Home » Dieta » Alimentos Para Dieta » Pimenta Caiena Emagrece? Benefícios e Dicas

Pimenta Caiena Emagrece? Benefícios e Dicas

Pimenta caiena

A pimenta caiena é um alimento que vem sendo estudado há algum tempo e tem demonstrado ser um potencial aliado na perda de peso. Se você já ouviu que pimenta caiena emagrece saiba que tem um fundo de verdade nisso. Porém, é importante entender os motivos que fazem com que a pimenta caiena faça emagrecer e seus outros benefícios.

  Continua Depois da Publicidade  

Tudo indica que a pimenta cayenne contribui para aumentar o gasto de energia (metabolismo) e controlar o apetite. Muitas pessoas não gostam de comidas apimentadas, mas se objetivo for emagrecer esta é uma boa hora para treinar o seu paladar a se acostumar com o sabor ardente presente na pimenta.

Agora, aquelas pessoas que têm horror à pimenta e mesmo assim querem usufruir dos benefícios da pimenta cayenne, pode-se apelar para as cápsulas em pó, que permitem um consumo da pimenta sem saboreá-la de fato. As cápsulas foram desenvolvidas justamente com o intuito de auxiliar as pessoas acima do peso a ficarem em forma e aquelas que já estão no peso ideal a mantê-lo.

Apesar dessa alternativa farmacêutica, sabe-se que os efeitos e benefícios advindos da ingestão da cápsula não são tão fortes quanto do consumo do próprio alimento, que é mais rico em nutrientes.

Pesquisa: pimenta caiena emagrece?

Uma pesquisa desenvolvida em 2003 e publicada no British Journal of Nutrition mostrou o resultado de alguns participantes que foram submetidos ao consumo de capsaicina isolada em substituição ao consumo de pimentas frescas. Este componente é o mesmo presente nas pimentas e é o ativo responsável por aumentar o metabolismo e reduzir o apetite. Esse composto também é responsável por dar aquele sabor picante e pungente tão presente nas pimentas de vários tipos, inclusive a caiena.

  Continua Depois da Publicidade  

Os participantes consumiram doses de 135 gramas diárias de capsaicina por três meses. O resultado foi: mais gordura corporal foi quebrada nesse período e usada como energia, e por isso esses resultados constataram que as cápsulas de caiena poderiam ser úteis para a manutenção do peso saudável.

Consumo de pimenta ou cápsulas?

Em 2011, outro estudo publicado no Physiology and Behavior concluiu que a capsaicina provoca um efeito importante no controle do apetite e aumento do consumo de energia. Aquela famosa queimação e ardência na língua e em outras regiões da boca é responsável pelo aquecimento do corpo e aumento do gasto energético.

Todos os participantes que consumiram caiena em forma de pimenta tiveram um metabolismo mais acelerado e, ao mesmo tempo, menos impulso por consumir doces, salgados e outros alimentos gordurosos do que aqueles que ingeriram cápsulas, ou seja, a própria pimenta caiena emagrece mais do que sua versão em cápsulas.

Frequência do consumo

Mais pesquisas em torno da pimenta cayenne definiram que pessoas que não consomem pimenta frequentemente percebem um efeito mais forte e um aumento do metabolismo maior do que aqueles que consomem com frequência em sua dieta alimentar.

No geral, obviamente a caiena trouxe benefícios de manutenção do peso e emagrecimento em todas as pessoas que consumiram a pimenta, mas naquelas que nunca tinham comido ou não gostavam da pimenta anteriormente os efeitos foram muito mais latentes. Dessa maneira, a queima de calorias, aumento do metabolismo e redução do apetite causaram efeitos reforçados nas pessoas desacostumadas a ingerir pimentas. A resposta em relação à redução do apetite foi maior e mais evidente quando o estimulo não era familiar.

Pesquisadores constataram a partir de então que o consumo exagerado da pimenta caiena pode fazer com que se perca a sensibilidade pelo alimento, reduzindo seus benefícios no emagrecimento. Apesar dessa descoberta, ainda nada se sabe sobre o que fazer para reverter esse desgaste causado pelo consumo exagerado. Os pesquisadores afirmam que novos estudos devem ser realizados para descobrir quanto tempo após esse desgaste a pimenta pode ser consumida novamente para que os efeitos benéficos voltem a aparecer nos consumidores da pimenta cayenne.

  Continua Depois da Publicidade  

Orientação de consumo

Após o desenvolvimento de todas essas pesquisa,s verificou-se que a pimenta caiena é ideal para temperar comidas de vez em quando, principalmente durante a gravidez no caso das mulheres, mas sem exagerar no consumo e sem fazer disso uma rotina a longo prazo; ou seja, deve-se evitar consumir caiena como um suplemento de forma contínua, pois seus efeitos não são permanentes.

Pessoas com problemas no estômago e azia devem consultar o médico antes de ingerir cápsulas de caiena. O mesmo para pessoas que tomam medicamentos para controlar a diabetes. É comum a sensação de queimação na boca e garganta causada pela pimenta em todos os consumidores, por isso é importante que a cápsula seja completamente engolida, sem deixar vestígios vagando pela boca. Os níveis de capsaicina das cápsulas são concentrados e maiores do que os encontrados nos alimentos do dia a dia.

Considerações finais e outros benefícios

Qualquer tipo de pimenta é um termogênico e existe um campo imenso de pesquisas nessa área. Como um termogênico, qualquer pimenta tem em si o potencial de acelerar o metabolismo, mas a caiena foi uma das que mais demonstrou essa realidade de forma prática e por meio de resultados palpáveis.

  Continua Depois da Publicidade  

Apesar do chá verde também ser bastante difundido como uma bebida importante para aumentar o metabolismo, a pimenta caiena emagrece por aumentar o metabolismo em até 25% quando consumido diariamente por determinado período. Além disso, a pimenta pode trazer outros benefícios para a saúde como aumento do fluxo sanguíneo, manutenção da pressão arterial, aumento do desejo sexual, redução de úlceras e melhora da digestão. E aí, que tal incorporar a pimenta nas suas refeições?

Você gosta de pimentas? Já provou a pimenta caiena? Seria possível para você introduzi-la em sua alimentação para ajudar na perda de peso? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (65 votos, média: 3,94 de 5)
Loading...
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite
  Continua Depois da Publicidade  


ARTIGOS RELACIONADOS

3 comentários

  1. Adorei em saber os benefícios da pimenta caiena

  2. Lúcia Agostinho De Souza

    Amei saber os benefícios da pimenta caiena. Vou introduzir nas minhas refeições a partir de agora.

  3. Luciana Marleide Lima da Silva

    Eu consumo pimenta diariamente essa ainda não consumi quero experimentar

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

*