Especialista da Área:

5 Novidades de Exercícios Para Entrar em Forma

De tempos em tempos, surgem novidades no mundo da ginástica: pole dance fitness, pilates, treino funcional, parkour evolution…

Além de cumprirem o seu papel – que é o de proporcionar benefícios ao corpo, perda de peso e aprimoramento e melhora do condicionamento físico – alguns desses novos exercícios podem ser um tanto quanto diferentes em relação às técnicas mais tradicionais de execução e quanto aos aparelhos utilizados na atividade.

Por mais que algumas pessoas possam considerar esses treinamentos diferentes, estranhos e até bizarros, é essa fuga da “ginástica comum”, que acaba atraindo novos praticantes, especialmente aqueles que têm dificuldade de permanecer muito tempo dentro de uma academia sem se entediar ou cansar dos exercícios e não desejam somente movimentar o corpo, mas querem fazer isso de maneira divertida e prazerosa.

Hoje nós iremos conhecer algumas das novas tendências de ginástica que não são nada comuns e até chegam a ser um pouco bizarras:

1. Kangoo Jumps

Criado na Suíça e presente em cerca de 18 países no mundo todo, o kangoo jumps é uma maneira divertida e diferente de intensificar os resultados de exercícios aeróbicos como corrida, dança, pulo e estepe.

Isso se você não tiver vergonha de sair por aí com sua roupa de academia e uma bota, similar a de esqui, acoplada a uma espécie de mola que atua como um sistema de propulsão.

Ao praticar essas atividades utilizando o sapato do kangoo jumps é possível queimar aproximadamente 800 calorias em uma hora, potencializar a contração muscular, ganhar massa óssea e muscular e prevenir problemas nas articulações.

Por conta do sistema de propulsão, que absorve 80% do impacto dos exercícios, o calçado ainda protege o tornozelo, a coluna, os joelhos e o quadril.

O uso do equipamento também torna treinamentos, como a corrida mais eficientes: meia hora da atividade com o kangoo corresponde a 1 hora de corrida com tênis comum.

É possível praticar esse exercício de duas formas: em aulas na academia, que costumam ser dinâmicas e divertidas, acompanhadas de música e coreografias, ou ao ar livre, no quintal ou jardim de casa e até no parque, onde dá para fazer treinamentos de pulo e corrida.

Escolhendo qualquer uma dessas maneiras, o recomendado para quem deseja queimar as gordurinhas é uma sessão diária de 50 minutos.

Ainda está curioso sobre como é feita uma aula de ginástica com esse equipamento? Dê uma olhadinha no vídeo abaixo e conheça melhor o exercício:

Recomendações

Como o calçado traz um certo desequilíbrio aos praticantes ele não é recomendado para mulheres grávidas, pessoas com labirintite não tratada e indivíduos que não se locomovem com tanta facilidade como pode ser o caso de alguns idosos e crianças mais novas.

A idade mínima para começar a se exercitar com o kangoo jumps é 4 anos. Nesses casos, existem calçados especiais para serem usados pelas crianças.

2. Bossaball

Quem tem habilidades com vôlei, futebol e ginástica, provavelmente irá se dar muito bem com o bossaball, um esporte recente oriundo da Espanha e que envolve essas três modalidades.

Funciona da seguinte maneira: é montada uma quadra inflável com um trampolim, onde os praticantes irão se exercitar e movimentar a bola e é posicionada uma rede similar a utilizada no vôlei no meio. Quando o membro de uma equipe acerta a parte de trás da quadra, seu time ganha um ponto. Quando atinge o trampolim, ele conquista três pontos

Para tanto, são separados dois times mistos, com 3 a 5 integrantes em cada e os participantes passam a bola para o outro lado da quadra com os pés ou as mãos, ao mesmo tempo em que realizam movimentos de dança e ginástica.

A ideia é que tanto para passar a bola para o outro lado da quadra, quanto para sacar, os atletas sejam criativos com esses movimentos. Para ajudar, os praticantes podem jogar ao som de música.

Com tantos exercícios, é possível suar bastante e perder calorias em poucos minutos de bossaball.

Confira no vídeo a seguir como uma partida de bossaball pode ser bem divertida:

3. Voga

Com a mistura de ioga e vogue, uma dança inspirada na década de 80, que ficou popular entre parte da comunidade gay dessa época e que foi performada até pela cantora Madonna, temos a Voga.

A modalidade surgiu em Londres, na Inglaterra e combina exercícios cardiovasculares, com os movimentos de ioga, acompanhados de músicas alegres.

Além de ser uma forma bem para cima e divertida de malhar, a voga traz vantagens quanto a resistência e flexibilidade do corpo.

https://www.youtube.com/watch?v=o95BA21FjxY

4. Parkour

Criado na França, o parkour já está bem popularizado em todo o mundo, tanto que já apareceu em filmes e programas de televisão. É uma atividade em que os praticantes escalam e saltam obstáculos que são facilmente encontrados nas ruas das cidades como árvores, carros e muros.

Se um dia você estiver preso no trânsito e vir uma pessoa pulando e escalando na calçada, não se assuste. O parkour é um ótimo treinamento para desenvolver força, resistência e tonificar os músculos do corpo.

Além de ser comumente executado nas ruas, o parkour também pode ser aprendido através de aulas na academia. Confira um pequeno trecho desse tipo de treino no vídeo abaixo:

5. Poi

Geralmente realizada em praias, praças ou parques, a Poi é uma performance artística oriunda da Nova Zelândia em que os praticantes giram bastões ou varas ao mesmo tempo em que movimentam seus braços e pés de maneira sincronizada.

Além de ser uma dança que serve como exercício cardiovascular, o treinamento de Poi também resulta em uma bela apresentação, devido aos passos combinados.

Para dar ainda mais beleza ao espetáculo, os dançarinos mais experientes podem realizar os giros com bastões de fogo, realizando acrobacias com eles.

Achou a dança interessante? Então não deixe de ver o vídeo a seguir com uma aula de Poi para iniciantes:

E aí gostou? Se interessou por algum desses exercícios mais diferentes? Teria coragem de praticar algum deles? Aposto que de tédio você não iria sofrer!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Deixe um comentário