Erros Comuns que Você Pode Estar Cometendo em sua Dieta

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Você aderiu a alguma dieta para tentar perder peso recentemente? Sabe realmente o que está fazendo por completo? Há muitos erros que diversas pessoas acabam cometendo com frequência que podem estar atrapalhando o processo de perda de peso. Confira quais são eles e evite jogar contra si mesmo:

1. Eliminar suas comidas favoritas

Perder peso não deve ser uma tortura para você. E como cortar seus alimentos favoritos de forma definitiva pode ser muito restritivo, você acabará se sentindo assim – e no final das contas vai estar menos propenso a aderir a dieta.

Há diversas maneiras que você pode degustar seus alimentos preferidos de forma moderada quando estiver de dieta. A chave é encontrar substitutos menos calóricos e mais saudáveis para fazer receitas light, seja no mercado, em casa ou no restaurante. Confira:

2. Pular refeições

Mesmo que você não esteja com fome logo pela manhã, não pule o café da manhã. Se você fizer isso, a fome irá matar sua dieta pelo resto do dia, fazendo você (ao menos ficar com vontade de) comer tudo que vir pela frente.

Se você não consegue fazer um grande café da manhã, belisque ao menos algo pequeno, como pedaços de uma fruta ou um pote de iogurte light. E horas mais tarde, faça um café da manhã substancial.

Pular refeições durante o dia para fazer um jantar maior, como num dia em que você prepara um jantar em especial com a família ou para uma festa, também é uma péssima ideia. As chances são grandes de você chegar lá com muita fome e fazer as piores escolhas, comendo demais. É melhor se preparar fazendo um almoço light e um lanche mais leve. Confira:

3. Negligenciar itens das informações nutricionais

Mesmo que você se orgulhe de sempre olhar a tabela nutricional dos alimentos que compra e consome, você pode estar deixando passar algumas informações importantes e cruciais para sua dieta. Especialmente o número de porções por embalagem.

Muitos alimentos que aparentemente são de porções únicas, como sopas, bebidas engarrafadas, pequenos pacotes de salgadinhos ou balas, tecnicamente contêm várias porções em uma só. Portanto, nunca deixe de checar as porções por embalagem dos produtos que adquire.

Além disso, não acredite que todo item identificado como orgânico, 100% natural ou gluten-free é inerentemente amigável à sua dieta. Eles ainda podem ser cheios de calorias e gorduras. Você deve prestar atenção à tabela nutricional para compreender o que o produto oferece completamente. Confira:

4. Não beber água o suficiente

Você pode até estar se perguntando o que beber água tem a ver com a perda de peso, mas saiba que tem completamente a ver. Perder peso não se trata apenas de comida, é até muito comum que nós confundamos a sede com a fome.

Você pode achar que está faminto quando na verdade está somente desidratado. Portanto, da próxima vez que se sentir assim, experimente beber um copo d’água (e tome cuidado para não consumir outros líquidos mais calóricos no lugar dela).

5. Um comportamento de tudo ou nada

Ninguém é perfeito, especialmente em se tratando de fazer dieta. Um comportamento de tudo ou nada pode fazer um pequeno deslize se transformar numa semana (ou mais) de escape da dieta. Se você der uma escapada da dieta, não jogue a toalha de uma vez. Volte aos trilhos na sua próxima refeição.

6. Ser vítima das comidas light falsas

Você sabe o que é uma comida light falsa? São aquelas que parecem fazer bem à sua saúde e dieta, mas na verdade simplesmente não são. Granola, saladas condimentadas com molhos, frutas secas e alguns shakes podem ser surpreendentemente bombas calóricas para você.

Fique sempre atento às informações nutricionais e tome muito cuidado ao consumir estas opções. Não siga as tendências cegamente antes de tirar a prova dos fatos. Confira:

Você acredita que um destes erros pode realmente estar atrapalhando sua dieta? Qual deles você acabou já cometendo? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário