e não vê a hora de partir para o almoço.

Isso provavelmente não teria acontecido se você tivesse parado por um tempinho para relaxar antes de ir para o trabalho. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, mostrou que os profissionais que começavam o expediente com a mente em um estado positivo, eram menos afetados por interações negativas com os colegas de trabalho e tinham o humor aumentado de maneira mais intensa quando algo de bom ocorria do que se tivessem começado o dia mal-humorado.

Dica: Antes de se jogar no trabalho, reserve um tempo para si. Converse com os parentes no café da manhã, ligue para um amigo apenas para jogar conversa fora e rir um pouco, escuta uma música no trajeto até o serviço ou guarde uns minutinhos para meditar. Apenas descubra o que relaxa a sua cabeça e te deixa com a mente positiva e comece o seu dia da melhor maneira possível.

Erro 4: Você usa o modo soneca

modo soneca
Você precisa levantar às 7h em ponto, porém, em vez de colocar o alarme para esse horário, você arruma para 6h47. Assim, dá para ativar o modo soneca e dormir por mais uns 10 minutinhos e dar aquela enroladinha básica entre os lençóis por mais três minutos.

Entretanto, esse costume de acordar e tirar mais um cochilo não faz muito bem para a qualidade do sono. É que ele tira o seu corpo do cronograma ao qual ele está habituado e pode fazer com que pegar no sono mais tarde seja difícil.

Dica: Simplesmente esqueça que o modo soneca existe. Levante da cama assim que o despertador tocar e aproveite esses minutinhos a mais para se preparar para sair com mais tranquilidade.

Erro 5: Você não come de manhã e malha logo cedo

Aeróbico de manhãQuando a gente acorda, depois de ter passado uma noite inteira sem comer e oferecer nutrientes e energia ao organismo, é preciso
se reabastecer. Tanto que a recomendação é tomar café 30 minutos após levantar, para impulsionar o seu metabolismo.

E isso vale especialmente para aqueles que gostam de fazer exercícios físicos logo pela manhã. Não dá para pular o café da manhã e ir direto para a academia. Especialmente porque é fundamental repor as energias para malhar, depois de ter ficado tanto tempo sem comer, tendo em vista que elas serão utilizadas durante o treinamento.

Dica: Você não precisa se empaturrar de tanto comer logo depois acorda. Mas é importante oferecer ao organismo as energias que ele necessita para as atividades que estão por vir. Assim, não saia de casa sem beber água e ter um café da manhã saudável, que te deixe saciado. Uma boa opção é optar por frutas e cereais.

Quais desses erros está cometendo? Lembrou de mais alguma coisa que prejudica muito a sua saúde logo pela manhã? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 4,29 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

2 comentários em “5 Erros que Você Comete Logo Pela Manhã que Prejudicam a sua Saúde”

  1. Nós não precisamos comer assim que acordamos porque o cérebro dos nossos ancestrais foi programado para primeiro se esforçar, caçar e só depois comer.