Tudo sobre o Leite de Coco – Benefícios e como fazer

Especialista da área:
atualizado em 16/12/2020

Como o próprio nome já indica, o leite de coco é uma bebida preparada a partir do coco, um fruto tropical que é bastante cultivado no Brasil e é originário da Ásia.

  Continua Depois da Publicidade  

É rico em gorduras boas e nutrientes. Além disso, ajuda a controlar o colesterol, é anti-inflamatório e possui propriedades antifúngicas.

Portanto conheça mais sobre as suas vantagens, aprenda como fazer o leite de coco e descubra onde encontrar o produto já pronto.

garrafa de leite de coco

É livre de lactose

O leite de coco é um bom substituto para o leite de vaca, sendo indicado para quem tem intolerância à lactose, que é o açúcar encontrado no leite de vaca, já que ele não apresenta essa substância na sua composição.

No entanto, o leite de coco quase não tem proteínas e carboidratos. Apesar disso, ele ainda é uma boa alternativa para quem quer continuar dando sabor aos seus shakes e vitaminas de frutas, mas não quer, ou não pode, consumir o leite de vaca.

Os alimentos com leite de coco ficam muito gostosos, e é possível fazer várias receitas com baixo teor de carboidratos com ele, que é o que muitas pessoas em dietas de emagrecimento buscam.

É fonte de nutrientes e de eletrólitos

É rico em gorduras saudáveis, com destaque para o ácido láurico, e em nutrientes como fósforo, magnésio e potássio.

O leite de coco ainda também é fonte de eletrólitos (minerais responsáveis pelo transporte de água dentro das células), no entanto a água de coco possui uma concentração maior dessa substância.

Quando o clima está muito quente, depois da prática de exercícios físicos ou de um período doente, é importante consumir alimentos ricos em eletrólitos, pois eles ajudam a prevenir a exaustão, insolação, problemas no coração, dores ou cãibras musculares e melhoram a imunidade.

Ajuda a controlar o colesterol

O coco é uma das melhores fontes do chamado ácido láurico, que representa a metade das gorduras totais encontradas no leite de coco. Essa substância ajuda a diminuir as taxas do colesterol ruim (LDL), que em níveis elevados pode causar problemas cardíacos.

  Continua Depois da Publicidade  

Fonte de energia

A bebida é composta por uma categoria dos chamados triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são usados como fonte de energia, e como são metabolizados diretamente no fígado, não precisam passar pelo sistema digestivo para cumprir essa função.

Bom para a saúde digestiva

O leite de coco também pode ser benéfico para a saúde digestiva, pois possui eletrólitos e gorduras saudáveis que nutrem o revestimento digestivo, contribuindo assim com a melhoria da saúde intestinal e para a prevenção de problemas de saúde como a síndrome do intestino irritável.

Ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir inflamações

Os TCMs encontrados na composição do leite de coco podem contribuir com a diminuição da inflamação, algo que está associado a condições como a artrite, dores e desconfortos nos músculos ou nas articulações.

Além disso, o leite de coco é rico em ácido láurico que tem propriedades antimicrobianas, antifúngicas e antivirais. Estudos já mostraram que essa substância é capaz de combater agentes invasores no organismo.

No entanto, apesar de possuir muitos benefícios, o leite de coco não deve substituir o leite materno, principalmente nos primeiros seis meses de vida da criança.

Como fazer – Receitas de leite de coco

leite de coco sendo colocado no copo

Leite de coco caseiro

Ingredientes:

  • 1 coco seco;
  • 700 ml de água quente.

Modo de preparo:

  1. Primeiro, dê marteladas na casca do coco ou envolva-o em uma toalha e jogue-o no chão ou contra um muro para quebrá-lo;
  2. Em seguida, tire a água da fruta para conseguir retirar a polpa do fruto mais facilmente. Para isso, abra o coco e leve-o um pouquinho ao forno quente;
  3. Depois, corte a polpa do coco em pedaços e bata com 700 ml de água quente no liquidificador ou no processador;
  4. Em seguida, coe o leite com o auxílio de uma peneira fina ou um pano de algodão, esprema bem para retirar todo o líquido;
  5. Então, é só se servir.

Leite de coco caseiro 2

Ingredientes:

  Continua Depois da Publicidade  

  • Polpa de 1 coco fresco;
  • 3 copos de água de coco.

Modo de preparo:

  1. Para começar, junte a polpa e a água de coco em uma panela e leve ao fogo;
  2. Assim que começar a ferver, desligue e deixe esfriar um pouco;
  3. Em seguida, bata a mistura no liquidificador durante três minutos até o coco ficar bem fino. Então, coe com o auxílio de uma peneira fina ou pano de algodão, espremendo bem para retirar todo o líquido;
  4. Depois, é só se servir.

Armazenamento

O leite de coco caseiro dura até três dias na geladeira e deve ser mantido, preferencialmente, nas prateleiras e não na porta do eletrodoméstico, onde a temperatura sofre muitas variações. A bebida também pode ser armazenada no congelador, nesse caso, ela dura até três meses.

Dicas para levar em conta ao comprar o leite de coco industrializado

Evite os leites adoçados e com sabor ou corantes. Também é importante olhar o rótulo para certificar-se de que o ingrediente principal da bebida é realmente o coco e saber se ele é feito mesmo à base do fruto, ou se é uma mistura de outros ingredientes.

Também é recomendável comprar versões do leite sem a adição de açúcar. Além disso, não é indicado comprar leite de coco em lata, já que algumas latas de alumínio podem trazer um composto chamado bisfenol A (BPA).

O BPA pode ocasionar problemas ao coração quando contamina os alimentos, principalmente se eles forem ricos em gorduras, como é o caso do leite de coco.

É possível encontrar o leite de coco em supermercados e em lojas de produtos naturais.

Tabela nutricional do leite de coco caseiro

ComponentesQuantidade
Calorias230 kcal
Gorduras totais24 g
Gorduras saturadas21 g
Gorduras poliinsaturadas0,3 g
Gorduras monoinsaturadas1 g
Colesterol0 mg
Sódio15 mg
Potássio263 mg
Carboidratos6 g
Fibra alimentar2,2 g
Açucar3,3 g
Proteínas2,3 g
Vitamina A0 IU
Cálcio16 mg
Vitamina D0 IU
Vitamina B120 ug
Vitamina C2,8 mg
Ferro1,6 mg
Vitamina B60 mg
Magnésio37 mg
Fontes e Referências adicionais

Qual é sua receita preferida com leite de coco? Sabia que tinha tantos benefícios? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votos, média 4,39)
Loading...
Sobre Dra. Patricia Leite

Dra. Patricia é Nutricionista - CRN-RJ 0510146-5. Ela é uma das mais conceituadas profissionais do país, sendo uma referência profissional em sua área e autora de artigos e vídeos de grande sucesso e reconhecimento. Tem pós-graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, é especialista em Nutrição Esportiva pela Universidad Miguel de Cervantes (España) e é também membro da International Society of Sports Nutrition.

  Continua Depois da Publicidade  

Deixe um comentário

4 comentários em “Tudo sobre o Leite de Coco – Benefícios e como fazer”

  1. Gostaria de saber se o potassio que existe no leite de coco ( natural ) e’ prejudicial pra quem te problemas nos rins.
    Insuficiencia renal

    Responder
  2. Bom saber de todos os benefícios, matéria excelente. Meu colesterol é alto, vou fazer um teste e aproveitar os benefícios. Grata.

    Responder