5 Receitas de Cloud Bread (Pão Nuvem)

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

O cloud bread, ou mais conhecido como pão nuvem, é um pão que não leva carboidrato, e por isso é recomendado para pessoas que seguem uma dieta restritiva de carboidratos como a dieta low carb, Dukan e paleolítica.

Trata-se de um pão leve e delicioso, além de fácil de ser preparado. Pode ser usado para fazer sanduíches, hambúrgueres ou como base de pizzas, crepes, wraps ou panquecas. Se você quiser, também pode ser colocado na torradeira para fazer torradas. Depois de pronto, pode-se congelar ou manter num ziplock na geladeira e consumir nos outros dias. As receitas abaixo levam poucos ingredientes e podem sofrer alguma variação de uso de queijo em versões light. Acompanhe!

1. Receita de cloud bread com cream cheese

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cream cheese;
  • 2 gemas;
  • 2 claras;
  • 1/4 colher de chá de fermento em pó.

Modo de preparo:

Acenda o forno em temperatura baixa (150ºC). Forre uma assadeira com papel manteiga e reserve. Aqueça o cream cheese no microondas por cerca de 30 segundos ou até amolecer. Deixe esfriar por 5 minutos e misture as gemas até ficar homogêneo. Bata as claras em neve com o fermento. Incorpore as claras com o cream cheese e misture delicadamente, até adquirir uma coloração amarela. despeje colheradas da massa na assadeira, achatando com as costas de uma colher para formar cada pãozinho. Leve ao forno por 20 minutos, ou até dourar. Espere esfriar e coma com o recheio da preferência.

2. Receita de cloud bread com mascarpone

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 60 g de queijo mascarpone;
  • 1/4 de colher de de café de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Acenda o forno a 180 º C. Separe uma assadeira e cubra com papel vegetal. Separe as gemas das claras. Bata as claras em neve e reserve. Então misture as gemas com o queijo e o bicarbonato até dissolver. Acrescente as claras em neve e misture com cuidado apenas para incorporar, isso fará com que o pão fique macio. Com uma colher grande coloque colheradas dessa massa em cima do papel vegetal. Leve ao forno por cerca de 25 minutos, até dourar levemente.

3. Receita de cloud bread com ricota

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 4 colheres de sopa de ricota;
  • 1/4 de colher de café de bicarbonato de sódio.

Ingredientes:

Separe uma assadeira e cubra com papel vegetal. Separe as gemas das claras. Acenda o forno a 180 º C. Bata as claras em neve e reserve. Então misture as gemas com a ricota e o bicarbonato até dissolver. Acrescente as claras em neve e misture com cuidado apenas para incorporar, isso fará com que o pão fique macio. Com uma colher grande coloque colheradas dessa massa em cima do papel vegetal. Leve ao forno por cerca de 20 a 25 minutos ou até dourar. Espere esfriar e sirva.

4. Receita de cloud bread com cottage

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 60 g de queijo cottage;
  • 1/4 de colher de fermento químico em pó.

Modo de preparo:

Separe as gemas das claras. Na batedeira, bata as gemas e o queijo morno até obter uma massa bem lisa. Em outra tigela bata as claras em neve com o fermento. Com auxílio de uma espátula misture os dois ingredientes, incorporando as claras com cuidado à massa. Forre uma assadeira com papel manteiga e disponha porções da massa fazendo círculos pequenos. Leve para assar, em forno pré-aquecido a 150° C, por cerca de 15 a 20 minutos. Cuidado para não queimar. Espere esfriar e use como base de lanches. Se quiser pode guardar em sacos de plástico para o dia seguinte.

5. Receita de cloud bread com cremor de tártaro

Ingredientes:

  • 2 ovos separados;
  • 50g de cream cheese;
  • 1/8 colher de chá de cremor de tártaro.

Modo de preparo:

Acenda o forno a 180 graus para ir pré-aquecedo. Bata as claras em neve com o cremor de tártaro. Reserve. Misture as gemas com o cream cheese até formar um creme amarelo homogêneo. Cuidadosamente, envolava a mistura de gema com as claras batidas. Não mexa muito, pois isso compromete o crescimento e textura do pão. Unte uma assadeira e coloque colheradas dessa massa, formando círculos. Faça do tamanho desejado. Asse por uns de 30 minutos, até dourar.

Deixe esfriar.

O que você achou dessas receitas de cloud bread que separamos acima? Já tinha ouvido falar nesse tal de pão nuvem? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (26 votos, média: 3,88 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “5 Receitas de Cloud Bread (Pão Nuvem)”