9 Erros Que Você Pode Estar Cometendo Após as 9 da Noite

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Uma coisa é fazer do sono uma prioridade, e outra é realmente conseguir ter aquelas sete ou nove horas felizes de sono sem abrir os olhos por um só instante.

Sua capacidade de pegar no sono em um tempo razoável, permanecer todo o tempo dormindo e acordar bem descansado na manhã seguinte depende das coisas que você faz horas antes da sua cabeça encostar no travesseiro, e muitos deles vão além da higiene básica do sono e se concentrar mais em hábitos diários que são surpreendentemente fáceis de resolver.

Apesar de se esforçar ao máximo, você ainda continua lutando com o sono? Você pode estar cometendo esses erros após às 21:00.

1. Você ocasionalmente está comendo muito durante o jantar 

Inconsistência quando se trata de refeições à noite pode causar estragos em seu sono. Não há problema em jantar mais cedo ou mais tarde, desde que você tente comer sempre por volta do mesmo horário todas as noites.

Quanto à quantidade, já foi provado que se alimentar melhor pelo café da manhã e ter pequenos jantares ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, enquanto grandes refeições que incluem mais alimentos gordurosos levam mais tempo para digerir, mantendo o corpo desperto. Se o seu sono é um sofrimento, mantenha seus jantares mais leves, mais saudáveis.

2. Você anda checando o seu e-mail de trabalho

Uma vez que você finalmente chegou em casa do trabalho e está se preparando para se descontrair, a última coisa que deve fazer é pegar o seu smartphone e checar o seu e-mail para ver se seu chefe te mandou algo urgente.

Se é realmente algo tão urgente, ele irá te ligar, caso contrário, respire fundo e pense que qualquer trabalho feito em casa a partir de hoje, deve esperar até amanhã. A noite é um momento reservado somente para você.

Um estudo recente descobriu que até mesmo enviar pequenas notificações podem ser tão perturbador como ficar checando suas mensagens. Então vá em frente, tome coragem e deixe o seu celular no silencioso, ou ainda melhor, desligue-o, para que você possa concentrar em seu tempo de descanso.

3. Você anda pedindo alguns drinks a mais

Essa tentativa de relaxar após um dia estressante é, na verdade, uma maneira de te impedir de dormir profundamente mais tarde. Apesar de que tomar um drink ou dois pode parecer que irá lhe ajudar a se sentir sonolento e ajudá-lo a dormir mais rápido, a qualidade do seu sono sofre, e muitas vezes acorda sentindo as consequências na manhã seguinte.

Se você for tomar algumas bebidas alcoólicas, beba um copo de água para cada bebida que consumir, e pare de consumir bebidas alcoólicas três horas antes de ir para a cama.

4. Você anda brigando com seu parceiro (a)

É clichê porque é verdade! Ir para a cama com raiva não ajuda muito quando o assunto é sono.

Quando alguém briga com alguém que gosta, acaba pensando e pensando sem parar, estressadamente durante todos os momentos do dia, mas à noite é quando isso pode mantê-lo mentalmente alerta, e esse é o momento em que seu corpo está fisicamente enviando mensagens que lhe diz que é hora de dormir.

Muitas vezes, a melhor opção é tentar abordar os problemas que estão te irritando, e em seguida trabalhar em conjunto com a outra pessoa para deixar os problemas irem embora. Isso tornará os seus relacionamentos pessoais mais fortes e seu estado de espírito melhor pela manhã.

5. Você está começando a ver uma nova série de TV

Pare agora mesmo! Você já deve ter experimentado esse hábito outras vezes, e sabe o quanto ele pode acabar com a sua noite de sono. Começa vendo um capítulo, vai para o segundo, terceiro, quarto, e quando percebe já é madrugada.

Não importa se você está apenas se atualizando com os últimos capítulos da sua série favorita ou se está entediado e procurando conhecer uma nova. Você se engancha e pronto, os 30 minutos se transformam em 3 horas antes que você piscasse os olhos.

Já foi cientificamente comprovado que todo esse tempo na frente da tela pode afetar a produção de melatonina do seu corpo, o hormônio responsável por sua sensação de sonolência. Quanto mais cedo você desligar o dispositivo, mais cedo irá chegar na terra dos sonhos.

6. Você está se entregando ao café depois do jantar

Claro que o gosto é maravilhoso, e aqui no Brasil o costume do cafezinho é algo inegável, mas esta bebida rica em cafeína é melhor para o início do dia, antes das duas da tarde se possível.

A cafeína é um outro composto que contraria a produção natural de melatonina do corpo, por isso, se você estiver procurando melhorar o seu sono, prefira tomar água, leite, algum chá sem cafeína, etc.

7. Está vendo quais foram os melhores posts no Instagram do dia

Não importa o quanto você goste de checar o Instagram e todas as suas outras redes sociais no final do dia, a ciência diz que isso anda interferindo no sono das pessoas.

Os adolescentes são particularmente os mais suscetíveis a sofrer com este efeito, porque muitas vezes pegam o seu celular acreditando que isso irá ajudá-los a pegar no sono.

Mas um recente estudo revelou que as crianças que especificamente fazem questão de desligar o celular na hora de deitar experimentam os reais benefícios na qualidade e quantidade de sono.

8. Está se preparando para ler aquele livro incrível que está na sua estante

Parabéns por preferir ler um livro do que ficar na frente da tela, mas se você pretende começar a ler romances super emocionais estará estimulando a sua mente mais do que relaxando-a.

Infelizmente, os pesquisadores descobriram que essas demandas mentais podem levar à falta de sono, por isso é melhor manter a leitura leve como uma revista de entretenimento ou algo que te acalme para dormir.

9. Você está tomando multivitamínico

Não há nada errado em ter certeza que o seu corpo está recebendo todos os nutrientes adequados, mas uma boa dose de vitamina B do seu multivitamínico à noite pode dar um efeito de energização não intencional que neutraliza o ciclo natural do sono.

Se você é uma pessoa que luta com a apneia do sono, tente tomar qualquer medicamento prescrito pelo médico pela manhã, para evitar essa frustrante interação. Quando tomado com o estômago vazio, as multivitaminas muitas vezes podem causar alguns desconfortos, até náuseas, então considere tomá-la no seu café da manhã como medida preventiva.

Você tem tido muitos problemas com a qualidade do seu sono durante as noites? Por que motivo acha que isso vem acontecendo? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

 

Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário