6 Passos Para Largar Hábitos Ruins, Segundo a Ciência

Especialista:
atualizado em 30/01/2020

O poder dos hábitos é real. Enquanto os bons hábitos são capazes de te ajudar a alcançar o sucesso tanto na sua vida profissional como pessoal, os hábitos ruins podem ser extremamente prejudiciais, podendo te atrapalhar na hora de alcançar os seus maiores objetivos e sonhos.

Para aprender mais sobre como acabar com hábitos ruins, veja essa entrevista com Kacey Cardin, empreendedora criativa, empresária e coach. Veja o que ela fala a respeito dos 6 passos para largar hábitos ruins, que foram baseados na sua experiência como coach de pessoas criativas, apaixonadas e prostitutas que vivem ao redor do mundo.

1. Identifique o seu hábito ruim

Para que você consiga acabar com um hábito ruim, é preciso reconhecer plenamente o que está fazendo, já que muitas vezes, os hábitos ruins acontecem inconscientemente. “Admita para si mesmo, mas sem julgamento. Não adianta brigar com ele logo de início, isso não irá ajudá-lo a longo prazo”, diz Kacey.

Assim, se você é louco por cafeína, não consegue ficar sem olhar o celular nem quando está entre amigos, ou vive pedindo delivery de comida, observe que você tem o poder de fazer uma mudança.

2. Descubra quais são seus gatilhos

Após um longo happy hour depois do trabalho, você ainda belisca alguma coisa? Quando está entediado, começa a roer as unhas? Desconcentra-se totalmente quando uma determinada pessoa do trabalho começa a falar em reuniões? Kacey diz: “Comece a perceber qual é o seu padrão específico, seus gatilhos, o que faz você começar com seu hábito ruim. Dedique-se para descobrir o que está tentando preencher ou qual problema está tentando evitar com o hábito ruim. Se ajudar, escreva quais são os seus hábitos ruins. Entender o que faz com que você haja desta maneira específica é o primeiro passo para redefinir seus hábitos.”

3. Encontre alternativas saudáveis e satisfatórias

Em vez de dizer coisas como “não coma isso” a si mesmo, a especialista sugere que você encontre algo para preencher o vazio ou corrigir o problema que desencadeia o seu hábito ruim. Por exemplo, se depois de um dia pesado de trabalho você decide se dar um agrado e sempre acaba comendo alguma besteira, tente trocar isso por um café, uma caminhada ou assistir a um filme com os amigos. “Dê opções para si mesmo e verá que estará mais propício a escolher outras coisa em vez dos seus hábitos ruins,” disse Kacey.

4. Pense em tudo que pode ganhar ao quebrar seu hábito ruim

Você gostaria de economizar dinheiro? Parar de tomar aquele café cheio de açúcar? Seja o que for, Kacey diz: “Olhe para o seu hábito ruim como algo momentâneo e não como algo ‘para o resto da sua vida’. Os hábitos ruins tendem a estar relacionados a satisfações e recompensas a curto prazo, então foque no que você pode ganhar em um futuro próximo se for eliminando-os.”

Assim como começar um bom hábito, terminar um hábito ruim é algo que tem que ser feito aos poucos, e continuar fazendo um esforço consciente para criar uma mudança para si mesmo.

5. Use as redes sociais para se sentir responsável

Sentir-se responsável é algo muito importante, e não importa o que for preciso para isso. A especialista sugere que você declare em suas redes sociais e para os seus amigos e familiares que irá acabar com aquele hábito ruim.

“Se você tem vergonha, fale para alguém que a opinião é importante para você. Se achar melhor, pode até falar deste seu novo objetivo para um inimigo ou rival no trabalho. Use o poder do seu ego para o seu próprio benefício!”

5. Rodeie-se de torcedores

Essa é uma boa notícia! Você não precisa lutar contra os seus hábitos ruins sozinho. Tenha amigos, familiares, quem você confia para ter como torcedor do seu lado. Faça um esforço para ter reforço positivo, reconhecimentos, lembretes… Aquela força que precisa para seguir em frente. Se precisa de um empurrão, peça um empurrão!

Acabar com os hábitos ruins pode não ser a coisa mais fácil do mundo, porém, quando você conseguir, se sentirá muito satisfeito e será imensamente recompensado.

Que hábito ruim que te atrapalha em alguma instância de sua vida você pretende largar atualmente? Como estão suas tentativas, e se ainda não obteve sucesso, por que motivo seria? Comente abaixo.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...
Sobre Equipe Editorial MundoBoaForma

Quando se trata de saúde, é muito importante poder contar com uma fonte confiável de informações. Afinal de contas sabemos que o sua qualidade de vida e bem-estar devem estar em primeiro lugar para você. Por isso contamos com uma equipe profissional diversificada, com redatores e editores que desenvolvem um conteúdo de qualidade, adaptando-o a uma linguagem de fácil compreensão para o público em geral, tendo por base as mais confiáveis fontes de informação. Além disso todo artigo é revisado por profissional especialista da área, para garantir que as informações são verídicas. Tudo isso para que você tenha confiança no MundoBoaForma e faça daqui sua fonte preferencial de consulta para assuntos relacionados a saúde, boa forma e qualidade de vida. Conheça mais sobre os profissionais que contribuem para a qualidade editorial do portal.

Deixe um comentário

2 comentários em “6 Passos Para Largar Hábitos Ruins, Segundo a Ciência”