Gengibre emagrece? Como usar gengibre para emagrecer

Especialista da área:
atualizado em 24/01/2021

Muito se comenta das propriedades do gengibre para a saúde, mas e com relação à boa forma, será que o gengibre emagrece?

  Continua Depois da Publicidade  

O gengibre é uma raiz muito usada em diversas culturas, seja como tempero, ou de forma medicinal, como chá. Porém, um outro uso do gengibre, que vem crescendo nos últimos anos, é como aliado do emagrecimento.

Então, vamos conhecer melhor essa raiz, descobrir quais as propriedades do gengibre que ajudam na perda de peso, e ainda aprender a preparar o chá.

O que é gengibre?

gengibre fatiado

Quando falamos em gengibre, nos referimos à raiz da planta Zingiber officinale, que possui uso culinário e medicinal.

Embora nativo do Sul da Ásia, o gengibre também cresce no Caribe e no Leste da África, e seu cultivo tende a se estender a outros locais do planeta.

O odor e sabor característicos do gengibre se devem a diferentes grupos e compostos fenólicos presentes na raiz, como gingerol, shogaol e zingerona.

E entre esses compostos, o gingerol é o que tem maior importância, sendo responsável pelos efeitos analgésicos, anti-inflamatórios, antibacterianos, antipiréticos, motilidade gastrointestinal e sedativos.

Benefícios do gengibre à saúde

Na medicina tradicional, utiliza-se o gengibre para tratar problemas gastrointestinais, incluindo prisão de ventre, gases, diarreia, náuseas e cólica.

Mas a ciência, a cada dia que passa, traz novos possíveis benefícios do gengibre para a saúde, como a proteção contra doenças cardiovasculares e os efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

Mas o gengibre emagrece?

O consumo de gengibre ajuda no processo de emagrecimento, desde que seu uso esteja associado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.

  Continua Depois da Publicidade  

Então, vamos ver por quais mecanismos o gengibre contribui para a perda de peso.

1. Ajuda na digestão

O primeiro ponto positivo do uso do gengibre para a perda de peso é que ele ajuda na digestão.

Assim, o organismo consegue aproveitar melhor os nutrientes de cada alimento, fazendo com que o corpo precise de uma quantidade menor de alimentos para se manter saudável.

Além disso, o gengibre contribui para a prevenção da constipação, do inchaço, da formação de gases e outros problemas gástricos.

2. Acelera o metabolismo

Existem alguns alimentos que tem a propriedade de ser termogênicos, ou seja, que podem ajudar na perda de peso.

Vários estudos sugerem que o gengibre é um agente termogênico e que por isso pode aumentar a queima de gorduras.

E esse aumento do metabolismo não se traduz apenas como perda de peso, mas também pode ajudar a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, já que o corpo passa a queimar uma quantidade maior de gorduras.

3. Aumenta a saciedade

Se pensava que o gengibre ajudava na perda de peso principalmente pelo aumento da taxa metabólica. Entretanto, recentemente descobriu-se que o efeito mais importante do gengibre para a perda de peso é o prolongamento da saciedade.

  Continua Depois da Publicidade  

Isso quer dizer que, após uma refeição contendo gengibre, a sensação de saciedade se mantem por um tempo maior que o esperado, diminuindo assim o consumo calórico.

4. Melhora os parâmetros metabólicos

O gengibre ajuda tanto na perda de peso quanto na melhora dos parâmetros metabólicos, como comprovou um estudo publicado no periódico Critical Reviews in Food Science and Nutrition.

Os efeitos foram vistos no peso corporal, circunferência abdominal, glicemia e resistência à insulina, o que mostra que o uso regular do gengibre traz benefícios não só para a boa forma, mas também para a saúde.

Formas de usar o gengibre

Incluir o gengibre na dieta é algo simples, uma vez que pode-se utilizá-lo em diferentes preparações:

  • Gengibre fresco: Pode ser usado em pedaços ou ralado, no preparo de diversos alimentos;
  • Gengibre em pó: Tem um sabor menos marcante que a versão fresca, embora conserve suas propriedades. Normalmente é usado quando não há a possibilidade de conseguir o gengibre in natura;
  • Água de gengibre: Essa bebida, preparada como uma infusão a frio do gengibre em água, é muito usada por quem deseja perder peso;
  • Chá de gengibre: Uma outra opção de bebida de gengibre, o chá é muito usado como tratamento para vários problemas de saúde;
  • Gengibre em cápsulas: Esses suplementos estão se tornando cada vez mais comuns, mas é importante garantir a boa procedência do produto antes de iniciar o uso, além de, claro, ficar atento à dosagem.

Veja também: Água de gengibre emagrece mesmo?

Receita de chá de gengibre com limão

Chá de gengibre com limão
Chá de gengibre com limão

Ingredientes:

  • Um pedaço de cerca de 5 cm de gengibre;
  • 1 ½ xícara de água;
  • Sumo de meio limão;
  • Açúcar ou mel a gosto.

Modo de preparo:

  1. Lave bem a raiz do gengibre;
  2. Corte em pedaços menores, ou rale a raiz;
  3. Enquanto isso, leve a água ao fogo até ferver;
  4. Então, adicione o gengibre à água e tampe a panela, abaixando um pouco o fogo;
  5. Deixe ferver por 5 a 10 minutos;
  6. Por fim, coe, adicione o sumo de limão, adoce e sirva.
Fontes e referências adicionais

Você já experimentou tomar o chá de gengibre para emagrecer, ou mesmo utilizou o gengibre em alguma receita? Como você o consome normalmente? Comente abaixo e dê suas dicas.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (22 votos, média 4,09)
Loading...
Sobre Marcela Gottschald

Marcela Gottschald é Farmacêutica Clinica - CRF-BA 8022. Graduada em farmácia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2013. Residência em Saúde mental pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Experiência em pediatria e nefrologia, com ênfase em unidade de terapia intensiva. Ela faz parte da equipe de redatores do MundoBoaForma.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

7 comentários em “Gengibre emagrece? Como usar gengibre para emagrecer”

  1. EU COMPRO GENGIBRE FRESQUINHO NO MERCADO , LAVO MUITO BEM LAVADO , CORTO EM PEQUENOS PEDAÇOS MESMO COM A CASCA , DEIXO FERVER POR 3 MINUTOS , DEPOIS BATO TUDO NO LIQUIDIFICADOR , COLOCO TUDO NUMA JARRA , COLOCO NA GELADEIRA E VOU TOMANDO AOS POUCOS .
    AS QUANTIDADES DE GENGIBRE E DE AGUA PARA A FERVURA , FICA À CRITÉRIO DE CADA UM .
    EU RECOMENDO .

    Responder
  2. Gostei de usar. Os seus benefícios são ótimos. E as reações são boas.
    MAs, Qual é o melhor para se tomar para emagrecer?
    Deixar de molho na geladeira ou ferver?

    Responder
  3. Eu uso gengibre rodelas deixo curti no vinagre coloco uma colher de açúcar e uma de sal aí fica mas leve para comer como 3 a4 rodelas por dia

    Responder
  4. Boa Tarde!!!
    Gostaria de Saber como faço para
    Preparar o chá do Gengibre,
    e posso ficar tomando o Dia todo?
    Atenciosamente Ass:Jorge de recife

    Responder
    • 1 colher de sopa de gengibre ralado
      1 litro de aguaa
      1 pedaço de canela
      Deixe ferver por 10min. coe e beba. Pode ser tomado ao longo do dia….

      Responder
  5. Uso o gengibre no meu suco verde pela manhã uma semana sim outra não por achva que poderia fazer mal usar todo dia .ralo no meu prato de almoço e no pão integral com queijo no meu café .pois tomo remédio para baixar o colesterol e açúcar do organismo .que não baixo .tenho 65anos ,faço pilares dus vezes por semana e caminho todo dia e não baixa resolvi adotar o gengibre em minha vida para ver se chego aos 80 a meo peso e 60:400e minha nutricionista reclama a tenho 1:50. .

    Responder