5 Temperos Que Não Podem Faltar na Sua Dieta

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

Na hora de planejar a dieta e montar o cardápio de alimentação da semana, algo que pode passar despercebido da listinha são os temperos que irão acompanhar o preparo dos alimentos. Por mais que não pareça um detalhe tão importante quanto o número de calorias da refeição ou os nutrientes presentes nas comidas, alguns desses condimentos não servem apenas para dar um sabor a mais aos pratos, como também possuem propriedades que trazem diversos benefícios à saúde.

Se você é daqueles que nunca deu tanta atenção aos temperos, calma que nós vamos te dar uma forcinha. Hoje nós trazemos uma lista com os 5 temperos que não podem estar fora da sua dieta. Confira abaixo quais são eles e escolha bem quais são os condimentos que irão realçar o sabor das suas refeições:

1. Pimenta caiena

A pimenta caiena é composta de substâncias como a capsaicina – que possui ação anti-inflamatória – e a piperina – que possui propriedades que melhoram a digestão. Ambas já foram reconhecidas em estudos por seus efeitos positivos no antienvelhecimento.

Ela também é rica nas vitaminas A, E e C e em ácido fólico (vitamina B9), e por conta disso tem propriedades antioxidantes e contribui com a proteção do DNA das células.

Nela, ainda encontramos os bioflavonoides, compostos que colaboram com a prevenção contra o câncer. Como se não bastasse, ela oferece outros benefícios como a aceleração do metabolismo, o que é importante para a eficácia da queima de gorduras, melhora a circulação, alivia dores de estômago, úlceras, dores de garganta e diarreia, previne a enxaqueca, além de ajudar a manter a pressão arterial normalizada e o equilíbrio dos níveis de LDL – o colesterol ruim – e dos triglicerídeos no organismo.

Saiba mais: 10 Poderosos Efeitos da Pimenta para Saúde e Boa Forma

2. Cúrcuma/Açafrão-da-terra

Turmeric

A cúrcuma – ou açafrão-da-terra, nome pelo qual o condimento também é chamado – é um tempero bastante consumido na Índia, que possui as propriedades anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.

Entre os seus benefícios de destaque estão o tratamento contra a falta de apetite, indigestão, acidez gástrica, problemas no fígado, problemas na vesícula biliar, artrite, reumatismo, eczema, asma e psoríase – doença de pele que causa lesões avermelhadas no couro cabeludo, cotovelo e joelhos.

Ela também ajuda a diminuir as taxas de colesterol no sangue, desestimula a formação de coágulos e ameniza os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

3. Orégano

15cboaforma

Já conhecido dos brasileiros, o orégano é um tempero que ajuda na digestão de carboidratos, tem ação antioxidante, anti-inflamatória, antibacteriana, antifúngica, atua como um diurético leve, auxilia o sistema digestivo, é expectorante, o que significa que ele colabora com o alívio da tosse, e contém o timol em sua composição – uma substância que é estimulante para o sistema imunológico.

4. Tomilho

15dboaformaClassificado como um antibiótico natural, o tomilho é uma erva aromática que também possui propriedades que auxiliam a digestão, a descontração muscular – o que acalma o sistema nervoso e pode amenizar casos de estresse e depressão – e que tem ação diurética, antioxidante, antimicrobiana e antisséptica. Ele ainda fortalece os cabelos, elimina a acne, clareia manchas na pele, além de ser uma boa fonte de ferro, manganês, cálcio e fibra alimentar.

Como se não bastasse, na medicina natural ele é ligado ao tratamento de problemas de saúde como tosse, bronquite e congestão torácica.

5. Gengibre

15eboaforma

Sabe aquele gostinho picante que você sente quando come algum prato preparado com gengibre? A responsável é uma das substâncias presentes em sua composição, o gengirol, que lotada de propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, colabora com a proteção do organismo contra bactérias e fungos.

Além desses benefícios, o tempero ainda contribui para o aumento da sensação de saciedade no organismo, na melhoria da digestão e na remoção de toxinas do corpo. Ele também possui ação termogênica, o que quer dizer que contribui com a aceleração do metabolismo, e por consequência, com uma maior queima de gorduras.

Você ainda não adicionou às suas refeições um desses temperos importantíssimos para a sua dieta? Conhece alguma receita com um deles que possa compartilhar? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, média: 4,67 de 5)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition. É ainda a nutricionista com mais inscritos no YouTube em português. Dra. Patricia Leite é a revisora geral de todo conteúdo desenvolvido pela equipe de redatores especializados do Mundo Boa Forma.

Deixe um comentário

1 comentário em “5 Temperos Que Não Podem Faltar na Sua Dieta”

  1. Muito boa a matéria pois nestes tempos que as indústrias farmacêutica acho eu que só pensam no dinheiro pois no mundo de tecnologia em que nos vivemos ainda não encontrar um remédio que emagreci para né vocês tão de parabéns em pensar nas pessoas