5 Receitas de Doce de Goiaba Light

Especialista:
atualizado em 18/12/2019

O doce de goiaba é aquela receita que todo mundo conhece com um sabor especial. Quem aprecia essa fruta com certeza adora essa receita! Em substituição às geleias industrializadas de goiaba, esta receita de doce de goiabada light em compota pode ser uma opção interessante para consumir no dia a dia, com menos calorias e que combina perfeitamente com pães, torradas, recheio de tapiocas, e inclusive pode ser usada como cobertura de alguma sobremesa, como uma mousse, torta, cheesecake ou outra sobremesa.

As receitas levam menos de 1 hora para ficarem prontas e podem ser guardadas em compotas de vidro e mantidas na geladeira. Confira como é fácil de fazer!

1. Receita de doce de goiaba light

Ingredientes:

  • 5 goiabas maduras sem casca;
  • 1 copo de água cheio;
  • 5 colheres de sopa de adoçante culinário.

Modo de preparo:

Lave bem as goiabas, descasque e tire as sementes. Prefira goiabas maduras para preparo, caso estejam ainda meio verdes escalde em água por uns 3 minutos depois jogue a água fora. Em uma panela misture a água e o adoçante e deixe aquecer até formar uma calda. Em seguida adiciona as goiabas dividas em 4 partes e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando estiver macia e desmanchando, desligue e reserve. Disponha em uma compota, leve a geladeira e sirva gelado.

2. Receita de doce de goiaba light com cravo

Ingredientes:

  • 1 kg de goiabas vermelhas maduras;
  • 6 colheres adoçante culinário;
  • 2 xícaras de chá água;
  • 5 cravos.

Modo de preparo:

Lave bem as goiabas, descasque e tire as sementes. Prefira goiabas maduras para preparo, caso estejam ainda meio verdes escalde em água por uns 3 minutos depois jogue a água fora. Em uma panela misture a água e o adoçante e deixe aquecer até formar uma calda. Em seguida adicione as goiabas dividas em 4 partes, os cravos e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando estiver macia e desmanchando, desligue e reserve. Disponha em uma compota, leve a geladeira e sirva gelado.

3. Receita de doce de goiaba light com mel

Ingredientes:

  • 2 goiabas vermelhas maduras;
  • 4 sachês de adocante Mid;
  • 500 ml de água;
  • mel a gosto.

Modo de preparo:

Lave bem as goiabas, descasque e tire as sementes. Prefira goiabas maduras para preparo, caso estejam ainda meio verdes escalde em água por uns 3 minutos depois jogue a água fora. Em uma panela misture a água e o mel e deixe aquecer até formar uma calda. Em seguida adicione as goiabas dividas em 4 partes e deixe cozinhar por 20 a 30 minutos em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Quando estiver macia e desmanchando, desligue e reserve. Disponha em uma compota, leve a geladeira e sirva gelado.

4. Receita de doce de goiaba light com canela

Ingredientes:

  • 6 goiabas maduras sem casca;
  • 1 copo de água natural;
  • 1 canela em pau;
  • 2 colheres de açúcar demerara.

Modo de preparo:

Lave bem as goiabas, descasque e tire as sementes. Prefira utilizar goiabas maduras para preparo, caso estejam ainda meio verdes escalde em água por uns 3 minutos depois jogue a água fora. Em uma panela de pressão coloque um dedo de água, o açúcar, as goiabas e a canela em pau. Deixe pegar pressão e conte 3 minutos, espere esfriar e abra. Elimine a canela em pau. Disponha em uma compota, leve a geladeira e sirva gelado.

5. Receita de doce de goiaba light com queijo branco e laranja

Ingredientes:

  • 4 colheres de sopa de adoçante culinário;
  • 2 xícaras de chá de água;
  • 6 goiabas maduras;
  • suco de 2 laranjas;
  • 100 gramas de queijo branco light.

Modo de preparo:

Lave bem as goiabas, descasque e tire as sementes. Prefira goiabas maduras para preparo, caso estejam ainda meio verdes escalde em água por uns 3 minutos depois jogue a água fora. No liquidificador bata as cascas e as sementes com a água. Peneire essa calda e leve ao fogo com adoçante. Depois de ferver por 5 minutos adicione as goiabas e o suco de laranja. Mexa de vez em quando até que comece a desmanchar. Adicione os pedaços de queijo branco e sirva.

Dicas

Você pode adicionar açúcar mascavo ou demerara ao invés de utilizar adoçante nas receitas. Se as goiabas estiverem bem maduras e naturalmente doces, você pode considerar não adoçar. Prove para testar se está agradável ao paladar.

Você também pode preparar o doce de goiaba light com os temperos que mais agradar como canela ou cravo ou noz-moscada, bem como essência de baunilha ou outra da preferência. Se quiser você pode colocar raspas de limão, de laranja ou de gengibre à receita, o que dá um sabor todo especial. Além do queijo branco sugerido na última receita, você pode optar por usar o cottage ou ricota, que são queijos de baixas calorias e indicados para consumo por quem segue uma dieta restritiva.

Procure comprar goiabas frescas, preferencialmente orgânicas, que são livres de agrotóxicos e não causam prejuízo à saúde. A compota, por ser natural, deve ser consumida de 3 a 5 dias, por isso faça em pequenas quantidades.

O que você achou dessas receitas de doce de goiaba light? Acredita que elas podem te satisfazer da mesma forma que a receita tradicional? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votos, média: 3,50 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é uma das nutricionistas mais conceituadas do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário